Francisco Cabrita: «'Run Game' reflecte atitude guerreira»

TÉCNICO EXPLICA COMBATIVIDADE DO BARREIRENSE
NO ANO de estreia no Campeonato da Liga profissional, o Barreirense está a conseguir vincar a diferença, sendo uma das equipas que mais corre, salta e luta na equilibrada competição.

Actual 11ª classificada da fase regular, a turma do Barreiro continua na corrida para o "playoff". "Mas o objectivo imediato é a manutenção na prova", frisa o técnico Francisco Cabrita.

As estatísticas fornecem dados interessantes sobre o conjunto da margem Sul do Tejo. O Barreirense é a equipa que mais ressaltos ganha na LCB por jogo (média de 40,8), ocupa a quarta posição no total de pontos marcados (a liderança é ocupada pela PT) e está na terceira posição no "item" dos desarmes de lançamento, aspecto do jogo em que impera o poste norte-americano Eric Clark, o melhor "intimidador" da competição, com uma média de 3,1 desarmes de lançamento.

Mas o que impressiona neste colectivo, mais do que a analítica linguagem dos números, é a combatividade revelada em todos os jogos. "Posso denominar o nosso estilo de jogo de 'run game', o qual reflecte o espírito guerreiro que lhe está subjacente", salienta Francisco Cabrita.

O timoneiro do Barreirense não regateia encómios à atitude ostentada em campo pelos seus pupilos. "Estamos a corresponder às expectativas, pois queremos dar espectáculo às pessoas. O que mais me tem impressionado nos jogadores é a forma rápida como absorveram esta cultura de jogo. No passado também se jogava assim no Barreirense e é notável que tenhamos conseguido transmitir esta mensagem para um plantel constituído por novos basquetebolistas", refere.

Ainda sobre as características dos elementos que compõem o grupo de trabalho, Cabrita sustenta: "Conseguimos recuperar para o 'top' do basquetebol luso um jogador como o Gerson Monteiro, que andava algo perdido na I Divisão, e contamos com a importante experiência e liderança de um veterano como o Laverne Evans, uma das pedras mais influentes do nosso colectivo."

O treinador do Barreirense considera que o plantel ainda não está fechado, mas não pretende contratar nenhuma estrela. "Falta-nos mais um poste, mas quero um jogador que se coadune com as características da nossa equipa."

A integração na LCB não afectou aquela que tem sido uma das melhores escolas de formação do basquetebol luso. "Esta época já fomos campeões regionais de juniores A e B e temos alguns jogadores com potencial para integrarem, num futuro próximo, a equipa principal. Movimentamos mais de 200 jogadores nos escalões de formação, sector que continua a ser primordial no Barreirense", conclui.

Projecto tem futuro

Ao invés do que ocorreu com formações como a Física de Torres Vedras, Montijo e Imortal de Albufeira, as quais protagonizaram, num passado recente, uma passagem efémera pela Liga profissional - onde, para além do insucesso desportivo, deixaram um rasto de dívidas e problemas -, o Barreirense está a construir um projecto sólido, o qual objectiva, inclusivamente, atingir o 'top' da prova dentro de poucos anos.

"Este projecto iniciou-se há três temporadas e baseia-se num grupo coeso e que trabalha junto há muito tempo", refere José Tenório, director do basquetebol profissional do Barreirense, conjunto com larga tradição na modalidade.

"O objectivo traçado para esta época aponta exclusivamente para a manutenção. Queremos dar passos seguros, porque este projecto tem futuro. O Barreirense é um clube com grande historial e tradição, apoiado por gente que entende e gosta de basquetebol", prossegue o director da turma do Barreiro.

Com um orçamento de 80 mil contos, o Barreirense está a preparar o futuro. "Já estamos a trabalhar para a próxima época", diz José Tenório, dirigente que, a médio prazo, avança com a ideia da constituição de uma Sociedade Anónima Desportiva. "A formação de uma SAD está nos nossos horizontes. Mas teremos de encontrar bons parceiros estratégicos."

In "Record Online"

Imagens

Último vídeo

Próximos eventos

sábado, 20 abril 2024 - 09:00 -10:15 : V.Setúbal - FCB (Sub-12)
sábado, 20 abril 2024 - 09:00 -10:15 : Pinhalnovense - FCB (Sub-13 Fut11)
sábado, 20 abril 2024 - 09:00 -10:25 : FCB - Esc.Fut.Setúbal (Sub-17 Femininos)
sábado, 20 abril 2024 - 10:30 -11:45 : FCB - Esc.Fut.Setúbal (Sub-15 Femininos)
sábado, 20 abril 2024 - 11:00 -12:05 : Charneca Caparica - FCB (Sub-10)
sábado, 20 abril 2024 - 11:45 -12:50 : Pinhalnovense(B) - FCB(B) (Sub-11)
sábado, 20 abril 2024 - 11:45 -13:00 : FCB - Amora (Sub-13 Fut7)

Últimos comentários

  • Carlos Matos
    Exibição pobre para mim que ...

    Ler mais...

     
  • Rui G
    Qual 1904... até isso roubaram....

    Ler mais...

     
  • Jose
    Apenas um relato de um roubo, muito ...

    Ler mais...

     
  • Paulo S
    Uma vez corruptos, corruptos ...

    Ler mais...

Siga-nos no...

RSS youtube facebook twitter

Contactos - www.fcbarreirense.com