Entrevista a João Nuno, Treinador dos Benjamins B do F.C. Barreirense

Foto: João NunoFala-nos um pouco sobre ti. Qual o teu percurso até chegares ao FCB?

Tenho 25 Anos, sou o treinador da equipa de Benjamins B do FCB, igualmente a representar a equipa sénior do Barreirense como jogador. Sou Licenciado em Educação Física e Professor na Escola Profissional de Artes e Desporto, em Lisboa.
Trabalho na formação há 4 anos, tendo passado pelos cargos de treinador de pré-escolas, Coordenador da escola Geração Benfica do Pinhal Novo (Playhouse), e na ultima época treinador da equipa de Escolas A da Playhouse.


No inicio desta época, foi convidado pelo Barreirense a representar uma dupla função no clube, fiquei satisfeito com o convite, uma vez que posso continuar a trabalhar na minha evolução como treinador e continuar também nas funções de jogador, e logo num clube com esta dimensão. Foi uma situação muito positiva para mim, uma vez que a experiência está a correr muito bem. Sinto que estou aprender e que a minha equipa me possibilita crescer todos os dias.
Quero aprender sempre mais, nunca estou satisfeito com os conhecimentos que tenho, quero sempre ter mais experiências e ideias novas, é com este pensamento que os que trabalham perto de mim vão estar neste clube. Quero continuar a dar possibilidades aos meus jogadores de crescerem da melhor forma possível.


Este é o teu 1º ano de FCB. Que balanço fazes desta experiência?

Sim, cheguei este ano ao clube. Sinto muito orgulho em representar o Barreirense e esta é uma das ideias que tento passar muitas vezes aos nossos jogadores. Eles também têm de sentir esse orgulho, uma vez que estamos a representar este símbolo, temos de sentir esse orgulho quando estamos nos treinos e nos jogos.
A experiência tem sido muito positiva, encontrei um grupo de jogadores com vontade de aprender, com vontade de evoluir e perceber as nossas ideias. Tem sido muito bom trabalhar com eles, tenho a certeza que vamos passar uma excelente época desportiva, e no final todos vamos estar mais fortes. Essa tem de ser sempre a ideia principal com crianças de 9 anos.


Que balanço fazes da pré-época?

A pré-época correu bem, o balanço é positivo. Conseguimos conhecer todos os jogadores do plantel em diversas situações e diversos níveis de dificuldade. Este conhecimento de todos os jogadores, bem como os jogadores das nossas ideias, foi o que pretendíamos com esta pré-época.
Foram dois messes de óptimas experiências, onde defrontámos muitas vezes equipas de escalões superiores, situação que optei, uma vez que permitiu ganhar outro nível competitivo. Conseguimos boas vitórias, algumas derrotas, mas tudo isso, só nos tornou mais fortes. Agora sinto que estamos preparados! Dois meses depois chegou a hora de começar, e como estamos todos com vontade de mostrar o que aprendemos ao longo desta pré-época.


Quais são os objectivos que definiste para a época?

Os objectivos foram definidos de uma forma muito simples. O objectivo principal passa por treinar melhor e dar o máximo, todos os dias, em todos os treinos, em todos os jogos,  este é o meu grande objectivo. No final vamos fazer as nossas contas, mas a estas crianças não se pode só pedir vitórias, tenho de sentir evolução em todas elas, e sem excepção. Se sentir que alguns não estão a evoluir, não vamos cumprir os nossos objectivos. Depois, o que podemos prometer é que vamos jogar para ganhar todos os jogos, porque eles sabem como eu gosto de ganhar e jogar bem.


Que mensagem gostarias de deixar ao teu grupo de trabalho?

A mensagem que eu quero passar para o meu grupo de trabalho, é uma mensagem que todos eles já estão muito habituados a escutar, passa pelo empenho e concentração que todos temos de continuar a colocar no treino e, se possível, melhorar ainda mais. Nunca podemos estar satisfeitos, temos de querer sempre melhorar todos os aspectos do nosso jogo, e nunca esquecer que o mais importante é a equipa.
Vamos todos acreditar que é possível realizar um excelente campeonato. Eu acredito e sinto que cada vez mais eles também acreditam que vamos fazer coisas muito positivas, uma boa época em todos os aspectos.
Acreditem sempre em vocês, em todos os momentos da época. Eu vou estar sempre com vocês, porque sinto que tenho não só uma boa equipa, como um bom grupo de pessoas.


E aos sócios do FCB?

Aos sócios, aproveito esta oportunidade para deixar uma dupla mensagem, uma vez que represento duas equipas do FCB. Quero desde já agradecer o vosso apoio, acredito que não e fácil ver o Barreirense neste situação difícil. Refiro-me ao futebol Sénior, mas sinto que as pessoas que estão à frente do Barreirense, neste caso a Direcção, está a fazer um esforço enorme para voltarmos todos a ter um Barreirense forte. Tempos difíceis todas as famílias passam, esta tem tudo para sair destes tempos, porque é muito forte e tem um apoio fantástico, que são todos vocês que gostam do clube. Vamos dar a volta! Foi por isso que aceitei representar este clube, porque também acredito que muitas alegrias estão por chegar.
Em relação à minha equipa de Benjamins B, espero o apoio de todos os sócios e familiares dos nossos jogadores. Eles, por todas as razões, precisam de ser sempre apoiados. Eu e a minha equipa temos muita vontade em representar bem este clube, esperamos conseguir...
Para terminar, agradecer e muito, aos meus dois directores de Benjamins B, Nuno Lança e Miguel Fonseca, que têm sido espectaculares em todos os aspectos, com eles tudo é mais fácil. E claro, um agradecimento muito especial ao Paulo Almeida, treinador adjunto, que aceitou este projecto e tem sido um elemento muito importante na nossa equipa, temos todos a ganhar com ele.


Boa sorte para todas as equipas do FCB!

 

In http://academiadofcbarreirense.blogspot.com/2010/11/entrevista-joao-nuno-treinador-dos.html 

Imagens

Último vídeo

Próximos eventos

quinta-feira, 25 abril 2024 - 10:30 -11:45 : FCB - Quinta Conde (Sub-13 Fut11)
quinta-feira, 25 abril 2024 - 10:30 -11:45 : Seixal 1925 - FCB (Sub-15 Femininos)
quinta-feira, 25 abril 2024 - 11:00 -12:25 : Almada 2015 - FCB (Sub-14)
quinta-feira, 25 abril 2024 - 15:00 -16:45 : FCB - Chamusca (Sub-18)
quinta-feira, 25 abril 2024 - 16:00 -17:45 : Quinta Conde - FCB(B) (Seniores)
quinta-feira, 25 abril 2024 - 17:00 -18:45 : FCB - Benfica (Sub-16)
quinta-feira, 25 abril 2024 - 18:00 -19:30 : Águias Unidas - FCB (Seniores)

Últimos comentários

  • Carlos Matos
    Exibição pobre para mim que ...

    Ler mais...

     
  • Rui G
    Qual 1904... até isso roubaram....

    Ler mais...

     
  • Jose
    Apenas um relato de um roubo, muito ...

    Ler mais...

     
  • Paulo S
    Uma vez corruptos, corruptos ...

    Ler mais...

Siga-nos no...

RSS youtube facebook twitter

Contactos - www.fcbarreirense.com