Entrevista a Vasco Campos: «Aos 8, 9 anos já tinha o sonho de jogar no Manuel de Mello»

Imprimir

Foto: Vasco Camposwww.fcbarreirense.com: Como surgiu a possibilidade de te transferires para o Freamunde da Liga Orangina?

Vasco Campos: Surgiu da seguinte forma: No decorrer da época anterior, fui chamado pelo treinador Nicolau Vaqueiro, para prestar "provas" com intuito de ocupar uma das vagas no plantel. Por infelicidade minha, uma semana antes de receber o respectivo telefonema, lesionei-me no dedo do pé esquerdo (fractura 5 metatarso), logo não pude ingressar no Freamunde. Andei a recuperar dessa lesão nas férias, prescindindo delas para recuperar a forma, para que se surgisse novamente essa oportunidade, eu pudesse dar uma boa réplica.

E foi o que aconteceu, recebi novamente o interesse do respectivo clube e treinador, na qual fiz a pré época e agradei ao treinador, mas por motivos económicos e burocráticos acabei por não ficar desde inicio do campeonato. Foi então que regressei ao F.C Barreirense onde fui competindo, mas sempre com ideia de poder ter a sorte de voltar na abertura do mercado de inverno. E foi o que aconteceu, agora na abertura do mercado regressei e felizmente as coisas correram da melhor forma.

 

site: Existiram outros clubes interessados? De que escalões?

V.C.: Houveram outras propostas muito antes desta, nomeadamente do Clube rival, o Fabril, Juventude de Évora, Sporting Clube Guadalupe (clube que representei na época anterior) e havia ainda a possibilidade de ir para o Portosantense.

 

Foto: Vasco Campossite: A boa carreira do Barreirense ajudou a dares nas vistas?

V.C.: Logicamente que sim, as boas exibições e vitórias pelo barreirense, contribuíram também para que eu juntamente com os meus colegas, treinadores, etc, despertasse-mos a atenção a alguns clubes. Aproveito ainda para dizer que foi graças ao meu trabalho, mas mais ainda graças à confiança depositada pelos treinadores, directores e aos meus companheiros, que contribuíram para que eu me destacasse em cada vitória colectiva, sem a ajuda deles nada disto seria possível .

 

site: Recentemente o Freamunde perdeu o lateral direito João Amorim, que regressou ao V. Guimarães. Achas que foste contratado para jogar a lateral direito, como de resto chegaste a fazer nos juniores do Sporting, ou para jogares na posição onde ultimamente tens jogado, médio centro?

V.C.: Não lhe sei responder ao certo, o que posso dizer é que neste momento apenas tenho que trabalhar imenso como sempre o fiz, para quando for chamado pelo treinador, seja para lateral, médio centro, avançado, não interessa a posição, possa corresponder às exigências, ajudando de alguma forma o clube a encontrar o caminho das vitórias.

 

site: Qual a posição no campo onde consegues explanar melhor o teu futebol?

V.C.: Na minha opinião penso que é a médio, mas como disse anteriormente, penso apenas em jogar, seja onde for que o treinador me possa meter, o mais importante é jogar.

 

site: Faz uma análise do campeonato realizado até ao momento pelo Barreirense.

V.C.: Na minha análise pessoal, penso que o F.C Barreirense só se pode sentir contente pelo que já conseguiu fazer, mas lembrando sempre que ainda nada está garantindo, mantendo sempre os pés bem assentes na terra, com humildade. À que continuar a trabalhar como sempre se trabalhou até ao momento, e só dessa forma se chegará ao principal objectivo, que passa por regressar aos nacionais. Se estiverem sempre ao seu nível, penso que isso acabará por acontecer .

 

Foto: Vasco Campossite: Como foi poder voltar a jogar em casa, com o apoio do sócios e adeptos?

V.C.: Foi muito positivo para mim, voltar a jogar no centro da cidade, com os milhares de adeptos e sócios, com que nos deparávamos fim-de-semana após fim-de-semana nos jogos em casa. Juntando esse apoio ao nosso trabalho colectivo, notou-se a nossa superioridade em muitos jogos. Por último espero que continuem apoiar a equipa, porque só dessa forma é que o Barreirense (jogadores, treinadores, etc) chegarão mais rapidamente aos objectivos traçados.

 

site: Achas que sem o teu contributo, o Barreirense vai conseguir concretizar o objectivo de subir à III Divisão?

V.C.: Penso que sim, aliás tenho a certeza que sim, porque a minha saída em nada irá afectar a equipa, porque o plantel do Barreirense está onde está classificado, graças a um conjunto muito forte, e não a algum jogador individualmente. Existe uma filosofia e mentalidade de jogar, que se irá manter, e não será por eu ter saído que as coisas irão mudar para pior. Volto a frisar, tudo o que o F.C Barreirense conseguiu até ao momento, foi graças a todos, sem excepção, que trabalham muito durante a semana, para que ao fim de semana possam corresponder às exigências por parte dos treinadores.

 

site: Quais são os clubes em melhor condição para ombrear pela subida com o Barreirense?

V.C.: A meu ver, o Vasco Da Gama, Cova da Piedade, Amora, serão equipas a ter em conta, sem nunca desprezando os outros conjuntos. Mas também sei, que se o F.C Barreirense estiver concentrado em todos os jogos, e colocar a sua qualidade em campo, sinto que não será difícil subir de divisão. Mas isto é tudo teoria, e o futebol não se resume a isso.

 

Foto: Vasco Campossite: O nível das equipas e do futebol praticado esta época na I Distrital de Setúbal, surpreendeu-te?

V.C.: Não, já não é novidade nenhuma para mim, hoje em dia, mais ainda, existe muita qualidade nas divisões inferiores, muitos jogadores jovens com imenso valor, logo não podia ficar surpreendido, porque isso já era um facto constatado.

 

site: Achas que neste escalão existem mais jogadores com qualidade para jogar nas ligas profissionais? Quem ou quais?

V.C.: Eu penso que sim, existem muitos jovens com muito valor, que precisam de um "empurrãozinho", e estar no sitio certo, à hora exacta, porque o futebol é uma coisa que muda muito rápido. Não irei individualizar ninguém, mas sei, porque já joguei contra todos as equipas do campeonato da 1ª Distrital, que existem jogadores com potencial para tal.

 

site: Qual o melhor momento que recordas das passagens que tiveste pelo Barreirense?

V.C.: Jogar no meu primeiro estádio como futebolista, o Manuel de Melo, um estádio que quando eu era miúdo, com os meus 8, 9 anos, ainda não jogando no barreirense, já tinha esse sonho de lá jogar. O mais recente, foi estrear o nosso novo campo na Verderena.

 

site: Qual foi o treinador que mais te marcou?

V.C.: O mister João Couto quando ainda era juvenil pelo Sporting, o mister Paulo Bento ainda nos juniores do Sporting, os misters actuais do Barreirense, sem excepção, Duka, João Renato e José Carlos. Mas mais ainda um treinador, que tenho lá em casa, que também é treinador na prática, de um clube "rival", o Desportivo De Portugal, o meu irmão Aníbal Rodrigues, que me marcou e continuar a marcar ano após ano. Porque sem os seus conselhos, ideias, não era o que sou hoje em dia.

 

Foto: Vasco Campossite: Gostarias de um dia voltar a representar o FC Barreirense, mas numa liga profissional?

V.C.: Porque não? A vida no futebol dá muitas voltas. Claro que sim.

 

site: Queres deixar uma mensagem aos teus colegas do Barreirense?

V.C.: Que continuem a ser os mesmos, trabalharem da mesma forma como sempre trabalharam, e acima de tudo continuem unidos, porque só assim chegarão lá, e eu sei que vão lá chegar. Que no final estejamos todos felizes e a celebrar a subida aos nacionais.

 

site: E aos sócios?

V.C.: Que continuem acompanhar a equipa, de preferência todos os jogos em casa, e os fora, aqueles que puderem, porque dessa forma estarão a contribuir imenso para o êxito do F.C Barreirense, porque com esse apoio, mais a qualidade do plantel do Barreirense mais facilmente se chegará ao objectivo traçado.

 

site: Um abraço do colectivo do site www.fcbarreirense.com e felicidades para o resto da tua carreira

V.C.: Um grande abraço e obrigado por esta entrevista.