25 ª Jornada, 3ª Divisão, Série F, Barreirense - 3 Pescadores - 1

Imprimir

barreirense pescadores00Brito pescou que se fartou no mar da Caparica
 
Uma tarde inspirada do jovem Brito, deu hoje mais 3 pontos muito importantes ao Barreirense na fuga aos lugares perigosos da tabela. Dois grandes golos e uma assistência foi o estrago feito nos Pescadores pelo atacante barreirense que em boa hora regressou à titularidade.
 Com Sandro a fazer o papel de central ao lado de Mário (Mauro estava castigado), André Silva e o já referido Brito reforçaram o sector atacante da equipa que, desta vez, mostrou um Júlio muito mais acompanhado e que, por isso mesmo, deu uma maior profundidade ofensiva.


 Pela frente um Costa da Caparica que havíamos gostado bastante de ver no jogo da 1ªvolta, com jogadores fortes física e tecnicamente mas que neste jogo mostrou o lado B da moeda: o nervosismo e a falta de cabeça que penalizou, e muito, a sua equipa.
 Começou bem o Barreirense com uma excelente 1ª parte, sempre em movimento, boa circulação, bom toque de bola, que complicou a tarefa ao 4º classificado do campeonato dando o primeiro sinal de perigo logo aos 3 minutos quando Júlio errou por muito pouco a baliza à guarda de Nuno Madureira.
 Respondeu Luis Costa com um livre lateral que raspou no ângulo, mas o 1ºgolo da partida iria acontecer logo aos 7 minutos por intermédio de Brito. O hoje, camisola 7 pegou no esférico na esquerda do ataque, derivou para o interior do terreno e disparou um míssil imparável que terminou no fundo das redes dos Pescadores.


barreirense pescadores17  Um passe errado de Rolo para o seu guarda-redes, 2 minutos depois, levaria ao caso do jogo e ao início do fim do Costa da Caparica. Sérgio Oliveira apodera-se da bola após a imprecisão do passe de Rolo, e depois de desviar do alcance de Valter parece ser tocado pelo guardião barreirense e estatela-se no relvado. Os jogadores forasteiros protestaram muito a eventual grande penalidade só que Wilson Gonçalves exagerou nos protestos e acabou por ver o vermelho directo do árbitro da partida.
 O Barreirense, que já se mostrara muito confortável no jogo, passou a ter ainda mais espaço no meio campo contrário e não foi de estranhar que aos 19 minutos o marcador voltasse a funcionar. Brito viu a diagonal de André Silva e com um passe milimétrico da esquerda para o meio da área forasteira, colocou o esférico no pequeno jogador que, de pé esquerdo, rematou para o 2ºgolo não sem que antes o guarda-redes Nuno Madureira tenha ainda tocado no esférico.


 Parecia que o jogo estava decidido e foi isso mesmo que acabou por suceder. Os Pescadores estavam de cabeça perdida e o seu técnico, vendo isso, decide retirar à meia-hora de jogo o lateral-direito Nuno Gaspar, já com cartão amarelo, colocando o veterano Tó-Zé.
 Mas não havia nada a fazer já que, 10 minutos depois, apareceu em jogo novamente Brito. Para não variar, o lance começou na esquerda do ataque com Brito a levar tudo e todos à frente até estar cara-a-cara com Nuno Madureira que se viu impotente para segurar aquele que seria o 3ºgolo do Barreirense, o 2º na conta pessoal do jovem avançado, decorria o minuto 42. Um golo de puro talento.


 A 2ª parte foi menos interessante. Os jogadores acusaram o muito calor que se fez sentir e com 3 golos de vantagem e mais um homem em campo, o Barreirense deu-se ao luxo de falhar uma mão cheia de golos que a serem concretizados daria um volume ainda maior ao marcador até porque do lado contrário a cabeça barreirense pescadores19continuava a não funcionar, algo que ficou comprovado aos 64 minutos quando Dércio Tavares viu também o vermelho directo por agressão a Sampaio num lance a meio-campo. O jogador nem protestou. Diga-se que de resto, o seu treinador também não serviu de exemplo, já que também acabou expulso a meio da 2ª parte e ainda foi a tempo de ver o resto do jogo na bancada central, aproveitando ainda para enviar umas "bocas" aos adeptos barreirenses. Não se faz. No futebol também é importante saber perder. Não é necessário referir que a sua equipa, pelo menos, não se vai ter que sujeitar a lutar pela permanência...


 Como se vê, a 2ª parte não teve muita história. De referir que os visitantes, ainda assim, conseguiram reduzir a desvantagem na sequência de um canto de Mário Jorge que o central Paulo Pina desviou de cabeça para o golo, aos 74 minutos.
 Vitória justíssima do Barreirense.
 A arbitragem de Tiago Martins, de Lisboa, foi muito contestada pelos forasteiros, principalmente no lance da suposta grande penalidade, mas diga-se de passagem, também não ajudaram em nada o trabalho do árbitro.  
 
Ficha do jogo:

Estádio: António Almeida Correia (FONI), em Alcochete
Tempo: Tarde de verão
Terreno de jogo: Bem tratado
Árbitro: Tiago Martins (Lisboa)
Árbitros auxiliares: Hugo Proença e Nuno Duque

Barreirense: Valter; Rolo (c), Mário, Sandro e Cansado (Patrick aos 74´); Sampaio, João Filipe (Fabinho aos 62´) e Célio (Diogo Almeida aos 69´); André Silva, Brito e Júlio 

Não jogaram: Diogo, Filipe Muendo, Bruno e Miguel
 
Cartões Amarelos: João Filipe (40´) e Célio (56´)
Remates: 10+11 (21)
Cantos: 1+2 (3)
Golos: Brito (7´e 42´) e André Silva (19´)
 
Treinador: Duka
Treinador-Adjunto: Carlos Fernandes

Costa Caparica: Nuno Madureira; Nuno Gaspar (Tó-Zé aos 32´), Adérito Gonçalves (c), Paulo Pina e Valdir Gonçalves; Luis Cristino, Mário Jorge, Sérgio Oliveira (Jacinto Marques aos 70´) e Luis Costa (Paulo Bolonha aos 65´); Wilson Gonçalves e Dércio Tavares

Não jogaram: Álvaro Caixeiro, Gualter Ribeiro, Miguel Silva e Jonathan Caeiro
 
Cartões amarelos: Nuno Gaspar (13´), Luis Cristino (58´)´
Cartões vermelhos: Wilson Gonçalves (9´) e Dércio Gonçalves (64´), ambos directos
Remates: 6+2 (8)
Cantos: 2+0 (2)
Golo: Paulo Pina (74´)

Treinador: Élio Santos
Treinadores-adjuntos: Hugo Pinheiro, Gonçalo Matos e Custódio Galveias

Ao intervalo: 3-0
Final: 3-1

Filme do jogo:
 
3´- FCB - Rolo vai à linha e cruza para o corte, falhado, de Paulo Pina permitindo que Júlio remate, de primeira, a rasar o poste direito de Nuno Madureira
6´- PCC - livre junto à linha lateral cobrado por Luis Costa, a bola vai raspar no ângulo da baliza de Valter
7´- FCB - Célio recebe assistência de Júlio e remata por cima da barra, à entrada da área
7´- Golo do Barreirense: 1-0 por Brito
9´- PCC - expulsão de Wilson Gonçalves (vermelho directo)
12´- FCB - João Filipe remata cruzado, desda a lateral da área, para fora
14´- FCB - iniciativa de Cansado culminado com um remate para as mãos de Nuno Madureira
16´- PCC - Mário Jorge, de longe, remata em arco para as mãos de Valter
19´- Golo do Barreirense: 2-0 por André Silva
21´- PCC - desmarcação de Sérgio Oliveira pela esquerda e desde o bico da área remata, fraco, para Valter segurar
24´- FCB - canto de Célio, a defesa dos Pescadores alivia para a entrada da área onde Célio aparece a rematar não muito por cima da barra
31´- FCB - remate forte de João Filipe com Nuno Madureira a defender com alguma dificuldade
32´- PCC - Nuno Gaspar dá o seu lugar a Tó-Zé 
33´- PCC - passe do acabadinho de entrar Tó-Zé para a cabeça de Sérgio Oliveira que vê Valter segurar. Algum Perigo.
34´- FCB - passe de Mário a desmarcar Brito na esquerda do ataque, o jovem avançado ultrapassa Luis Cristino e de pé esquerdo remata por cima da barra. Perigo.
35´- PCC - livre de Luis Costa, cabeça de Paulo Pina por cima da barra
41´- PCC - livre apontado de forma rápida, cruzamento de Luis Cristino para Tó-Zé não conseguir desviar. Valter agarra.
42´- Golo do Barreirense: 3-0 por Brito
51´- FCB - escapadela de Júlio pela esquerda mas o remate sai fraco e para as mãos de Nuno Madureira
55´- FCB - Mário ganha em esforço no meio-campo contrário, Júlio recebe o passe e dá para o desmarcado André Silva que remata um tudo-nada ao lado do poste esquerdo de Nuno Madeira
62´- FCB - grande pontapé de João Filipe, na marcação de um livre frontal, a bola bate com estrondo na barra 
62´- FCB - Fabinho no lugar de João Filipe
64´- PCC - expulsão de Dércio Tavares (vermelho directo)
65´- PCC - Paulo Bolonha entra para o lugar de Luis Costa
67´- PCC - livre de Mário Jorge, na esquerda, Cansado faz uma rosca e coloca a bola em Paulo Bolonha que retribuí com outra rosca para as mãos de Valter
69´- FCB - Diogo Almeida entra, Célio sai
70´- PCC - esgotadas as substituições com a entrada de Jacinto Marques para o lugar de Sérgio Oliveira
73´- FCB - cruzamento de Cansado, falha de Valdir, Brito, sozinho atira ao lado
74´- Golo do Costa Caparica: 3-1 por Paulo Pina
74´- FCB - última substituição com Patrick no lugar de Cansado
77´- FCB - remate disparatado de Mário para fora
83´- FCB - remate fraco de Fabinho para as mãos de Nuno Madureira
84´- FCB - remate, prensado, de Brito, segura Nuno Madureira
90´- FCB - nova tentativa de Mário, desta vez o remate sai com força, o guarda-redes rechaça, Patrick, na recarga atira contra um defesa
90´+2´- FCB - boa jogada com Brito a dar a Júlio, este por sua vez entrega a Fabinho que de forma acrobática falha o 4ºgolo por muito pouco. A bola sai a rasar o poste direito da baliza de Nuno Madureira
 
Nas cabines:
Duka (treinador do F.C.Barreirense):
"Foi um jogo bem conseguido. Fizemos o primeiro golo num lance que devia ser visto na televisão, depois beneficiámos das expulsões dos dois jogadores do Pescadores que nos deu maior tranquilidade
 Penso que demonstramos que não somos inferiores a nenhuma das equipas que estão nos 6 primeiros lugares. É pena é o campeonato ir já terminar.
 Tem sido um campeonato muito similar e não se compreende muito a diferença pontual existente entre os 6 primeiros e as restantes. A diferença entre equipas é muito pouca para se assistir a esse fosso pontual.
 Agora na fase de grupos vamos tentar não passar por sobressaltos. Não compreendo porque se tem que ficar com metade dos pontos para a 2ªfase, até porque esse facto só vem dar mais força às equipas que estão bem atrás na classificação."