10 ª Jornada, I Divisão AF Setúbal, Vasco da Gama - 1 Barreirense - 0

Imprimir

Vento foi inimigo e ajudou a decidir

 
Já se previa um jogo complicado, este em Sines, perante um adversário empenhado na subida de divisão, já desde a temporada passada, e que, este ano, reforçou essa vontade com a parceria que estabeleceu com o Vasco da Gama do Brasil, nomeadamente com a vinda de alguns jogadores brasileiros.
Cientes dessas dificuldades, o Barreirense entregou o comando do jogo ao adversário, pelo menos no inicio da partida mas isso não impediu que fossem os homens de Duka a acercarem-se da baliza por intermédio de Vasco Campos, que, no entanto, atirou sobre a barra, logo aos quatro minutos.


O Vasco Gama respondia em lances de bola parada, na maior parte das vezes sem perigo, mas após David Martins ter visto um golo anulado por indicação do fiscal de linha (após passe de João Nuno que, segundo o auxiliar, foi para além das quatros linhas), a equipa da casa começou a acercar-se com mais intensidade e em poucos minutos rematou ao poste da baliza de Carlos Soares, voltou a atirar com perigo, pouco depois, e acabou por chegar ao golo, aos 19 minutos, na marcação de um livre do lado direito do ataque caseiro que, ajudado pelo vento, levou a bola a sobrevoar Carlos Soares e a anichar-se nas redes alvi-rubras.


Júlio tentou a resposta, à passagem da meia-hora, mas não foi feliz e foi o Vasco Gama voltou a estar perto do golo 5 minutos volvidos, num disparo que passou sobre a barra.
A dois minutos do intervalo, Varela vê o 2ºcartão amarelo e é expulso por ter pontapeado a bola para longe, lance que nos pareceu demasiado cruel para o jogador até porque o mesmo acabaria por suceder com o adversário, na 2ªparte, e não teve a mesma penalização.
 
Inferioridade numérica condicionou
 
A jogar com menos uma unidade toda a 2ªparte, os alvi-rubros não se intimidaram e foram para cima do adversário, carregaram no acelerador mas não foi fácil arranjar espaços no último reduto do Vasco Gama. Aos 60 minutos, o treinador-adjunto do Barreirense, João Renato, é expulso do banco de suplentes mas mesmo assim a equipa continuou à procura da felicidade que quase chegou num livre directo de Vasco Campos que deu a sensação de golo, aos 75 minutos. Depois de David Martins ter visto mais um golo anulado (o segundo na partida), Duka apostou tudo no ataque com a entrada de Valdo para o lugar de João Nuno mas mesmo assim o esforço da equipa não foi recompensado.


Com um critério desigual, nomeadamente na amostragem dos cartões amarelos, o árbitro condicionou toda a 2ªparte ao exagerar na expulsão de Varela. Por vezes, tem que haver bom senso para não se estragar um jogo que foi jogado de forma correcta pelas duas equipas.
 
Ficha do jogo:
 
Estádio: Municipal de Sines
Piso: Relvado natural (excelentes condições)
Árbitro: André Duque
Tempo: Muito vento e chuva
 
Barreirense alinhou com:
 
Carlos Soares
André Cansado
Valter
Sampaio
Miguel Gomes
David Martins
João Nuno (Valdo aos 75´)
Cláudio (André Silva aos 80´)
Vasco Campos (c)
Varela
Júlio
 
Não jogaram: José Carlos, Gilberto, Fábio Massano e Jorge Palma
 
Treinador: Duka
Treinador-adjunto: João Renato
 
Cartões amarelos: Varela (33´e 43´) e Vasco Campos (90´+5´)
Cartões vermelhos: Varela (43´) e João Renato (60´) treinador-adjunto do F.C.Barreirense
 
Golos:
 
1 : 0 - aos 19´