Pacto de não agressão desfeito no último minuto
Perante o olhar do treinador do F.C.Porto, Paulo Fonseca, que aproveitou a folga para matar saudades, Barreirense e Pinhalnovense como que assinaram um pacto de não agressão na jornada 14 do campeonato, pelo que o golo forasteiro aos 95 minutos veio colocar em causa o que ambos os conjuntos demonstraram em campo.
De facto, foi um jogo em que os cuidados em manter os equilíbrios defensivos superaram largamente...os desequilíbrios que ocorreram, e que só um lance caído do céu permitiu a vitória dos forasteiros.
O Barreirense subiu ao relvado da Verderena, mais afoito, atirou uma bola ao poste (23´) e criou perigo em mais dois remates (3´ e 11´) perante um agora líder do campeonato que demonstrou muito pouco para estar nessa posição apesar das individualidades que possui e que só por intermédio de Filipe Falardo interrompeu o sossego do guardião José Carlos na 1ª parte (38´).
Com pouco banco para mudar os acontecimentos, Duka viu o adversário entrar ligeiramente melhor no 2º tempo, muito ligeiramente mesmo, até porque ao maior número de remates do Pinhalnovense respondeu o Barreirense com a melhor oportunidade desse período quando Daniel Lourenço rematou ao poste esquerdo (71´) numa altura em que o técnico forasteiro já tinha lançado Lito que só ele deve ter disputado mais jogos de seniores do que quase todo o banco de suplentes dos alvi-rubros.
Com demasiada tranquilidade em campo, as equipas demonstravam estar satisfeitas com a divisão de pontos até que aos 95 minutos, Nuno Gomes aproveitou a sua altura para desviar um centro para a área e antecipar-se a José Carlos fazendo um golo caído do céu e que dá uma vitória muito feliz ao Pinhalnovense.
Ficha do jogo:
Campo: Verderena
Piso: Relvado sintético
Árbitro: Luis Catita (Évora)
Árbitros Auxiliares: Gonçalo Bráulio e Vasco Gadelha
Tempo: Sol
Barreirense: José Carlos; Carlos André, Bruno Costa (c), Rúben Casimiro, André Cansado, Fábio Fragoso, Crisanto, Bailão, Rúben Guerreiro, Daniel Lourenço e Amadeu
Suplentes: Kevin; Valter, Miguel Gomes, Filipe Fialho, João Pais e Miguel Furtado "Canina"
Cartões Amarelos: Crisanto (37´), Daniel Lourenço (45´), Rúben Guerreiro (67´) e Miguel Gomes (90´+6´)
Substituições: Rúben Guerreiro por Miguel Gomes (69´), Daniel Lourenço por Miguel Furtado "Canina" (77´) e André Cansado por Filipe Fialho (79´)
Treinador: Duka
Treinador-Adjunto: João Renato
Pinhalnovense: Pedro Alves; Alain, Peixoto (c), Filipe Falardo, João Santos, João Oliveira, Nuno Gomes, Ricardo Correia, Ari, Diogo e Santamaria
Suplentes: Ricardo Rolo; Douglas, Gonçalo, Lito, Ângelo Rego, Nuno Tavares e Jú
Cartões Amarelos: Alain (2´) e Gonçalo (78´)
Substituições: João Santos por Gonçalo (61´), Diogo por Lito (70´) e Ari por Nuno Tavares (81´)
Golo: Nuno Gomes (90´+5´)
Treinador: Luis Manuel
Filme do jogo:
3´- FCB - Livre em zona frontal apontado por Crisanto, ligeiramente sobre a barra.
11´- FCB - Boa jogada de envolvimento do ataque barreirense com Daniel Lourenço a concluir por cima da barra.
23´- FCB - Cruzamento/remate de Rúben Guerreiro com a bola a ir embater no poste esquerdo da baliza de Pedro Alves.
29´- CDP - Livre de Diogo, por cima da barra.
36´- FCB - Cruzamento de Carlos André, cabeça de Crisanto para as mãos de Pedro Alves.
38´- CDP - Boa incursão dos visitantes a jogar a um/dois toques, cruzamento de João Oliveira na direita, e cabeçada perigosa de Filipe Falardo para boa defesa de José Carlos.
49´- CDP - Grande correria de Ari pelo centro do relvado, a finalizar com remate em arco, mas um pouco por cima.
71´- FCB - Grande oportunidade com Daniel Lourenço a receber um passe de Amadeu e a concluir com um forte remate ao poste esquerdo da baliza do Pinhalnovense.
72´- CDP - Cruzamento da esquerda, cabeça de Ari em boa posição, mas fraco e ao lado.
90´+2´- CDP - Excelente ocasião com Gonçalo a receber um passe da esquerda e a rematar, forte e com perigo, por cima da barra.
90´+5´- 0:1 - Passe para a grande área, Nuno Gomes salta e antecipa-se a José Carlos fazendo o golo.