8ª Jornada - 2ª fase, CNS, Manut. Série H, Barreirense - 2 x Lusitano VRSA - 1

Imprimir

20160403barreirense_lusitano_vrsa15_16Bailão prosseguiu a pescaria em VRSA
 
O Barreirense venceu "de virada" o Lusitano de Vila Real de Santo António, o mesmo é dizer que virou de 0:1 para 2:1, um jogo de extrema importância para as contas da manutenção. Com mais estes 3 pontos, os alvi-rubros "abriram" um fosso de 8 pontos para precisamente este adversário e aumentaram a sua zona de conforto na tabela classificativa.
Com a novidade Carlos André a lateral-esquerdo e Amadeu de regresso às opções, mas no banco de suplentes, o Barreirense tinha um jogo em que só a vitória interessava e até começou bem a partida com Bailão a ser o protagonista das duas primeiras situações de perigo para a baliza algarvia: no minuto 7, passe de David Pinto a desmarcar Duane, com este a dar um toque de calcanhar para Bailão rematar em excelente posição, e com boa defesa de João Azul. Aos 12 minutos, lançamento de linha lateral de Paulo Matos, e Bailão a aparecer por entre os centrais a cabecear para mais uma defesa do guarda-redes algarvio. A equipa forasteira apostava nos lances de bola parada na tentativa de aproveitamento da estatura elevada dos seus jogadores. Foi num desses lances que os algarvios, aos 25 minutos, quase marcavam após livre na esquerda, toque de Zé Pedro e remate de Nuno Silva, com muito perigo, mas ao lado.

O Barreirense respondeu aos 32 minutos, numa boa combinação entre Ruben Guerreiro, Duane, David Pinto, com o remate do 7 barreirense a sair fraco e para as mãos de João Azul.
 No entanto, foram os algarvios que acabariam por chegar à vantagem num bom lance de ataque, diga-se, após cruzamento da esquerda que foi parar ao 2º poste onde o avançado do Lusitano só teve que assistir Rafael que rematou para o golo, estávamos no minuto 34.
Momento difícil para a equipa da casa, mas durante pouco tempo já que ao minuto 41, um passe de Paulo Matos para Bailão, revelou toda a inteligência e sagacidade do capitão barreirense, que com um remate mais em jeito do que em força recolocou o empate no marcador, numa altura importante, antes do intervalo.
A 2ª parte começou com a novidade Amadeu no lugar do "amarelado "Hristo", mas foram os algarvios a terem uma boa ocasião, quando Vieirinha rematou para boa defesa de Kaká para canto, aos 57 minutos. No seguimento do canto, a defesa barreirense corta a bola, David Pinto coloca em Duane que numa jogada brilhante tira 2 adversários do caminho e serve Bailão que embalado, rematou fora do alcance do guarda-redes, fazendo o 2:1, num lance digno dos melhores exemplos de como executar um contra-ataque na perfeição. Diga-se que foi o 4º golo apontado esta época por Bailão só à equipa do Lusitano VRSA, um autêntico pesadelo para os algarvios.
Com o mais difícil feito (dar a volta ao resultado) cabia ao adversário ir à procura do prejuízo tal como foi o caso do minuto 61, num remate de Klysman para defesa de Kaká.
No entanto, um erro de Erik quase proporcionou a Amadeu a possibilidade de voltar aos golos (65´) mas o remate saiu à figura de João Azul.
A equipa algarvia, que diga-se, mostrou mais e melhores argumentos do que havíamos visto no jogo da 1ª volta em Vila Real de Santo António, viu aos 66 minutos, mesmo antes de ser substituído, Diogo atirar ao travessão.
Nove minutos mais tarde, livre para a área e desvio de Zé Pedro um pouco ao lado numa altura em que o técnico algarvio tinha tirado um central e arriscado tudo no ataque. No entanto, numa disputa de bola, Klysman perdeu a cabeça e acertou no central barreirense acabando por ver o 2º amarelo e o respetivo vermelho (79´) deixando a sua equipa com 10 jogadores. A verdade é que o Barreirense pouco beneficiou desse fato já que sete minutos depois, Nelson Torres, viu também ele, o 2º amarelo e foi tomar banho mais cedo.
Ao minuto 90, num livre à entrada da área, um momento em que os corações barreirenses quase paravam, pois Bandarra rematou muito forte e Kaká só teve tempo de defender para a frente aparecendo Tidjani a rematar para fora quando tinha tudo para fazer o golo.
Depois, já com 7 minutos de desconto, o guardião Kevin no banco de suplentes, foi buscar uma bola que tinha saído e ao passar pelo banco algarvio foi provocado pelo diretor dos algarvios mas o certo é que quem acabou prejudicado foi mesmo Kevin, que viu o vermelho direto.
Triunfo muito importante numa fase final da época onde iremos ter 4 jogos fora nos últimos 6 desafios do campeonato.
 
Ficha do jogo:
 
Campo: Verderena
Piso: Relvado Sintético
Árbitro: Miguel Silva (Lisboa)
Árbitros Auxiliares: Vitor Gomes e José Costa
Tempo: Muito Nublado, vento e frio 
   
Barreirense: Kaká; Paulo Matos, Nuno Afonso, Janita, Carlos André, Crisanto, Hristo, Duane, David Pinto, Bailão (c) e Ruben Guerreiro 
   
Suplentes: Kevin; Walnei, Tabaluxa, David Maside, Nelson Torres, Lucas (junior) e Amadeu 
    
Substituições: Hristo por Amadeu (ao int.), David Pinto por Nelson Torres (71´) e Paulo Matos por Tabaluxa (76´)
Cartões Amarelos: Hristo (42´), Paulo Matos (62´) Nelson Torres (82´e 86´) e Ruben Guerreiro (90´+2´)
Cartões Vermelhos: Nelson Torres (86´) e Kevin (90´+7´ no banco de suplentes, direto)
Marcador: Bailão (41´ e 58´)
     
Treinador: Pedro Duarte
Treinador-Adjunto: Paulo Filipe
    
Lusitano VRSA: João Azul; Erik Kamberov, André Piloto, Zé Pedro, Pedro Neves, Luis Firmino (c), Nuno Silva, Vieirinha, Diogo, Rafael e Klysman
      
Suplentes: David; Pedro Encarnação, Márcio, Nelson Horta, Bandarra, Ailton e Tidjani
     
Substituições: Diogo por Tidjani (66), André Bandarra por Bandarra (73´) e Rafael por Márcio (81´)
Cartões Amarelos: Pedro Neves (42´), Nuno Silva (61´) e Klysman (62´ e 79´)
Cartão Vermelho: Klysman (79´)
Marcador: Rafael (34´)
    
Treinador: António Lima Pereira