Entrevista a Carlos Fernandes

130705_carlos_fernandesCarlos Fernandes está de regresso ao F.C.Barreirense após 3 anos de interregno. O novo coordenador técnico do futebol de competição da Academia é simples na sua análise ao que espera da nova temporada do futebol de 7: "vamos ser muito melhores, mais fortes e mais competentes".
O site www.fcbarreirense.com foi ouvi-lo á Academia do clube: 

 

- Como surgiu a oportunidade de regressares ao FCB ao fim de 3 épocas ?

A oportunidade de regressar ao FCB vem após um primeiro contato feito pelo Diretor da Academia Sergio Palaio de conversarmos um pouco sobre a possibilidade ou não do meu regresso. No seguimento desse primeiro contato foram efetuadas algumas reuniões que levaram a um entendimento para a minha chegada novamente ao Clube. É um regresso que a mim me diz muito, pois sei que as espectativas estão muito altas, mas ainda me dá mais vontade de trabalhar mais e melhor.

 

- Que principais diferenças encontraste desde a tua ultima passagem pelo clube?

Em relação às diferenças são algumas mas uma principalmente me faz voltar. Um Clube em termos diretivos e administrativos estruturado, pensado, equilibrado e com uma equipa de responsáveis à altura daquilo que é o Futebol Clube Barreirense. O Futuro afigura-se muito positivo para o clube, pois com a racionalização de recursos e rentabilizando ainda mais os existentes será cada vez mais agradável fazer parte do mesmo.

 

- O que te foi pedido neste seu regresso?

Foi-me pedido para fazer um trabalho sério, competente, profissional voltando a colocar o FC Barreirense no que diz respeito ao Futebol de Formação (Futebol 7) no lugar que ocupava anteriormente. Equipas de qualidade, formação de referência não em palavras mas em factos. Não é um trabalho que se faz com uma varinha mágica, é um trabalho pensado, estruturado, planeado em conjunto e delineado pela politica de formação do clube. Com a estrutura diretiva que se apresenta e com a componente técnica que preparámos para o próximo ano as melhorias serão logo evidentes, teremos que as consolidar e melhorar não queimando etapas dos praticantes pensando numa perspetiva evolutiva para o Futebol 11.

 

- foste recentemente eleito o treinador da copa fut XXI, acha que esse titulo irá criar uma maior espetativa junto de pais e adeptos do clube?

Expetativas não. Foi um prémio que a mim me disse muito pois foi o fechar com chave de ouro o ciclo de dois anos no Almada AC sendo que também ganhámos a Copa Coletivamente. Agora só poderá criar mais espectativas em que não conhece o meu percurso bem como o percurso do próprio Barreirense. São dois percursos que unindo-se só podem dar um resultado a partir do momento em que estejam reunidas as condições de sucesso. E essas estão, uma equipa de treinadores muito boa, com uma qualidade fabulosa, uma equipa de diretores também com uma entrega ao clube muito vincada e por fim uma equipa de responsáveis equilibrada e que se preocupa muito com o bem estar de todos e com o futuro do clube.

 

- qual será o teu  enquadramento na estrutura técnica no clube?

Dentro da estrutura do Clube serei o Coordenador Técnico para Equipas de competição da Academia do FC Barreirense. Ou seja serei o responsável Técnico desde os Sub 13 aos Sub 8.

 

- o clube continua a fazer uma aposta cada vez mais forte na qualidade das suas equipas técnicas de formação, sentes o peso de enquanto responsável pelas equipas de competição de futebol 7 ?

Com 36 anos e com já 12 anos de experiência já não sinto qualquer pressão nesse sentido. Fico é muito satisfeito com a equipa de treinadores que estamos a montar. Deixa-me muito a vontade para autonomizar processos delegando funções e responsabilizando pelas diversas tarefas inerentes ao processo de construção das equipas. São profissionais e Homens de uma enorme competência com os quais sei que iremos ter um sucesso tremendo no que diz respeito aos objetivos de Formação a que nos propusemos.

 

- O bruno paz atleta internacional  sub 15, foi treinado por ti nas escolas do barreirense, acompanhas as carreiras de quem passou pelos seus ensinamentos?

Acompanho a carreira de quase todos os que foram jogadores do FCB e que já passaram pela Academia. O Bruno Paz é sem dúvida um dos mais marcantes pois foi recentemente internacional, mas há mais e alguns deles estão no mesmo caminho. È sinal que não queimámos etapas, que ganhávamos títulos mas estávamos primeiramente na evolução da criança e do atleta. Esta tem de ser a filosofia do clube e não outra qualquer. Queremos ganhar mas queremos que os nosso atletas sejam cada vez mais os futuros jogadores seniores do Futebol Clube Barreirense.

 

- Qual vai ser o projeto a desenvolver pelo clube?

O Projeto a desenvolver na Academia FC Barreirense tem em primeiro lugar o seu seguimento no Futebol 11 do Clube. Vamos implementar nas nossas equipas de Fut 7 a mesma metodologia de treino comum a todas tendo como objetivo final a passagem par ao futebol 11. A Filosofia do clube será comum a todas as equipas bem como a forma de implementa-la. Teremos um grande enfoque nos aspetos psicológicos da criança/atleta. O Fator humano será sempre um ponto a ter em atenção em todos os aspetos do processo. A nossa máxima "Mais que um atleta, uma Criança" será sempre premissa que nunca poderá ser esquecida. A nossa metodologia de treino será própria do clube, nem melhor nem pior que a dos outros, será a nossa e quem se rever na mesma saberá que estará  quase sempre satisfeito. Na continuidade do que tem vindo a ser feito estaremos presentes nos maiores e melhores torneios que se realizam no nosso país e quem sabe alem fronteiras.   

 

- quando foi tornado publico o teu regresso ao barreirense o que te disseram os que te são mais proximos?

Ficaram muito contentes. Quase tanto como Eu. Surgiram os Parabéns de vários quadrantes, ate de por vezes de pessoas que eu não estava á espera. E essas energias positivas são sempre bem vindas. Das outras não importa falar, Essas puxam para trás mas não conseguem nos mover um só milímetro. Estamos cheios de vontade de melhoras, de mudar o rumo, de seguir um trilho marcado de êxitos e de sucessos.

 

- o telefone tocou muitas vezes?

Hahahaha... Mais do que as que devia... Mas principalmente com mensagens de contentamento e isso é que interessa. Boas vibrações e positivismo.

 

- És apelidado por alguns como o mourinho do futebol 7, lidas bem com isso?

Não lido. Tento sempre ser o melhor possível naquilo que faço. Mas nada seria possível se não tivesse junto de mim equipas de responsáveis competentes e profissionais. Não dou demasiada importância a esses fatores colaterais, importo-me sim com a evolução das crianças( e essas sim são fundamentais) que treinam connosco, do bem estar dos mesmos, da satisfação do seus encarregados de educação, de cumprir com sucesso aquilo que me é pedido. Não consigo fazer as coisas doutra forma.

 

- gostavamos que deixasses uma mensagem aos adeptos do clube...

Deixo somente uma mensagem de certeza... Certeza que vamos ser muito melhores, mais fortes, mais competentes e representaremos com cada vez mais sucesso as Cores do FC Barreirense.

 

 

Imagens

Último vídeo

Próximos eventos

sexta-feira, 26 abril 2024 - 21:30 -23:15 : Sporting - FCB (Sub-18)
sábado, 27 abril 2024 - 09:00 -10:15 : FCB - Casa SLB Almada (Sub-13 Fut7)
sábado, 27 abril 2024 - 09:30 -10:55 : Amora - FCB (Sub-17 Femininos)
sábado, 27 abril 2024 - 10:30 -11:35 : Desp.Fabril - FCB (Sub-11)
sábado, 27 abril 2024 - 10:30 -11:45 : FCB - Vasco Gama Sines (Sub-13 Fut9)
sábado, 27 abril 2024 - 10:30 -11:35 : Leão Altivo - FCB (Sub-10)
sábado, 27 abril 2024 - 11:45 -12:50 : FCB(B) - Vinhense (Sub-11)

Últimos comentários

  • Carlos Matos
    Exibição pobre para mim que ...

    Ler mais...

     
  • Rui G
    Qual 1904... até isso roubaram....

    Ler mais...

     
  • Jose
    Apenas um relato de um roubo, muito ...

    Ler mais...

     
  • Paulo S
    Uma vez corruptos, corruptos ...

    Ler mais...

Siga-nos no...

RSS youtube facebook twitter

Contactos - www.fcbarreirense.com