Manuel Lopes, presidente do FC Barreirense em entrevista

Imagem: manuel_lopesAcademia de Futebol – o primeiro grande passo para desenvolver a sustentabilidade do clube 

Manuel Lopes, presidente da Direcção do Futebol Clube Barreirense está a viver de forma emocionada e apaixonada o nascer de um sonho quealimentou durante alguns anos, ou seja, a criação da Academia de Futebol do Barreirense.
Numa entrevista ao "Rostos" Manuel Lopes, traça a panorâmica actual do clube, divulga os projectos que estão em desenvolvimento e expressa assuas preocupações sobre o futuro do clube.

No decorrer da nossa conversa com Manuel Lopes, sentimos a sua força de vontade e energia que coloca no desenvolvimento de projectos que gerem condições para que a equipa alvirubra mantenha a sua dinâmica e se afirme no futuro.

Os clubes estão desequilibrados

Como está a actual situação do Futebol Clube Barreirense?

"O Barreirense está numa situação difícil. É uma situação que vem a atravessar desde há cinco anos. O problema do Barreirense e da generalidade dos clubes, é um problema de insustentabilidade do dia a dia, ou seja, a estrutura dos clubes e daquilo que os clubes fazem, neste momento, é mais que aquilo que têm capacidade para fazer. Financeiramente os clubes perderam receitas ( o Barreirense, o Galitos, o Luso, o Fabril), porque a cidade perdeu poder económico. A Câmara Municipal apoia menos, as empresas apoiam menos, e, de facto, os clubes continuam a fazer o mesmo trabalho, a manter o mesmo número de praticantes, à conta de balões de oxigénio. No caso do Barreirense foi à custa da venda de património, no caso do Fabril foi a bomba de gasolina e as receitas que terá recebido do Barreirense. Mas, tudo isto, são apenas balões de oxigénio, que, mais cedo ou mais tarde, acabam por terminar. O que é certo, é que os clubes no dia a dia estão desequilibrados. Haverá decisões que, mais cedo ou mais tarde, terão que ser tomadas, passando pelo completo amadorismo, no mínimo, o completo amadorismo das modalidades seniores, para que não se comprometa, até, a própria existência futura dos clubes. Este é o principal drama do Barreirense e de outros clubes."

Equipa com custos mais reduzidos

Que significa o desequilíbrio do Barreirense anualmente?

"Os resultados estão nos balanços do clube. Quando estivemos na Divisão de Honra foi um desequilíbrio na ordem dos 600 mil euros anuais. A época desportiva passada foi na ordem dos 300 mil euros. Esta época, apesar da redução drástica, mesmo drástica, relativamente aos custos do futebol, nós na Assembleia Geral assumimos que o desequilíbrio deveria rondar os 100 mil euros. Infelizmente, apesar de, na área de futebol, termos feito um orçamento inferior ao que apresentámos aos sócios, a nível dos custos da equipa, fazendo uma equipa mais barata ( que alguns sócios colocam em dúvida, fazermos uma equipa com os custos que existem), a verdade é que fizemos uma equipa com custos mais reduzidos. Uma equipa que está, agora, a demonstrar o seu valor. Mas, ainda assim, as receitas estão a ser inferiores àquelas que projectámos, por essa razão, o deficit vai ser superior, dada a quebra de receitas que sentimos desde Agosto para cá ( no Bingo), que é sentida por todos os agentes económicos, porque as dificuldades são acrescidas, quer para os comerciantes, quer para os agentes da construção civil. O Bingo já não é a principal fonte de receita do clube, como já foi, quando significava 50 % das receitas. Hoje significa muito menos, porque entrámos na fronteira do prejuízo. Por isso já estamos a negociar a rescisão de contratos. Esperamos que Janeiro possa ser um mês mais equilibrado. Estamos com receios, e, talvez, lá para Fevereiro ou Março, não sei, se não teremos que tomar decisões, para tentarmos o equilíbrio".

Criação de infra-estruturas

Que medidas estão a ser tomadas para encontrar um caminho de gestão equilibrada?

"As medidas que estão a ser tomadas são ao nível da criação de infra-estruturas, porque pensamos que existem alguns aspectos relacionados com as infra-estruturas que nos poderão dar receitas. O clube não fabrica dinheiro e tem os seus custos fixos para manter as equipas em competição, no futebol e basquetebol, apesar dos custos de hoje, ao nível do apoio à formação, serem inferiores ao que eram há doze anos. Hoje, os treinadores do futebol de formação ganham menos que ganhavam há doze anos, ainda assim, são custos para os quais o clube não tem suporte. Por isso, temos que tentar que, com a venda do nosso património, criar infra-estruturas que possam vir a gerar receitas, algumas delas no imediato, como é o caso das infra-estruturas que estamos a construir na Telha, na freguesia de Santo André. Já iniciámos a construção, há cerca de uma semana, uma obra que está em grande ritmo. Os pisos estão em construção, estamos a fazer drenagens. Estamos a fazer a vedação, porque o espaço vai ficar completamente compartimentado, com acesso restrito."

Uma Academia de Futebol

Que vai nascer na Telha?

"Vamos fazer dois campos de futebol de 7, mais dois mini-campos, que servem para dar formação, para jovens da mais tenra idade. Estes campos poderão ser alugados a grupos de amigos que queiram fazer os seus peladinhas de bola. Vai ser um espaço com muito boas condições, que permite dar a formação a jovens dos 4 anos aos 12 anos. Um espaço que vai permitir desenvolver as Escolas de Futebol. As Escolas de competição terão ali o seu espaço. Vamos ter balneários para as equipas, para arbitragem e treinadores. O espaço vai ficar maravilhoso. Vamos ter espaços de apoio : salas de estudo, espaço internet, uma sala de espera para os pais. Tudo com excelentes condições."

Terreno cedido pela Câmara

"O terreno foi-nos cedido pela Câmara Municipal do Barreiro, para já em comodato, no futuro, poderá vir a ser transformado em direito de superfície. Vai nascer naquele espaço uma verdadeira Academia de Futebol, onde vamos formar jovens a partir dos 3 ou 4 anos. Temos em projecto motivar as escolas do Ensino Básico e os ATL's para utilizarem esta Academia de Futebol, porque nós, na realidade, não iremos ocupar o espaço em pleno horário, dado que as nossas escolas irão funcionar após o período escolar. A nossa aposta é que as escolas, durante a semana, ocupem aquele espaço, que tem muita qualidade: os campos vão ser todos relvados sintético e natural. No nosso projecto, esperamos realizar, ali, Torneios, não só no período em que não há competições e formação, mas, ao longo da época desportiva. Nesse sentido, vamos organizar torneios inter-empresas, do Barreiro e arredores, como já organizámos no Estádio Manuel de Melo, com grande êxito e como grandes fontes de receitas para o clube. Será possível promover encontros de escolas do concelho, do distrito, por essa razão, pensamos que, com o aluguer do espaço, com as actividades que vamos promover, esta Academia será uma infra-estrutura muito importante, para além de permitir desenvolver uma formação desportiva e humana, com boas condições. Esta é uma infra-estrutura para o clube mas, também, pode ser disponibilizada à comunidade, que todos possam dela usufruir, proporcionando àqueles que, actualmente, vão para o Pinhal Novo ou Sarilhos, puderem utilizar esta infra-estrutura, que a partir de agora vai existir no concelho do Barreiro. A verdade, é que, até agora, não existe nada no concelho do Barreiro, que possa ser utilizado desta forma. Ali, por exemplo, podem ser realizadas festas das empresas, porque há um espaço que permite, que após a prática do futebol, possam realizar-se convívios e uma zona que permite ao pessoal petiscar. Não sei se, no país, neste momento, há algum clube com estas condições, com um espaço com esta dinâmica e compartimentação, permitindo a formação dos jovens dos 3 aos 13 anos. Não esquecendo que este é um espaço inserido no núcleo urbano do concelho, com transportes públicos e com escolas na proximidade."

Em Janeiro já estamos a arrancar

Quando se prevê o arranque desta Academia de Futebol?

"Penso que durante o mês de Dezembro, já teremos os campos para iniciar actividades, mas, em Janeiro, já teremos os balneários e estará tudo concluído. O prazo máximo de construção serão dois meses. Em Janeiro já estamos a arrancar com a formação na Academia de Futebol do Barreirense. Estamos a trabalhar intensamente, e, por nossa vontade esta obra já estava feita, mas houve a necessidade de aprovar projectos. Acho que aprovamos todos os projectos em tempo record, a Câmara deu todo o contributo, com um grande empenho de toda a gente. Toda a gente colaborou, por exemplo, os projectistas que trabalharam praticamente à borla. A construção envolveu diversos projectos, desde água, esgotos, iluminação, arquitectura, acessibilidades, segurança, foram todos concretizados em tempo record, deve ser caso único. Este, penso, é o primeiro grande passo para desenvolver a sustentabilidade do clube."

Obra ronda os 350 mil euros

Manuel Lopes, salientou que para desenvolver o projecto anda numa "roda viva" a estabelecer contactos com empresas, solicitando apoios para as obras, dado que os custos da nova Academia de Futebol deverá rondar os 350 mil euros. "Todos os dias temos uma ou duas reuniões com empresas, para obter apoios. Ainda não houve uma única onde fossemos que tivesse recusado dar o seu apoio. Até agora toda a gente deu a sua colaboração. Esperamos com estes apoios reduzir os custos que o clube tem que suportar. O nosso objectivo é atingir apoios na ordem dos 100 a 140 mil euros." - referiu Manuel Lopes.

Na próxima época na Verderena

"Na Verderena estamos um pouco na expectativa na resolução de alguns problemas. Alguns aspectos não dependem de nós, porque estão relacionados com o alvará de loteamento, donde irá sair o lote para a construção do Estádio. Para já vai arrancar o Estádio. Há um espaço que poderá fazer surgir o Pavilhão, no entanto, há possibilidades de procurar outro espaço para o Pavilhão de forma que, aquela zona, fique mais amplo. O Pavilhão é um projecto que o clube terá algum dinheiro disponível mas deve ser objecto de uma candidatura, com apoios do município e do Governo. Penso, que lá para os finais de Janeiro ou Fevereiro o alvará poderá ser emitido. Após a conclusão das obras da Academia de Futebol iremos pegar no projecto da Verderena, para estarmos preparados, logo que seja emitido o alvará. Penso que, sendo pessimista, o arranque da obra do Estádio da Verderena, será possível em Abril. Se tudo correr bem, na próxima época já estamos na Verderena. Esse é o nosso objectivo." - referiu o presidente da Direcção do Futebol Clube Barreirense.

Uma área de 2 milhões de euros

Com todos estes projectos que vão criar condições ao desenvolvimento do clube, no século XXI. Como encara o futuro próximo do Futebol Clube Barreirense?

"O clube passa a ter excelentes infra-estruturas, mas continua a ter insuficientes meios financeiros. Esse é que é o grande drama do clube. Nós estamos a tentar precaver essa situação, desde o início quando vendemos o nosso património, dado que ficámos com uma área construída. Em termos contratuais ficámos com uma área de 2 milhões e euros, em área construída, na zona que vai nascer no futuro, do actual Estádio Manuel de Melo. O Barreirense vai ficar nessa área, com escritórios, espaço comercial e garagens para aluguer, que poderão gerar receitas para o clube, na ordem dos 100 ou 120 mil euros de receitas por ano. Mas, estas, são receitas que poderão manter o clube face ás despesas que tem actualmente, não será mais do que isso. O meu receio é que o Bingo passe a dar zero. Estou muito apreensivo. Se o Bingo se mantiver, nos valores do começo deste ano, existem condições para que o clube viva equilibrado, mas, no patamar de despesa actual e com os apoios que recebe, da autarquia e empresários. A Academia de Futebol pode criar condições para que o futebol de formação seja autosustentável. As receitas das equipas seniores são quase nulas, as receitas dos jogos nem pagam as despesas. Apoios municipais, na área do futebol, também não temos. Estamos, também, dependentes das dinâmicas económicas da cidade, porque os clubes são um reflexo das riquezas das cidades. Sinceramente, vejo o futuro com muita apreensão, porque os indicadores que temos, dos últimos cinco anos, são de quebra contínua, daí algumas opções radicais que já tomámos este ano e, para o ano que em, seja quem for que esteja no Barreirense, terá que tomar outras opções, avaliando a situação."

O meu ciclo termina

Não vai candidatar-se no próximo ano?

"Penso que o meu ciclo termina com a conclusão destas infra-estruturas. Foram doze anos e meio de entrega ao clube, de abdicar de uma vida pessoal, de abandonar as empresas de que sou sócio. Penso que dei o meu contributo ao clube, dei o meu contributo para a sociedade em geral, porque este clube é uma instituição da cidade, que presta um serviço aos cidadãos do Barreiro. O que me custa um bocado é que aquilo que foi conseguido em dois anos, de construção destas infra-estruturas, arrastou-se por seis ou sete anos e vai demorar-se mais tempo a atingir o objectivo de uma gestão equilibrada. Todos sabemos que o país entrou em quebra há cinco seis anos para cá e isso trouxe dificuldades acrescidas, porque retirou-nos capacidade para resolvermos os nossos problemas."

700 praticantes desportivos

De sublinhar que no Futebol Clube Barreirense, actualmente, são 700 os praticantes de desporto, em diversas modalidades - Futebol, Basquetebol, Ginástica, Kockboxing e Xadrez. Segundo Manuel Lopes a criação da Academia de Futebol irá contribuir para um aumento de mais cerca de 200 novos praticantes. O FCB conta com cerca de 3800 associados.

In www.rostos.pt

 

Imagens

Último vídeo

Próximos eventos

domingo, 22 dezembro 2024 - 10:00 -11:35 : O Grandolense - FCB(B) (Juvenis)
domingo, 22 dezembro 2024 - 10:00 -11:25 : Vasco Gama Sines - FCB(B) (Iniciados)
domingo, 22 dezembro 2024 - 10:00 -11:25 : Samouquense - FCB (Sub-14)
domingo, 22 dezembro 2024 - 11:00 -12:05 : FCB - Águias Unidas (Benjamins)
domingo, 22 dezembro 2024 - 15:00 -16:30 : Charneca Caparica - FCB (Sub-15)
domingo, 22 dezembro 2024 - 15:30 -17:15 : FCB(B) - Juv.Melidense (Seniores)
domingo, 22 dezembro 2024 - 17:00 -18:30 : FCB - Quinta Lombos (Sub-17)

Últimos comentários

  • Carlos Matos
    Exibição pobre para mim que ...

    Ler mais...

     
  • Rui G
    Qual 1904... até isso roubaram....

    Ler mais...

     
  • Jose
    Apenas um relato de um roubo, muito ...

    Ler mais...

     
  • Paulo S
    Uma vez corruptos, corruptos ...

    Ler mais...

Siga-nos no...

RSS youtube facebook twitter

Contactos - www.fcbarreirense.com