Entrevista a António Martins, Presidente da Comissão Administrativa

 O site www.fcbarreirense.com foi ao encontro do Presidente da Comissão Administrativa do Futebol Clube Barreirense, António Martins, que em grande entrevista nos falou do passado, do presente e do futuro do nosso clube, num tempo de muitas dificuldades e incertezas, mas também de esperança e vontade, a caminho do centenário.

Site: Os reforços vieram dar maior qualidade à equipa sénior. Está contente com as novas aquisições? E o que se passa com o Rossano?

António Martins: Desde o início da época, detectámos que a equipa acusava imaturidade em certos períodos dos jogos. Procurámos em Dezembro, combater e colmatar essa inexperiência que a equipa tinha devido à sua juventude. Penso que com estes reforços, apesar de três deles ainda serem bastante jovens, mas já trazem alguma experiência de campeonatos de divisões superiores, e obviamente vieram trazer um complemento à equipa, não só em termos de qualidade mas também em experiência. E os últimos dois resultados são uma prova disso.
O Rossano esta semana já pode jogar, porque recebemos esta semana o certificado internacional, e como tal, o jogador já está ao dispôr da equipa técnica.
 
Site: Vão existir mais novidades no plantel?
A. M.: Para já não vai haver mais saídas, porque o plantel sénior tem cinco júniores. O único jogador júnior que é declaradamente sénior é o Gonçalo Silva, todos os outros estão à disposição da equipa técnica dos júniores, portanto, se olharmos, ficamos com um plantel de 24 jogadores.

 Site: Ainda o jogo com o Beira-Mar de Almada. Como explica o facto de apenas o Varela e o Josemar terem sido punidos pela Associação de Futebol de Setúbal e nenhum jogador adversário ter sido castigado?
A. M.: Acaba por ser inexplicável. É daquelas situações em que não se encontra uma explicação lógica para o sucedido. A explicação que o árbitro nos facultou no final do desafio foi a de que o Varela tinha sido identificado claramente como um dos agressores, porque o árbitro estava mesmo ao lado. Em relação ao Josemar, ele foi castigado por entrar dentro de campo.

Site: Ainda em relação a castigos. Como está a situção do Varela e do Jardel, eles que foram sancionados disciplinarmente pela Comissão Administrativa?
A. M.: Eles já integraram esta semana os trabalhos da equipa, foram castigados com uma semana de suspensão. O Varela, obviamente ainda não está disponível para jogar em função do castigo da AFS. No entanto, a Comissão Administrativa não quis deixar passar em claro uma falta de respeito perante o clube. Os jogadores têm de se mentalizar de que por muito que sejam incentivados à violência e a agressões verbais, eles representam o clube. E enquanto esta Comissão Administrativa estiver à frente do Barreirense, não vai permitir essas faltas de respeito, porque para todos os efeitos é essa a imagem que passa do clube cá para fora.

Site: Até ao final da época a equipa sénior vai lutar por que objectivos?
A. M.: Ganhar jogo a jogo.

Site: E a próxima época já está a ser preparada?
A. M.: Sim, neste momento já conversámos sobre isso. O Barreirense vai continuar a apostar, e caso não apareça nenhuma lista, obviamente que se aparecer uma nova lista ela será livre de escolher os destinos do clube, mas caso se mantenha como está, iremos apostar novamente na juventude, vamos apostar em mais maturidade com um único objectivo, a subida de divisão. Este ano a nossa grande aposta era equilibrar o clube financeiramente, bem como a nível estrutural, e só posteriormente apostar no regresso do clube aos nacionais.

Site: Como é que um clube com as responsabilidades do Barreirense e que até tem Futebol no nome deixa esta modalidade cair em tamanha desgraça, ou seja desde a Liga de Honra até ao Distrital?
A. M.: Essa é a pergunta que todos os sócios e simpatizantes do Barreirense fazem. Existem vários factores que podemos apontar para esse declínio. Primeiro, houve quanto a mim, e falo em termos pessoais, um erro de gestão que penalizou o clube em termos de infraestruturas, e poderemos apontar esse como o principal motivo desde declínio. Penso eu que a anterior direcção poderia ter um pouco mais de conforto quando fez o contrato com o Espaço 3030 e garantir que o clube tivesse primeiro a construção do complexo da Verderena e só depois deixar o D.Manuel de Mello. No entanto, isso não aconteceu, e não vale a pena chorarmos sobre o passado, o que nos interessa neste momento é que o clube está orfão de infraestruturas para a modalidade de futebol de 11, estamos a desenvolver todos os esforços para que na próxima época possamos ter essas condições, e obviamente voltar o mais rapidamente possível ao lugar que é devido que são os campeonatos nacionais.

 Site: A venda do D. Manuel de Mello foi o maior erro da história do clube?
A. M.: A venda em si não, os termos em que o contrato foi feito, esses sim, eu penso que foram um dos maiores erros da história do nosso clube. Já existiram outros erros no passado, este foi mais um. Penso que a venda do estádio acabou por ser inevitável, devido às condições financeiras do clube, agora digamos que o contrato que foi estabelecido com o Espaço 3030 é um pouco débil para o clube, até mesmo judicialmente. O que é que nós temos actualmente? Temos uma execução fiscal sobre o Espaço 3030, estamos a tentar recuperar rapidamente um milhão de euros. Em numerário, temos a noção que será extremamente difícil, e como tal avançámos com um pedido de penhora sobre bens do Espaço 3030 que vamos tentar recuperar.

Site: Quantos sócios tem o clube actualmente?
A. M.: Neste momento tem 5680, actualizado.

Site: Quem e quanto dinheiro devem ao Barreirense?
A. M.: Existe um contrato em que o Futebol Clube Barreirense tem de ser ressercido de um milhão de euros em dinheiro, pelo Espaço 3030 e existe mais outro que prevê a entrega em bens de dois milhões de euros ao clube. Todos esses valores estão inerentes ao contrato da venda do D. Manuel de Mello ao Espaço 3030 e ao contrato da Verderena. Neste momento, são estes os valores de que o Barreirense terá de ser ressercido.

Site: Quando começam as obras na Verderena?
A. M.: As obras na Verderena? Muita gente já desesperou... Nós, em Outubro, tal como tínhamos apresentado e prometido aos sócios em Assembleia Geral, estávamos prontos para iniciar a obra. A empresa com a qual temos o acordo estava igualmente pronta para o arranque dos trabalhos. No entanto, constatámos alguns factos que nos fizeram atrasar o início das obras.
Em primeiro lugar, passa por uma colocação que a Câmara Municipal do Barreiro nos disponibiizou, que era a possibilidade de concretizar uma expectativa que foi criada em 2001, que era o clube ter um posto de abastecimento de combustível, só que esse posto teria de ser no espaço dos terrenos do Barreirense, na Verderena. Ora, isto obrigou-nos a parar o projecto que estava concluído, obrigou os arquitectos a trabalhar sobre o projecto durante dois meses, até chegarmos à conclusão de que não conseguiríamos lá colocar o posto de abastecimento, porque o espaço que o clube tem é extremamente limitado e não permite a colocação do mesmo.
Retomámos o projecto do complexo, mas deparámos com outro problema que é a vala real que atravessa o terreno do Barreirense. Essa vala, que já está meio construída e meio tapada, e em que a obra de acabamento era da obrigação do Espaço 3030. Eles não cumprem e a Câmara não tem condições financeiras para substituir o Espaço 3030, o clube muito menos, porque não tem essa capacidade financeira, então tivémos que arrastar esta situação algum tempo até chegarmos a um acordo com a Câmara que foi o de desviar a vala para outra localização e enfim, avançarmos.
Neste momento, o projecto de viabilidade já entrou na Câmara no final do ano passado. Estamos a aguardar o ok da Câmara a qualquer momento e posso-vos adiantar que teremos cá na próxima semana as pessoas da empresa que irá construir e ter a exploração, assim como a empresa italiana que faz a cedência dos sintéticos para ver se conseguimos finalmente iniciar a obra até ao final do mês.
Actualmente, apenas existe uma questão levantada pela Câmara que é o espaço para estacionamento. O antigo projecto previa esse espaço, este actual não prevê porque há menos área disponível, devido ao campo de futebol de 7. O que a lei diz é que terá de haver estacionamento num raio de 1 km e ele existe, agora não há é no local, agora vamos a ver qual é o entendimento que as duas partes chegam. Mas estamos convictos que não vai ser por aí que não vamos chegar a acordo.

 Site: Deduz então que na próxima época, 99,9% irá ser iniciada na Verderena?
A. M.: Eu gostaria muito sinceramente que os séniores realizassem os últimos jogos desta época na Verderena.

Site: O prazo de construção seria aproximadamente de dois meses?
A. M.: Sim, pelo menos para o campo de futebol de 11, porque todo o espaço levará mais algum tempo.

Site: Irá haver alguma Assembleia Geral nos próximos tempos?
A. M.: Sim, no dia 19 de Fevereiro.

Site: Que futuro vislumbra para um clube quase centenário?
A. M.: Mais cem anos... Depende muito do que os sócios quiserem para o Futebol Clube Barreirense. E depende muito do que as pessoas que se disponibilizam para estar à frente do clube, e do que sejam as suas reais intenções. Eu digo que se vier uma lista por bem, para ajudar o clube será bem vinda, agora se vier uma que seja só para se promover, não é a altura ideal para vir para o clube.

Site: Quer deixar uma palavra aos sócios?
A. M.: A palavra que eu quero deixar aos sócios é o que eu tenho tentado transmitir desde o início, e é a de que acreditem e de que se aproximem de novo do clube, porque é nesta altura que o Barreirense precisa dos sócios. Temos verificado isso a pouco e pouco, temos recuperado muitos associados, portanto continuem a acreditar. O clube não tem culpa, muitas vezes,  das pessoas que passam por ele e só com o apoio dos sócios poderemos re-colocar o clube no sítio que é devido.


Imagens

Último vídeo

Próximos eventos

sexta-feira, 17 maio 2024 - 21:00 -22:45 : FCB - Amora (Seniores Femininos)
sexta-feira, 17 maio 2024 - 21:15 -22:45 : FCB - Bairro Miranda (Juvenis)
sábado, 18 maio 2024 - 09:00 -10:05 : CRI - FCB(B) (Sub-11)
sábado, 18 maio 2024 - 09:00 -10:15 : Almada 2015 - FCB (Sub-13 Fut11)
sábado, 18 maio 2024 - 09:30 -10:35 : FCB - D.João I (Sub-11)
sábado, 18 maio 2024 - 09:30 -10:45 : Samouquense - FCB (Sub-13 Fut9)
sábado, 18 maio 2024 - 09:30 -10:45 : D.João I - FCB (Sub-12)

Últimos comentários

  • Carlos Matos
    Exibição pobre para mim que ...

    Ler mais...

     
  • Rui G
    Qual 1904... até isso roubaram....

    Ler mais...

     
  • Jose
    Apenas um relato de um roubo, muito ...

    Ler mais...

     
  • Paulo S
    Uma vez corruptos, corruptos ...

    Ler mais...

Siga-nos no...

RSS youtube facebook twitter

Contactos - www.fcbarreirense.com