António Martins em Entrevista: «Campo estará pronto em Outubro»

100827antonio_martinsCom o início da época desportiva à porta, o Futebol Clube Barreirense (FCB) está a dar passos para conseguir ter um futuro risonho. O Bingo vai reabrir, em princípio, no dia 3 de Setembro, estando a exploração a cargo de uma empresa privada. As infra-estruturas do clube alvi-rubro também vão sofrer obras. O campo da Verderena vai estar pronto em meados de Outubro e a Academia vai alterar os seus campos para relva sintética.
António Martins, presidente do Futebol Clube Barreirense, começou por explicar que "ainda não está definido que a abertura do Bingo seja dia 3 de Setembro", embora estejam a ser feitos todos os esforços para que a data da abertura seja essa. Isto porque falta, neste momento," a autorização do Secretário de Estado do Turismo para que o Bingo abra dia 3".
O responsável aclarou o facto de que há cerca de um mês para cá o clube "acertou um contrato que visa a cedência de exploração da sala à Nacionalconsult”. “Uma empresa profissional na área de jogos, que já faz a gestão do Bingo do Sport Lisboa e Benfica, contactou-nos após nós termos encerrado o nosso Bingo, com o intuito de virem a explorar o Bingo do Barreirense. Tivémos em negociações aproximadamente um mês, chegámos facilmente a acordo, porque para o clube retomar uma actividade que era deficitária, tornando-a numa fonte de receita, obviamente que facilitou as negociações", explica.

Cedência por seis anos

António Martins acrescentou ainda que o FCB "vai ceder a exploração”. Vamos fazer uma cedência até ao final do contrato e depois existe a possibilidade de renovação na mesma, caso o Barreirense continue com a licença do Turismo de Portugal e da Inspecção de jogos. O Barreirense ainda tem a licença da sala de jogo por mais seis anos e se tudo correr bem, o clube estará na altura para ver e para analisar e decidir se vai continuar com a licença ou se irá retirá-la. O negócio envolve o aluguer da sala do Bingo através de um arrendamento à empresa e depois um fim mensal sobre o valor das receitas", argumenta.
António Martins referiu ainda que a empresa "já tem várias iniciativas pensadas”. “Temos conhecimento que, no início, vão oferecer as refeições a todos os clientes, de forma a cativar e a ganhar novamente popularidade junto dos jogadores e vamos esperar que eles tenham êxito porque assim o barreirense também terá", admite.

Campo da Verderena

Relativamente às obras para o campo da Verderena, o presidente do clube alvi-rubro explica que "o Barreirense adjudicou a obra, mas o clube vai assumir os custos da mesma”. “É um contrato muito simples com a empresa Global Stadium, que foi a mesma empresa que construiu o Estádio do Bessa; neste momento, estão a trabalhar no estádio Olímpico de Moscovo e noutros relvados de topo a nível Europeu e é essa a entidade com que fizemos o acordo que passa por colocar um relvado no Campo da Verderena que vai ser distinto de 99 por cento dos relvados em Portugal. É um relvado que é feito com material orgânico e não com borracha; isto significa que é um relvado que está aprovado para aceitar jogos não só da Liga Profissional Portuguesa, mas também de Ligas Europeias", adianta.
António Martins considera que este facto "é bom para o clube". Talvez seja demasiado para a realidade do clube actualmente, mas não sabemos qual é o futuro do clube daqui a 10 ou 15 anos”, argumenta.
O relvado tem uma durabilidade de 25 anos. “Não podemos hipotecar o futuro do clube, daí a nossa opção por esse relvado, porque pensa a actual direcção que, em breve, com os grandes problemas do clube solucionados, irão aparecer direcções que queiram realmente investir no clube e colocá-lo num nível mais elevado. E assim está dado o primeiro passo com a construção do campo e depois logo veremos daqui a uns anos como vai ser", disse.

Duas Bancadas

O campo da Verderena vai ter duas bancadas pequenas, só com dois ou três degraus. "Uma a acompanhar toda a lateral da Av. da Escola de Fuzileiros Navais e outra no Topo Norte, onde vai nascer o Continente. Para já vão ser essas as infra-estruturas” explica.
“O campo também vai ser vedado, com uma vedação simples semelhante ao que existe na Academia de Futebol Infantil do FCB. Vai também receber uma iluminação que apenas permite treinos e jogos de treino - não permite a realização de jogos oficiais no período nocturno, mas são as possibilidades financeiras que o clube tem", disse.
O acordo prevê que o clube tenha cerca de um ano para fazer a liquidação dos custos, agora contraídos com a construção do campo, mas António Martins tem a esperança "que um dia mais tarde, com um possível acordo da gasolineira - que tudo indica que vai para a frente -, os proveitos provenientes sirvam para liquidar na íntegra esta obra".
As obras deverão estar concluídas em meados de Outubro.

Remodelação na Academia

Não serão apenas feitas obras na Verderena. O presidente do FCB afirmou que "o clube não quis ficar por aí”. “Quisemos criar condições para o futebol e para os nossos atletas mais jovens, por isso vamos fazer algumas remodelações na nossa Academia de Futebol. Vamos substituir o relvado natural pelo sintético e os dois relvados de futebol de 5 por sintético. O relvado natural vai ser redimensionado para que se possam realizar jogos oficiais. Neste momento, o campo não tem as medidas oficiais e vai ser redimensionado, ou seja vai crescer 15cm”, avança.
Isto significa que o clube fica dotado de infra-estruturas desportivas "que possam permitir que o número de equipas aumente, como. por exemplo. criar equipas B na formação de Juvenis e Juniores, que são os únicos escalões que. neste momento. só têm uma equipa".

Não existem apoios

António Martins esclareceu o facto de que "actualmente não existe qualquer manifestação de apoio aos clubes”. “É pena que entidades de posição nacional não apoiem o desporto nem o Movimento associativo. O clube procurou apoios mas não conseguiu. Vamos tentar procurar fora do Barreiro, embora estejamos conscientes das dificuldades", defende.
A autarquia não tem apoiado o clube a nível financeiro "devido às dificuldades”. “Esperamos que nos apoiem agora que vamos começar a construir, não colocando entraves ao início das obras", concluiu.

In Jornal do Barreiro

Imagens

Último vídeo

Próximos eventos

quarta-feira, 01 maio 2024 - 09:30 -10:45 : Ídolos Praça - FCB (Sub-13 Fut11)
quarta-feira, 01 maio 2024 - 10:30 -11:45 : FCB - D.João I (Sub-15 Femininos)
quarta-feira, 01 maio 2024 - 15:00 -16:45 : FCB - Seixal 1925 (Sub-16)
quarta-feira, 01 maio 2024 - 16:00 -17:45 : Paio Pires - FCB(B) (Seniores)
quarta-feira, 01 maio 2024 - 16:30 -18:15 : Sporting - FCB (Sub-14)
quarta-feira, 01 maio 2024 - 21:00 -22:30 : D.João I - FCB (Sub-17)
sábado, 04 maio 2024 - 08:00 -17:00 : Vendas Azeitão - FCB(B) (Juniores)

Últimos comentários

  • Carlos Matos
    Exibição pobre para mim que ...

    Ler mais...

     
  • Rui G
    Qual 1904... até isso roubaram....

    Ler mais...

     
  • Jose
    Apenas um relato de um roubo, muito ...

    Ler mais...

     
  • Paulo S
    Uma vez corruptos, corruptos ...

    Ler mais...

Siga-nos no...

RSS youtube facebook twitter

Contactos - www.fcbarreirense.com