Vindo de uma noite de pouco sono, eis que volvido cerca de um mês depois da odisseia insular, regresso à estrada com os companheiros de asfalto para mais uma viagem ao norte. Ainda de "madrugada", arrancamos para Marco de Canaveses num mini-bus, onde a sonolência dos presentes (incluindo o escriba) era a nota dominante.
A primeira paragem foi em Aveiras, para as obrigatórias idas às boxes e ao aconchego do estômago. Outros aproveitaram para comprar os jornais onde o azul reinava. A manhã começava a ficar quente, o autocarro abafado, os bancos duros, a nunca mais chegávamos... o que vale é que esta pequena viatura tinha tecto de abrir para "refrescar as ideias".
Segunda paragem da manhã em Estarreja e já em mangas de camisa, deu para descomprimir um pouco da posição de sentado e beber qualquer coisa. Pouco faltava para a uma da tarde quando chegámos a Avelino... perdão Marco de Canaveses, e após uma rotunda (espante-se) encontrámos o estádio.
A "larica" já apertava e era tempo de "debulhar" o almoço num restaurante que ladeava o campo. Quase todos optaram pelos pratos de carne, que já deveria ter uns 400 anos de tão "tenra" que era. Era uma vitela "veterana". Tal como a equipa, esta casa também está na zona de despromoção.
Ainda faltvam 2 horas para o jogo e o que fazer? Dar uma volta pela cidade? Mas era domingo e estava tudo fechado e quase deserto. E o calor também se fazia notar. Acabámos por ficar numa esplanada, em ritmo de "descanso"...
O ritmo calmo continuou no jogo em que só não dormi porque os bancos eram desconfortáveis e o "adepto do ano" continuava a "bombar". Até o stock de "sumo de cevada" acabou!!! Valeu a primeira vitória (e sofrida) da equipa mas que teve o sabor amargo da (já esperada) descida.
Era tempo de regressar a casa, onde mais umas horas de sono esperavam por mim e por quase toda a comitiva de adeptos (com intervalo na Mealhada) onde uma verdadeira "onda azul" dos Belenenses (que vinha de Paços de Ferreira) entupia a área de serviço. Chegámos ao Barreiro por volta das 11 e meia da noite. Era tempo de dormir em base mais confortável. Daqui a duas semanas acaba a digressão!
Ler mais...