Campeonato Distrital de Juvenis da 1ªDiv - 16ªJ: Almada(A): 4 - BARREIRENSE(A): 1
O estado do terreno obrigava a que ambas as equipas jogassem mais no espaço aereo, do que junto a relva, dai resultante um futebol mais direto e aos tropeloes e em constantes disputas de bola com contacto fisico.
O inicio de jogo trouxe um certo equilibrio, onde a equipa Almadense (lider destacado do Campeonato) tentava impor um ritmo mais elevado ao jogo, com constantes variaçoes de flancos e tentando romper pelas alas, e do lado Barreirense imperava a sua organizaçao defensiva nao dando espaços entre os seus sectores, fechando as alas onde a equipa adversaria é extremamente forte, e por sua vez, apostando num ataque rapido aquando da recuperaçao de bola, tentando chegar ao ultimo terço rapidamente.
Tudo isto resultava num jogo fechado onde as jogadas de perigo junto das balizas escasseavam, só surgindo em bolas paradas que eram aproveitadas por ambas as equipas para chegar a area adversaria.
Aos 7 minutos, num livre lateral ( que só o arbitro viu) é o Almada que cria perigo, num cruzamento rasteiro em que a bola aos trambulhoes atravessa toda a area barreirense, enganando todos jogadores de ambas as equipas que tentaram tocar-lhe, saindo esta pela linha final bem perto do poste da baliza á guarda de Ricardo.
Aos 11 minutos, é o Barreirense a criar muito perigo, onde a defesa almadense foi pressionada, existe um atraso ao seu guarda-redes e perante a pressao dos jogadores barreirenses, este acaba por agarrar a bola dentro da sua pequena area, livre indirecto a favor do FCB, na marcaçao do livre o primeiro remate é de Gonçalo Ascensao que embate num defesa em cima da linha de golo, surgindo depois um segundo remate que volta a embater num outro defensor almadense tambem em cima da linha de golo.
Estes dois lances de perigo de ambas as equipas chegaram para por algum respeito mutuo pelo adversario, tornando a partir dai um jogo de grande intensidade, onde a disputa de bola a meio campo e o futebol direto eram predominantes, só que ambas as defesas impunham-se aos avançados contrarios, as situaçoes de perigo só surgiram nos livres e cantos que eram aproveitados por ambos os conjuntos para porem a bola na area.
Até ao intervalo, o jogo foi muito equilibrado, vindo a findar a 1ª parte com um nulo no marcador que espelhava nao só o equilibrio do jogo, como tambem, a organizaçao de ambas as equipas.
No 2º tempo, ambas as equipas apresentam os mesmos interpretes, só que a equipa da casa ofensivamente mete mais jogadores na frente tentando ganhar a 2º bola e querendo fazer valer o seu favoritismo, mas os Alvi-Rubros manteem a sua organizaçao defensiva, e começam a aproveitar alguns espaços dados pelo adversario, e numa dessas situaçoes o lateral do FCB Tiago Ribeiro incorpora-se no ataque criando desiquilibrio e vantagem sobre o lateral contrario, e efetua um cruzamento que é interceptado por um defesa almadense com o braço, penalty,...estavam decorridos 4 minutos do 2º tempo, GONÇALO ASCENSAO é chamado a converter e inaugura o marcador.
A equipa do Cristo Rei acusa o golo e abana, o FCB apesar da vantagem nao abdica da sua organizaçao, só que agora ja existem espaços que podem ser aproveitados pelos alvi-rubros, e 2 minutos volvidos, é Andre Pires que aproveita o adiantamento do lateral direito contrario, para lhe cair nas costas e se isolar pela esquerda do seu ataque, só que o mau estado do piso faz com que a bola va aos trambulhoes e quando surge o remate a bola saltou e o pontape sai torto.
Com o Barreirense em vantagem no marcador, todos os lances eram disputados com grande entrega por ambos os conjuntos, mas ao mesmo tempo com lealdade e sem maldade, só que o arbitro da partida quis começar a ser protagonista, e tudo servia para marcar livres contra o Barreirense, livres marcados consecutivamente, tendo inclusive no mesmo minuto conseguido marcar 3 livres que só ele viu, os quais eram aproveitados para o adversario meter a bola direta na area,......ate que num desses livres em cima da linha do meio-campo e na zona frontal, o Almada chega ao empate aos 50 minutos, bola batida para a area barreirense tendo ela passado por cima de toda a defesa em direcçao a Ricardo o Gr barreirense, que sozinho se eleva e tenta agarrar a bola, só que inesplicavelmente deixa cair a bola das maos, ficando ela a merce de RENATO o Ponta Lança contrario, que só teve de encostar para o golo.
Era agora a vez de o golo sofrido fazer mossa e enervar os jogadores do FCB, galvanizando e motivando o Almada, que 3 minutos depois chega a vantagem por 2-1, num lançamento de linha lateral, alguma desatençao da defesa barreirense, tendo RENATO de novo aproveitado, e perante o adiantamento de Ricardo, e já dentro da area faz um chapeu e um golo de belo efeito.
A perder por 2-1 o FCB, refresca a equipa com 2 substituiçoes, saindo os ja exaustos Diogo Silva e Ruben, entrando para os seus lugares Tiago Sousa e Raul, e o FCB vai a procura do empate, volta a ter frescura na frente e o Almada agora recolhe e baixa mais um pouco as linhas, o jogo estava equilibradissimo,....e os livresinhos contra os Alvi-Rubros continuavam a ser vistos só pelo sr. arbitro,.......agora os livresinhos eram marcados sempre na zona ofensiva do FCB,......até que aos 64 minutos o protagonista do jogo quis um PROTAGONISMO MAIOR,....... e acabar de vez com as duvidas.
Estavam decorridos 64 minutos, o Almada saia da sua zona defensiva e a bola é metida em profundidade para as costas da defesa barreirense, só que descaida para a direita do seu ataque, corre o central barreirense Manhita e o atacante almadense, e ambos chegam junto da bola praticamente ao mesmo tempo antes de ela sair pela linha final, só que a bola ficou nos pes do avançado do Almada a um metro da linha de fundo que a protegeu com o corpo de costas voltadas para a baliza, e o central do FCB por tras fazendo a contençao, ambos os jogadores estavam de pé e nem contacto fisico houve,....e de repente ouve-se uma apitadela do arbitro,.....todos param,(jogadores de ambas as equipas)........tera sido fora de jogo ? ..... terá a bola saido pela linha final ?.....todos olham para o arbitro,que se encontrava a 35 metros do local........e este aponta para a baliza barreirense, ...... se calhar é pontape de baliza,....os Treinadores de ambas as equipas abrem os braços em sintonia, como que um dizendo ao outro, que foi ? ..... e o outro sei la ?,...... responde logo o arbitro de imediato aos 2, (PENALTY contra o Barreirense),.....risos e mais risos,....jogadores rodeiam o arbitro em sinal de protesto e diz o arbitro, pos a mao em cima do adversario..... sinais de imediato do banco do Barreirense, para nao protestarem mais nem exagerarem pois de nada valia,.............e o Almada sem culpa absolutamente nenhuma faz o 3 - 1 na marcaçao da grande penalidade aos 64 minutos.
Após o 3 -1, aos 70 minutos o sr. arbitro marcou uma falta a meio campo a favor do Barreirense, a qual mereceu os aplausos do publico no sentido perjurativo, pois alem de nao ter existido a falta, foi das poucas faltas que marcou a favor do FCB na 2º parte, mais parecendo que era em geito de compensaçao.
Os jogadores do FCB, ainda lutaram até final do jogo, na busca do golo, e em 2 situaçoes ele poderia ter acontecido, na marcaçao de um canto em que o cabeceamento de Manhita sai por cima da baliza, e por Pendao que apos varios ressaltos dentro da area almadense, remata fraco à figura do Gr do Almada.
Ja nos descontos (aos 80+1), é o Almada que chega de novo ao golo, o 4-1 num periodo em que apanha a equipa do FCB desposicionada na procura do golo.
Pouco depois termina a partida, em que o resultado nao espelha o equilibrio verificado em campo, num jogo disputado entre 2 equipas que mereciam um outro terreno de jogo e outro arbitro.
Campo do Pragal, em Almada.
Piso - Relva natural
Tempo - Nebulado
Equipa Barreirense:
Ricardo Ramos; Tiago Ribeiro, Manhita, Pendao e Gonçalo Ascensao (Capitao): Palma, Heli e Rafael, Diogo Silva, Andre Pires e Ruben.
Suplentes: Diogo Brito, Tiago Sousa, Fabio Rosario, Raul, Barbosa, Gonçalo Amaral.
Substituiçoes FCB:
Aos 60 min, saiu Diogo Silva e Ruben, entraram Tiago Sousa e Raul.
Aos 65 min, saiu Palma e entrou Gonçalo Amaral.
Equipa Tecnica FCB
- Luis Costa
- Paulo Machado
Dirigente - Palma
Massagista - Vanessa
Acçao Disciplinar:
- Cartao Amarelo aos 36 minutos a Palma.
Resultado ao Intervalo: 0 - 0
Resultado Final: 4 - 1
Golos:
0 - 1 , aos 44 minutos, por Gonçalo Ascensao (penalty).
1 - 1 , aos 50 minutos,
2 - 1 , aos 53 minutos,
3 - 1 , aos 64 minutos, de penalty.
4 - 1 , aos 80+1 minutos,
Proximo Jogo
17ª Jornada.
Barreirense - Fabril
Domingo, 8 de Março, as 9:00 horas.
Campo da Verderena, no Barreiro.
Ler mais...