O coordenador do futebol Formação do Futebol Clube Barreirense, Carlos Fernandes deslocou-se a Madrid, entre os dias 23 e 26 de Novembro, numa Visita de Trabalho integrado na delegação da Federação Portuguesa de Futebol no âmbito do programa "Grassroots/Raizes do Futebol" - UEFA.
O treinador referiu que “o convite foi feito pela Federação Portuguesa de Futebol ao FC Barreirense devido aos critérios que tinham. Ou seja, quais eram os clubes, em termos de formação, não profissionais (não podiam pertencer a nenhum campeonato da Liga) que nos últimos cinco anos tinham tido os melhores resultados.
Penso que o primeiro convite foi feito ao Ginásio Clube de Corroios, que não acedeu ao convite e a seguir foi feito o convite ao Futebol Clube Barreirense, ao qual acedemos de bom grado.”Na sua opinião o balanço que faz “é muito positivo.” Explicando que o objectivo da visita “foi conhecer os escalões base do nosso país vizinho. Existia uma delegação portuguesa, sérvia e eslovaca. Fomos conhecer os escalões base do futebol espanhol, não só das selecções como dos dois maiores clubes de Madrid, o Real e o Atlético”.
Afirmou ainda que “houve troca de experiência entre os treinadores. Como é que as coisas são feitas de um lado e de outro, como é que a formação funciona, o scouting, como é que as estruturas se trabalham, numa realidade completamente diferente da portuguesa mas que temos que aproveitar os bons exemplos e os espanhóis em termos de escalões de formação são muito fortes como todos sabemos”.O Coordenador referiu ainda que “o que me marcou mais e que fiquei fascinado, foi conhecer o Real Madrid por dentro, não só o centro de estágio que é fabuloso é tudo perfeito”.
Finalizou comentando que “é o maior clube do Mundo. A estrutura é semelhante aos clubes portugueses, mas existem pontos que eles focam mais. Por exemplo dão muito valorização à questão da formação dos treinadores, a relação com os pais à forma como as coisas são feitas dentro da academia deles e isso foi o que mais me marcou.
De tudo o resto foi a visita a casa das selecções espanholas foi conhecer o Atlético de Madrid por dentro”
Ler mais...