ENTREVISTA COM O TREINADOR DOS INFANTIS A DO FCB – NUNO FERNANDES

101013nuno_fernandesNuno Fernandes, 35 anos e actual treinador da equipa de Infantis A (Sub-13) do FCB, está há 3 épocas no clube. Licenciado em Educação Física e Professor na Escola Básica do Montijo (exerce o cargo de docência há 10 anos pelo Ministério da Educação), exerce também o cargo de treinador de futebol de formação há 10 épocas. O seu actual adjunto, Jardel (Jogador sénior do FCB) foi seu jogador nos Infantis A, na época 2000/2001, quando ambos representavam o Santoantoniense FC no escalão de Infantis A.


Este treinador, com o curso de 2º Nível – Uefa Basic tirado em 2005 conjuntamente com a actual equipa técnica da Selecção Nacional de onde se destaca Paulo Bento, passou pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica (no antigo Estádio da Luz), Santoantoniense FC (Infantis A e Juniores), Idolos da Praça de Setúbal (Escolas e Infantis), Praiense FC (Juvenis), 1º Maio Sarilhense (Treinador adjunto da equipa Sénior) e, finalmente, FC Barreirense (Infantis A e Adjunto dos Juvenis). Estagiou ainda durante o curso de 2º Nível na Academia do Sporting Clube de Portugal em Alcochete, durante um período de 3 meses na equipa de sub-14 (Iniciados B).


1- Há 3 épocas no FCB, que balanço fazes desta tua experiência no FCB?

Sim, estou há 3 épocas no clube e orientei 3 equipas de Infantis A e uma de Juvenis como treinador adjunto, coadjuvando o Duka (actual Treinador dos Seniores) há duas épocas atrás.

O balanço que faço é extremamente positivo pela experiência que tenho adquirido todos os dias num clube grande como é o FC Barreirense. Como disse anteriormente, é um clube enorme, que transporta em si uma força ímpar na cidade do Barreiro e no Distrito de Setúbal. Senti isso, desde a hora que cheguei e percebi a realidade do clube, as dificuldades que o mesmo atravessou e atravessa a nível económico-financeiro e tento todos os dias dar o meu máximo para contribuir no crescimento de uma das escolas de formação de referência a nível nacional.

Na 1ª época que entrei não conhecia os atletas / plantel que iria treinar, as condições na verderena eram precárias e o futebol de sete tinha perdido a força e a hegemonia que teve em épocas anteriores. A minha equipa técnica reestruturou o plantel e através do trabalho, empenho e dedicação "na lama" e terra batida conseguimos ainda assim vencer a 1ª e 2ªs fases, apurando-nos para a fase final que já disputámos na nossa Academia de Futebol. Nessa época, obtivémos lugar entre as 6 melhores equipas do distrito, ficando no 4º lugar a nível distrital.

A 2ª época já foi diferente. Já há 6 meses na Academia de Futebol, condições materiais e espaciais de nível mais elevado e uma prospecção bem orientada permitiu-nos ter uma equipa mais competitiva e que pudesse disputar a fase final do campeonato distrital de infantis com outros argumentos.  Fizémos uma excelente época, excelentes jogos, muitas vitórias e tinhamos uma dinâmica de equipa muito forte. No entanto, o Vitória de Setúbal foi mais regular na fase final e conseguiu ser campeão na última jornada, restando-nos o 2º lugar, ou seja, fomos vice-campeões distritais sendo, no entanto em minha opinião, a melhor equipa do distrito.

Para a 3ª época, trabalhámos muito na prospecção e construção de um plantel que fosse o mais equilibrado possível de forma a lutar pelo objectivo principal que seria voltar a ser campeão, não descurando tudo aquilo que faz parte do processo de formação de um jovem atleta (sucesso escolar, normas e regras de conduta na vida, etc.). Quando falamos em resultados, queremos que se entenda que é possível "formar a vencer" e se não for possivel vencer fica a formação pessoal de cada um, o respeito, a amizade e o incutir de valores fundamentais para o desenvolvimento destes jovens atletas.

Esta 3ª época foi a todos os níves fantástica! Excelentes atletas, amigos, respeitando-se mutuamente e uma qualidade técnico-táctica muito acima da média comparativamente com os plantéis anteriores.

Fizémos uma época só com vitórias e um único empate desde a fase inicial até à fase final marcando mais de 200 golos. Acreditámos a chave do sucesso seria o nosso trabalho diário nos treinos e potenciámos uma equipa de grande qualidade que acabou por ser a justa campeã distrital com uma larga vantagem sobre os outros 5 concorrentes. Uma das melhores equipas que passou pelo clube e que deverá continuar a ser bem acompanhada de forma a servir com grande utilidade o futebol de 11 do clube.



2- Que balanço é que fazes deste inicio de epoca?

O balanço que faço até ao momento para a presente época é extremamente positivo dado que tudo o que foi planeado está a ser cumprido na íntegra, ou seja, iniciámos a época no início do mês de Setembro e logo na 1ª semana de trabalho participámos num torneio muito competitivo em que fizemos 3 jogos que contribuíram muito para o crescimento desta equipa. De seguida, ainda na pré-época, fizemos mais 3 jogos de treino com equipas de qualidade acima da média de forma a preparar o 1º jogo de campeonato que se afigurava muito difícil dado que o nosso adversário, GD Fabril, se tinha reforçado imenso com atletas de grande qualidade.

Nessa 1ª jornada, com o GD Fabril, fizemos um jogo de grande qualidade, superando um adversário directo e que apostou forte para a presente época. Vencemos por 2-0 e demonstrámos que a nossa equipa tem muita qualidade e um potencial enorme a ser trabalhado ao longo da época. Nos restantes dois jogos que realizamos até à data goleámos o Paio Pires e a Quinta do Conde respectivamente com 19-0 e 16-2.

De qualquer forma, esta equipa está em crescimento e necessita ainda de muito trabalho de forma a atingir os índices de qualidade que pretendemos para a mesma. 

 

 

3- Quais são os objectivos que definiste para esta época?

Os objectivos para a presente época passam, essencialmente, por formar uma equipa capaz de se impor com qualidade no futebol de 7, facilitando mais tarde a sua integração no futebol de 11. Formar a vencer serão sempre as palavras - chave do nosso vocabulário, no entanto, sabemos que iremos encontrar adversários de grande qualidade e que nos irão trazer dificuldades acrescidas. Vamos tentar ir o mais longe possível na competição, mas também queremos fazer da união, amizade, companheirismo e divertimento os nossos lemas! Divertimento, sim porque os nossos meninos (12 anos de idade) também precisam de se divertir, brincar e ter aquele sorriso nos lábios todos os dias sem a pressão do ganhar, ganhar a todo o custo!
 

4- Que mensagem gostarias de deixar ao teu grupo de trabalho?

A mensagem principal é cumprir as regras / normas estabelecidas pela nossa equipa técnica, treinando sempre a 200%, como o mister diz com “ ALTA INTENSIDADE ”, de forma a melhorarmos a nossa qualidade individual e colectiva nos processos de jogo (ofensivo e defensivo), técnica individual e acções técnico – tácticas definidas para este escalão etário.

Malta, por palavras mais simples, desejo a todos uma óptima época desportiva, treinem bem, sejam amigos, unidos, companheiros e, essencialmente, divirtam-se a fazer aquilo que mais gostam, jogar futebol.

 

 

5- E aos sócios do FCB?
 
Aos sócios e simpatizantes do FCB gostava de deixar a seguinte mensagem: Aproximem-se do clube e das equipas que o representam, venham apoiar todas as equipas da formação desde o futebol de 7 até ao futebol de 11 porque o FC BARREIRENSE com a vossa presença e força poderá voltar a ter as equipas mais competitivas do distrito e até a nível nacional como já teve noutros tempos. É preciso união, empenho e dedicação para voltarmos a ter um clube de grande potencial no panorama nacional do futebol português e que já lançou grandes atletas na ribalta do futebol profissional. É possível, acreditem! Nunca deixem de ACREDITAR!!!

 

 


Imagens

Último vídeo

Próximos eventos

quarta-feira, 17 abril 2024 - 21:30 -23:00 : Piedense - FCB (Sub-17)
sábado, 20 abril 2024 - 09:00 -10:15 : V.Setúbal - FCB (Sub-12)
sábado, 20 abril 2024 - 09:00 -10:15 : Pinhalnovense - FCB (Sub-13 Fut11)
sábado, 20 abril 2024 - 09:00 -10:25 : FCB - Esc.Fut.Setúbal (Sub-17 Femininos)
sábado, 20 abril 2024 - 10:30 -11:45 : FCB - Esc.Fut.Setúbal (Sub-15 Femininos)
sábado, 20 abril 2024 - 11:00 -12:05 : Charneca Caparica - FCB (Sub-10)
sábado, 20 abril 2024 - 11:45 -12:50 : Pinhalnovense(B) - FCB(B) (Sub-11)

Últimos comentários

  • Carlos Matos
    Exibição pobre para mim que ...

    Ler mais...

     
  • Rui G
    Qual 1904... até isso roubaram....

    Ler mais...

     
  • Jose
    Apenas um relato de um roubo, muito ...

    Ler mais...

     
  • Paulo S
    Uma vez corruptos, corruptos ...

    Ler mais...

Siga-nos no...

RSS youtube facebook twitter

Contactos - www.fcbarreirense.com