Entrevista a Nélio Lopes, Treinador dos Infantis B do F.C. Barreirense

Foto: Nelio LopesFala-nos um pouco sobre ti. Qual o teu percurso até chegares ao FCB?
Tenho 33 anos e encontro-me a treinar a equipa de Infantis B pela 2ª época. Iniciei o meu percurso como treinador de formação no S.C. Vinhense, clube onde treinei durante 4 épocas (1º ano no escalão de Escolas A e os 3 seguintes nos Infantis A). No 3º ano, fomos campeões a nível complementar de Infantis A, tendo alcançado a 1ª taça para o clube a nível distrital, resultado de muito trabalho colectivo. Diversos jogadores do clube, pela qualidade e desempenho demonstrados, foram convidados a jogar pelo FCB. Este foi um projecto muito enriquecedor tanto a nível pessoal, como a nível desportivo.
Fruto do esforço e empenho desenvolvidos, fiquei lisonjeado com o convite do F.C. Barreirense para treinar a equipa de Infantis B e foi com entusiasmo que me debrucei nesta nova experiência, que até à data se tem mostrado muito positiva.
 
Este e o teu 2º ano de FCB. Que balanço fazes desta experiência?
Treinar um clube como o FCB é outra realidade, quer pela dimensão do mesmo, quer pela organização e condições de que dispõe, permitindo uma melhor aprendizagem tanto para os treinadores, como principalmente para os jogadores. Comecei a preparar a época que se esperava muito competitiva. O grupo era forte e unido e isso ajudou a assimilar a mensagem que transmiti, que se mostrou determinante, para perseguir o nosso principal objectivo, melhorar as qualidades individuais e colectivas de cada um, crescendo não só como jogadores mas também como homens e obviamente trabalhar para alcançar bons resultados. Encarámos a época com muita seriedade e evoluímos a vários níveis. Ultrapassámos diversos obstáculos e mostrámos a nossa maturidade. Esforçámo-nos para vencer o campeonato, infelizmente não conseguimos. Apesar do resultado, sentimos que cumprimos o nosso dever, acima de tudo honrámos a camisola. Evidenciou-se o trabalho colectivo e a cumplicidade da equipa, que partilhou momentos de tristeza, mas também de muitas alegrias.

Esta 2ª época ao serviço do Barreirense, será mais um ano de dedicação e muito trabalho, apesar de todas as dificuldades sentidas, que a médio prazo têm sido ultrapassadas. Com muito esforço, foi possível formar o plantel que tanto aguardávamos. Hoje a equipa está reforçada e preparada para o início do campeonato.

Que balanço fazes da pré-época?
A pré-época permitiu por um lado adquirir conhecimentos e também dar ritmo aos jogadores. Semanalmente, com um jogo agendado, rodámos a equipa, o que ajudou a identificar as individualidades mas fundamentalmente o grupo, que ficou definido há bem pouco tempo. Estes jogos ajudaram a ter uma maior percepção dos nossos erros, despertando-nos para a correcção dos mesmos. A equipa mostrou vontade em aprender e muito entusiasmo pelo início do campeonato.

Quais são os objectivos que definiste para a época?
Nestas equipas de formação, espera-se mediante o trabalho realizado diariamente que os jogadores evoluam. Não será coerente exigir nestas idades que seja fundamental ganhar títulos, que certamente são importantes e nos deixam mais felizes. Torna-se importante ir ganhando maturidade para a médio e longo prazo, terem a capacidade de lidar com alguma pressão para alcançar o maior número de vitórias, nunca descurando o espírito de união.

Que mensagem gostarias de deixar ao teu grupo de trabalho?
Confio nas suas capacidades a nível individual e colectivo, e espero que as saibam aplicar da melhor forma. Cada um de nós tem a devida importância para o bom desempenho da equipa, que me parece que irá responder positivamente. O que pretendo incutir aos meus jogadores é que desfrutem da possibilidade de praticar um desporto que gostam e que o façam com seriedade, educação, humildade e amizade.

E aos sócios do FCB?
Aos sócios aproveito a oportunidade para lhes agradecer o apoio dado. Nem sempre é possível corresponder às expectativas. Da minha parte e pela equipa que treino, afirmo que o grupo mostra muita dedicação e vontade de triunfar para elevar o bom nome deste clube. Juntos, devemos unir as nossas forças em prol desta instituição.

Gostaria de agradecer às pessoas que trabalham para o blogue, pois divulgam os acontecimentos do clube. Deixar uma palavra de reconhecimento a todos aqueles que dedicam o seu tempo ao FCB (treinadores, directores, funcionários e jogadores), pois a sua ajuda mostra-se fundamental. Finalmente deixar uma palavra de incentivo a todas as equipas dos diversos escalões para que consigam realizar um bom campeonato. Vamos dignificar o nome do clube que está prestes a comemorar 100 anos de existência.

FORÇA BARREIRENSE!!!!!!!!!!!!!!!
 
In http://academiadofcbarreirense.blogspot.com/2010/10/entrevista-nelio-lopes-treinador-dos.html

Imagens

Último vídeo

Próximos eventos

sábado, 20 abril 2024 - 09:00 -10:15 : V.Setúbal - FCB (Sub-12)
sábado, 20 abril 2024 - 09:00 -10:15 : Pinhalnovense - FCB (Sub-13 Fut11)
sábado, 20 abril 2024 - 09:00 -10:25 : FCB - Esc.Fut.Setúbal (Sub-17 Femininos)
sábado, 20 abril 2024 - 10:30 -11:45 : FCB - Esc.Fut.Setúbal (Sub-15 Femininos)
sábado, 20 abril 2024 - 11:00 -12:05 : Charneca Caparica - FCB (Sub-10)
sábado, 20 abril 2024 - 11:45 -12:50 : Pinhalnovense(B) - FCB(B) (Sub-11)
sábado, 20 abril 2024 - 11:45 -13:00 : FCB - Amora (Sub-13 Fut7)

Últimos comentários

  • Carlos Matos
    Exibição pobre para mim que ...

    Ler mais...

     
  • Rui G
    Qual 1904... até isso roubaram....

    Ler mais...

     
  • Jose
    Apenas um relato de um roubo, muito ...

    Ler mais...

     
  • Paulo S
    Uma vez corruptos, corruptos ...

    Ler mais...

Siga-nos no...

RSS youtube facebook twitter

Contactos - www.fcbarreirense.com