No Campeonato Regional de Setúbal, de que durante cinco épocas consecutivas fora campeão, em que participavam também o Onze Unidos do Montijo, o Aldegalense, o Vitória de Setúbal, o Amora, o Seixal, o Luso do Barreiro e o Unidos do Barreiro (CUF), classificou-se em 3º lugar, perdendo o título em favor deste último. Efectuou então 14 jogos em que obteve 11 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Marcou 48 golos e sofreu 12.
Por força do regulamento de então, o Barreirense disputou ainda nessa mesma época o Campeonato Nacional da II Divisão e foi aqui que o seu comportamento foi verdadeiramente brilhante!
No “Torneio de apuramento”, em que participou com o Seixal, o Amora e o Luso, obteve facilmente o primeiro lugar pois nos seis jogos que disputou alcançou 5 vitórias e 1 empate. Marcou 25 golos e apenas sofreu 7!
Nas eliminatórias coube-lhes a s equipas mais valorosas do campeonato, conseguindo vencer sucessivamente o Estoril Praia por 3-2; o Atlético Clube de Portugal por 4-0; o Vitória de Setúbal por 3-2 e o Lusitano de Vila Real de Santo António por 7-2!
Foi em 23 de Maio de 1943 que no Campo Grande o Barreirense defrontou, na final, a Associação Desportiva Sanjoanense.
As duas equipas alinharam:
Barreirense: Baptista; Raul Pascoal e Ricardo Vale; Limas, Francisco Moreira e Manuel Gervásio; Raimundo Câmara, Arsénio Trindade, Cardoso Pereira, Maximino Campos e Rogério Simões (Guedes).
Sanjoanense: Sertã; Bandeira e Carvalho; Paulo, Baptista e Machado; Pardal, Videira, Cândido, Quintino e Russo.
O Futebol Clube Barreirense realizou mais uma excelente partida de futebol batendo a valorosa turma da Sanjoanense por 6-1. Os seis golos do Barreirense foram obtidos por Cardoso Pereira e o golo da Sanjoanense por Russo. Como se verifica foram 5 jogos que representaram 5 vitórias, 23 bolas metidas e 7 sofridas!
Desta maneira o Barreirense alcançou, com todo o mérito, o seu primeiro título de Campeão Nacional de II Divisão!
No Primeiro plano: W. Gomes da Costa, Arsénio Trindade, J. Cardoso Pereira, Maximino Campos e Rogério Simões. No segundo plano: J.Lima, Raul Pascoal, M.Batista, Ricardo Vale, Albino Silva e Francisco Moreira.
Ler mais...