25ª Jornada, 3ª Divisão, Série F, Desp.Fabril 1 - Barreirense 1

Foto: Fabril - BarreirenseObjectivo atingido
 
Já está! O principal objectivo da época está cumprido, ou seja, a conquista de um dos seis primeiros lugares da classificação, o que vai permitir à equipa disputar a subida de divisão.
Num estádio muito bem composto de público, novamente com maioria alvi-rubra (já na 1ªvolta havia sido assim) e a fazer inveja a muitas equipas da 1ªliga, Fabril e Barreirense protagonizaram um tipico jogo de derby, com emoção, grandes golos, amarelos (muitos), vermelhos (alguns) e o reviver de um passado distante que terá mais dois episódios nas próximas semanas quando estas equipas se defrontarem na 2ªfase.

Com a mesma equipa de Almancil e frente a uma equipa que tinha vencido em casa todos os jogos em 2008, o Barreirense viu o Fabril entrar melhor em jogo fruto das constantes desmarcações dos seus avançados que através de diagonais punham em sentido a defesa alvi-rubra. Com o eterno Rui Dionísio na frente de ataque e a surpresa Nuno Jorge no lugar de Nascimento coube ao Fabril as primeiras iniciativas atacantes que partiam quase todas dos pés de Bruno Cruz. Logo aos 9 minutos de jogo, o mesmo Bruno Cruz fez a papinha toda a Rui Dionísio que só com Valter pela frente viu o guardião alvi-rubro negar-lhe o golo com a perna. No minuto seguinte, novamente Bruno no lance a cruzar mas desta vez ninguém chegou para o desvio. Aos poucos, o Barreirense começou a soltar-se e mercê do trabalho de sapa de Casa Grande e talento de Carioca, Vasco e João Batista no meio-campo, começou a conseguir servir em melhores condições André Silva (boa exibição) e Brito na frente. Perto do quarto de hora, Brito na cara de Luis Filipe quase fazia o primeiro que defende para canto. No seguimento, o mesmo Brito esteve a milímetros do golo mas o cabeceamento não levou a melhor direcção.

Com o desafio repartido chega o minuto 20. Cruzamento para a cabeça de Rui Dionísio, desmarcado ao 2ºposte, defesa de Valter para a frente, para os pés do capitão David Martins que desvia de Rolo e cai no chão. O árbitro marca grande penalidade que Rui Dionísio não consegue converter atirando à barra. O melhor estava para vir pouco depois. Pedro Vieira derruba Casa Grande à entrada da área. Falta. João Batista toca para o lado para o remate imparável de João Filipe fazer um grande golo, estavam decorridos 28 minutos. A partir daí só deu Barreirense. Brito foi dos mais infelizes em campo até porque 5 minutos depois do empate teve nova bola na cabeça que só não concretizou por falta de pontaria pois estava à vontade na pequena área. Sem reacção, o Fabril não conseguia responder à desvantagem e os alvi-rubros chegaram ao intervalo donos e senhores do jogo.

Começou a 2ªparte como havia acabado a 1ª, com o Barreirense mais esclarecido, mais tranquilo, mais a jogar em equipa. Brito desmarcado na direita não conseguiu entregar a João Batista em lance claro de golo. Até que chegou o minuto 54. Vasco trava no grande círculo um jogador do Fabril e o árbitro da partida, o sr.Fábio Veríssimo (ainda não tínhamos falado nele) mostra 2ºamarelo e expulsou o médio alvi-rubro. Se calhar o amarelo até é justificado mas não se entende é como é que o defesa-direito Carlos André, amarelado aos 11 minutos, conseguiu acabar um jogo quando ao minuto 13 e minuto 15 arrancou pela raiz dois adversários sem a mesma punição). Adiante.

Com menos 1 em campo e 40 minutos pela frente, naturalmente o Fabril "foi obrigado" a voltar ao comando do jogo mas aí o Barreirense cerrou fileiras e não deu espaços aos homens da casa. A jogar em contra-ataque, os alvi-rubros só não fizeram o segundo golo porque o último toque não saiu. Numa dessas situações, Filipe Muendo consegue isolar-se mas rematou três vezes sempre contra as pernas, quer do guarda-redes, Foto: Fabril - Barreirensequer, depois, dos defesas que chegaram.

Sem que nada o fizesse prever, até por falta de espaços e oportunidades que os fabrilistas iam tendo, Bruno Cruz aproveita uma bola perdida à entrada da área e num remate em arco faz um grande golo. Valter Costa refresca o ataque, retirando André Silva e Filipe Muendo que jogou 27 minutos a desgastar a defesa da casa e coloca Lula e Fábio Meireles, mas com menos uma unidade em campo não foi fácil a tarefa. Mesmo assim, João Filipe ainda arranjou força para ir à linha, puxar para dentro e rematar cruzado não muito longe da baliza de Luis Filipe. Nos descontos, Carlos Marques encosta o ombro em Lula, o árbitro marca falta e mostra o 2ºamarelo ao central do Fabril expulsando-o. Foi, realmente, uma arbitragem difícil e com um critério pouco coerente.  
Ficha do jogo:
Estádio: Alfredo da Silva, no Lavradio
Árbitro: Fábio Veríssimo (Leiria)
Árbitros auxiliares: Alberto Oliveira e Pedro Martins
 
Desp.Fabril: Luis Filipe; Carlos André, António Loureiro, Carlos Marques e Pedro Vieira; Fusco, Bruno Cruz, Pedro Tralhão (Crisanto aos 69´) e David Martins (cap.) (Nascimento aos 27´); Nuno Jorge e Rui Dionísio (Rui Capitão Mor aos 53´)
 
Não jogaram: Didó, Filipe Ferreira, Márcio e Mussá
 
Cartões amarelos: Carlos André (11´), Fusco (17´), Pedro Vieira (20´) e Carlos Marques (59´e 90´+2´)
Cartão vermelho: Carlos Marques (90´+2´)
Remates: 3+2(5)
Cantos: 2+2(4)
Golo: Bruno Cruz (80´)
 
Treinador: Alfredo Lopes
 
Barreirense: Valter; Rolo, Gilson, Mário e João Filipe; Casa Grande, Carioca, Vasco, João Batista e André Silva (Fábio Meireles aos 84´); Brito (Filipe Muendo aos 57´ depois, Lula aos 84´)
 
Cartões Amarelos: Rolo (22´), Casa Grande (42´), Vasco (49´e 54´), Mário (74´), João Filipe (77´) e Valter (80´)
Cartão Vermelho: Vasco (54´)
Remates: 5+2(7)
Cantos: 2+1(3)
Golo: João Filipe (28´) 
 
Não jogaram: Diogo, Fábio, André Dias e Pedro Saianda
 
Treinador: Valter Costa
 
Filme do jogo:
 
9´- DF - Bruno Cruz passa por 3 jogadores, dá a Rui Dionísio que sozinho na área remata para defesa de Valter
10´- DF - perda de bola de Mário em zona proibida, Bruno Cruz fica de posse do esférico, vai à lateral da área e cruza para ninguém chegar para o desvio
16´- BAR - contra-ataque veloz na esquerda com João Batista a desmarcar Carioca que dá a Brito que na cara de Luis Filipe remata para a defesa para canto do guarda-redes fabril. Na sequência, João Filipe coloca ao 2ºposte onde Mário toca para Brito cabecear em voo um tudo nada ao lado do poste esquerdo da baliza do Fabril
18´- BAR - livre de João Filipe, em zona frontal, apontado com força e rasteiro para Luis Filipe segurar
22´- DF - Rui Dionísio falha um penalty
27´- DF - David Martins, lesionado, dá o seu lugar a Nascimento
28´- Golo do Barreirense: 0-1 por João Filipe
33´- BAR - Gilson coloca em Rolo na direita, cruzamento do lateral para a cabeça de Brito falhar escandalosamente
35´- BAR - livre de João Filipe na esquerda do ataque, a bola atravessa toda a área com um defesa fabril a desviar para canto. perigoso.
37´- DF - livre na esquerda, Carioca corta, a bola sobra para Pedro Vieira que remata para as nuvens
50´- BAR - contra-ataque de André Silva que coloca em Brito que cruza para as mãos de Luis Filipe com João Batista desmarcado no lado contrário
53´- DF - entra Rui Capitão Mor e saí Rui Dionísio
54´- BAR - expulsão de Vasco (2ºamarelo)
57´- BAR - Filipe Muendo substitui Brito
58´- DF - livre de Bruno Cruz e cabeça de Nuno Jorge muito torto
60´- BAR - livre de João Filipe e desvio de cabeça de Carioca ao lado
62´- BAR - novo livre para João Filipe cobrar na lateral, ninguém desvia
69´- DF - Crisanto no lugar de Pedro Tralhão
74´- DF - livre de Pedro Vieira na direita mas ninguém chega para o desvio
75´- BAR - Filipe Muendo ganha ao central do Fabril mas perde tempo de remate. No entanto, o extremo consegue rematar por 3 vezes sempre contra as pernas dos fabris
80´- Golo do Fabril: 1-1 por Bruno Cruz
84´- BAR - Lula e Fábio Meireles nos lugares de Filipe Muendo e André Silva, respectivamente
86´- BAR - Lula coloca em João Filipe que faz a diagonal para o meio rematando, cruzado, mas ao lado 
90´+2´- DF - expulsão de Carlos Marques (2ºamarelo)
 
Nas cabines:
Valter Costa (treinador do F.C.Barreirense):
"Foi um verdadeiro derby onde são jogos sempre difíceis, com muitos nervos, ainda para mais perante um fabril que tem feito um excelente campeonato onde tem os mesmos pontos que nós.
Não entrámos bem no jogo, nos primeiros 10 minutos tivemos muito lentos, muito apáticos, o Fabril teve uma oportunidade, teve depois uma grande penalidade mas depois o Barreirense assentou o seu jogo, tivemos duas oportunidade flagrantes pelo Brito, fizemos um grande golo num livre e dominámos todo resto da 1ªparte. Na 2ªparte, o Barreirense entrou melhor e tenho quase a certeza absoluta que com 11 jogadores teríamos ganho. Tivemos que jogar mais em contra-ataque, colocámos o Muendo que fez o trabalho dele, desgastou o adversário e depois fizemos as outras alterações já no final do jogo tentando não mexer na estrutura da equipa. As pessoas podem não estar de acordo com a substituição do Muendo mas tem que perceber que ele fez o que tinha a fazer e a jogar com menos um jogador tentámos refrescar o nosso ataque. Só tenho a lamentar que os adeptos do Barreirense não tenham feito o trabalho deles que era o de apoiar mais a equipa, já que conseguimos a classificação nos 6 primeiros e esse era o nosso grande objectivo.
Quanto ao árbitro demonstrou uma dualidade de critérios grande e prova disso é a expulsão do jogador do Fabril que soube mais a jeito de compensação.
Conseguimos o nosso objectivo que era alcançar os 6 primeiros e agora temos que somar o máximo de pontos no jogo que falta.
Estes derbys mexem sempre um pouco quer como jogador, quer agora como treinador. São sempre jogos com muitos nervos. Quando jogamos estamos concentrados na disputa dos lances, a treinar temos que estar com atenção aos movimentos da equipa, aos rendimentos de cada jogador, são situações distintas. No meu tempo de jogador as coisas eram diferentes mas um derby é sempre um derby."

Fotos do jogo >>>  

Próximos eventos

sábado, 20 abril 2024 - 09:00 -10:15 : V.Setúbal - FCB (Sub-12)
sábado, 20 abril 2024 - 09:00 -10:15 : Pinhalnovense - FCB (Sub-13 Fut11)
sábado, 20 abril 2024 - 09:00 -10:25 : FCB - Esc.Fut.Setúbal (Sub-17 Femininos)
sábado, 20 abril 2024 - 10:30 -11:45 : FCB - Esc.Fut.Setúbal (Sub-15 Femininos)
sábado, 20 abril 2024 - 11:00 -12:05 : Charneca Caparica - FCB (Sub-10)
sábado, 20 abril 2024 - 11:45 -12:50 : Pinhalnovense(B) - FCB(B) (Sub-11)
sábado, 20 abril 2024 - 11:45 -13:00 : FCB - Amora (Sub-13 Fut7)

Últimos comentários

  • Carlos Matos
    Exibição pobre para mim que ...

    Ler mais...

     
  • Rui G
    Qual 1904... até isso roubaram....

    Ler mais...

     
  • Jose
    Apenas um relato de um roubo, muito ...

    Ler mais...

     
  • Paulo S
    Uma vez corruptos, corruptos ...

    Ler mais...

Siga-nos no...

RSS youtube facebook twitter

Contactos - www.fcbarreirense.com