Mais um jogo, mais uma derrota, desta vez por números que não deixam margem para qualquer tipo de dúvidas, tal o desacerto de toda a equipa. A derrota cavou ainda mais o fosso para os adversários mais próximos na classificação e se não houver melhorias muito brevemente, o destino do nosso clube começa a ficar traçado.
Sabendo-se que seria um jogo muito importante para o Barreirense, Ferreirinha, teve que adaptar um jogador para a lateral-direita, que acabou por ser Marco (que foi eleito por Daúto Faquirá, como melhor centrocampista do campeonato), mas esta opção acabou por se revelar pouco feliz, já que pela frente apanhou Fumo, um jogador muito difícil de ser travado.
Já com os reforços Comboio e Carioca no onze, o Barreirense até podia ter marcado logo no 1ºminuto de jogo, isto se Ailton tem acertado com a baliza, num cabeceamento em plena pequena área.
Mas quem não marca sofre, e aos 9 minutos uma jogada individual de Fumo, na esquerda, culminou com um remate à entrada da área, sem hipóteses para Pedro Cardoso (que ganhou o lugar a Paulo Silva).
O Barreirense acusou o golo, e a organização dos primeiros minutos desmoronou-se como se de um baralho de cartas se tratasse. A falta de confiança - normal nas equipas que precisam de vencer - instalou-se de uma maneira arrepiante, e o Gondomar limitou-se a aproveitar, em contra-ataque, as avenidas em que se tornou o meio-campo defensivo barreirense.
Após mais um aviso de Fumo, o moçambicano não perduou novamente, aos 34 minutos, quando apareceu lançado por Rui Manuel e descaído pela esquerda, fez o 0-2, bisando no desafio.
Com a bola a queimar nos pés dos alvi-rubros, não foi de estranhar que a dois minutos do intervalo surgisse o 0-3, novamente num contra ataque conduzido por Fumo e que teve seguimento nos pés de Rui Manuel que cruzou para a cabeça de Nuno Sousa, que completamente à vontade, só teve que fazer o mais fácil.
Tal como havia começado o jogo, o Barreirense, acabou o pesadelo que foi o 1ºtempo, com a sua melhor situação de golo com Moreira, isolado, a rematar para a defesa de Murta.
Restava uma segunda parte em que os jogadores barreirenses podessem dignificar a camisola que envergam, tentando, se possível atenuar os prejuízos de uma 1ªparte para esquecer, ou para lembrar, consante a maneira de pensar de cada um. O golo de Ailton, aos 57 minutos, após cruzamento de Moreira, ainda abriu uma réstia de esperança aos adeptos barreirenses, mas faltou o discernimento necessário para poder abrir a defesa contrária, optando pelo jogo directo que acabou por favorecer quem defendia.
O Gondomar mostrou sempre melhor esclarecimente sobre o terreno pesado, mais confiante, sem problemas na tabela classificativa e naturalmente chegou ao 4ºgolo, a cinco minutos do final, por intermédio de Luís Miguel, sózinho em posição frontal, aproveitando a desmotivação barreirense.
Para complicar ainda mais as coisas João Comboio, ainda conseguiu ser expulso por vermelho directo, supostamente por palavras dirigidas ao árbitro, aos 89 minutos.
Por falar em João Capela, o melhor elogio que se lhe pode dizer é que não complicou.
Filme do jogo:
1'- canto de Hugo Machado direitinho para a cabeça de Ailton, que na pequena área e em excelente posição, atirou ao lado
9'- Golo 0-1 (Fumo)
16'- Saavedra tenta a sorte, de pé esquerdo, à entrada da área, mas ao lado
19'- remate perigoso de Zé Alberto, em zona frontal, ao lado
26'- tentativa de Hugo Machado, mas o remate saí por cima
29'- contra-ataque do Gondomar com Nuno Sousa a dar, de bandeja, para a entrada de Fumo, que isolado, não consegue bater Pedro Cardoso
34'- Golo 0-2 (Fumo)
39'- Marco Bicho substituído por Hugo Morais
43'- Golo 0-3 (Nuno Sousa)
44'- jogada individual de Moreira, passando por diversos adversários, mas perante Murta, não consegue fazer o golo, permitindo a defesa do guarda-redes para canto
45'- livre de Hugo Morais, para o desvio de cabeça de Ailton, mas à figura de Murta
52'- livre de Hugo Machado, em zona frontal, mas ao lado
57'- Golo 1-3 (Ailton)
66'- cruzamento de Fumo, Pedro Duarte e Pedro Cardoso atrapalham-se e a bola acaba por ficar presa na lama em cima da linha de golo, acabando João Comboio por tirar
71'- Saavedra substituído por Bruno Severino
74'- grande remate de Pedro Duarte para a defesa da tarde de Murta
78'- remate de Hugo Machado ao lado
82'- nova tentativa de Hugo Machado, desta vez por cima
83'- cruzamento da esquerda de Vitinha com Nuno Sousa a não chegar por pouco. No seguimento do lance, a defesa barreirense perde o esférico, sobrando para Fumo que entra pelo meio e remata contra um defesa alvi-rubro
85'- Golo 1-4 (Luís Miguel)
Ficha de Jogo:
Estádio: D. Manuel de Mello - Barreiro
Árbitro: João Capela (Lisboa)
Assistentes: Arlindo Santos e José Chilrito
4º Árbitro: Nuno Vaz
Barreirense:
Pedro Cardoso; Marco, Miguel Ângelo, João Comboio, Pedro Duarte,
Carioca, Marco Bicho (Hugo Morais 43'), Saavedra (Bruno Severino 70'),
Hugo Machado, Ailton e Moreira
Não jogaram: Paulo Silva, Baltazar, Marinho, Marco Véstia e Artur
Treinador: Ferreirinha
Delegado: Rui Pedro
Marcador: Ailton (56')
Disciplina: amarelos; Pedro Duarte (40') e Bruno Severino (75')
Vermelho: João Comboio (90')
Gondomar SC:
Murta; Rómulo, Vitinha (Maciel 87'), Steven (Rodrigão 72'), Zé Alberto,
Rui Manuel (Luís Miguel 76'), Tiago Valente, Loukina, Fumo, Tiago
Afonso e Nuno Sousa
Não jogaram: António Filipe, Nelson, Vitor Hugo e Dani
Treinador: Nicolau Vaqueiro
Delegado: José Silva
Marcadores: Fumo (8'e 37'), Rui Manuel (44') e Nuno Sousa ( 85')
Intervalo: 0-3
Nas cabines:
Ferreirinha(treinador do F.C.Barreirense):
"Criámos um ou dos lances de golo e depois sofremos três em contra-ataque, dando um avanço ao adversário de 45 minutos. Depois na 2ªparte melhorámos imenso, os jogadores empenharam-se, mas o terreno ficou muito pesado e tivemos que fazer jogo directo, que eu não gosto, mas já não fomos a tempo. Tivémos que fazer algumas adaptações, mas se houver algum culpado, esse culpado sou eu, pois fui eu que os coloquei em campo. Os pontos vão acabar por aparecer, com trabalho, sacrifício, e com um pouco de estrelinha, que tem-nos faltado também. Falta uma vitória para elevar a moral, que espero que surja no próximo jogo, mas faltam muitos jogos e não vamos deixar de acreditar. Perdemos uma batalha e não a guerra."
Nicolau Vaqueiro(treinador do Gondomar):
"Num terreno difícil, pesado, a vitória acenta-nos bem, com o Barreirense a valorizar bastante este triunfo. Vinhamos de uma derrota que não esperávamos, mas hoje fizémos bons golos através de boas movimentações, aliás somos uma equipa que marca muitos golos, embora também consentimos muitos. Não tendo uma equipa com grandes jogadores, temos um plantel com atletas engraçados e foram eles que fizeram a diferença hoje. Queria dedicar esta vitória a um nosso director que fez anos na passada sexta-feira."
Fotos do jogo >>>
Fotos dos adeptos >>>
Video do golo de Ailton >>>
Ler mais...