Depois de 3 derrotas nos primeiros 3 jogos ao comando do Barreirense, Ferreirinha tinha na vila das Aves mais um duro teste, já que iria encontrar pela frente o 3ºclassificado da liga de honra, o Desp.Aves. E a verdade é indesmentível, o Barreirense está a melhorar de jogo para jogo, não só a qualidade do seu futebol como também a atitude e empenho demonstrado em campo. O empate, na vila das Aves, só teve o condão de não servir os intentos de uma equipa que desceu para último lugar, mas acima de tudo, foi um empate que noutras circunstâncias é sempre um bom resultado.
O Desp.Aves mesmo jogando em casa actuou no sistema que já havia utilizado no jogo no Barreiro, ou seja, uma equipa muito retraída, dando a iniciativa ao adversário e jogando no erro. Ora, o Barreirense, com a necessidade de vencer, não se fez rogado e mostrou-se sempre mais empreendedor em questões ofensivas, principalmente na primeira meia-hora, altura em que jogando um futebol calmo e sereno, podia perfeitamente ter chegado ao golo inaugural, mas aí a pontaria de Ailton aos 6 minutos e Manuel do Carmo aos 34, foi muito má, não sem que antes e logo no minuto inicial, Pedro Duarte (grande exibição) tenha proporcionado uma grande defesa de Rui Faria.
Mas como no futebol não há justiça, foi o Desp.Aves que se colocou em vantagem em período de descontos desta 1ªparte, num lance onde Miguel Pedro (o melhor jogador avense) aproveitou um erro defensivo barreirense, esgueirou-se pela ponta direita, cruzou rasteiro e Xano só teve que encostar.
O Desp.Aves ia para o intervalo a vencer sem ter feito rigorosamente nada para isso. A moral ficou um pouco abalada mas a vontade de mudar o rumo dos acontecimentos mantinha-se inalterada, e foi com esse espírito que o Barreirense entrou para a 2ªparte, e não fosse um falhanço incrível de Manuel do Carmo à passagem da hora de jogo e a reviravolta estaria mais perto de acontecer. Cinco minutos depois, Marco Airosa teve a baliza à sua mercê mas a pontaria voltou a falhar e aos poucos o Desp.Aves foi tendo um pouco mais de espaço para o contra-ataque, e aí veio ao de cima a qualidade do jovem Miguel Pedro que aos 67 e 76 minutos teve o golo nos pés através de remates de fora-da-área, tendo Pedro Cardoso feito mesmo a defesa da tarde, à entrada do último quarto-de-hora.
Quando parecia que a vitória (injusta) do Desp.Aves se iria manter, surgiu o melhor lance do desafio com uma excelente jogada de entendimento do Barreirense a proporcionar a desmarcação de Marco Airosa na direita e dentro da área, cruzar para o remate certeiro de Marco, fazer o justo empate.
O Desp.Aves reagiu, conquistou alguns cantos, mas o jogo terminava logo depois com um resultado que se ajusta ao que se passou no relvado de vila das Aves. Paulo Batista teve um bom desempenho.
Filme do jogo:
1'- grande remate do meio da rua de Pedro Duarte para defesa difícil de Rui Faria
6'- passe em profundidade de Manuel do Carmo para Ailton que, de pé esquerdo rematou um tudo nada por cima
32'- livre de Pedro Duarte, na esquerda do ataque barreirense, e Ailton, de cabeça, atira ao lado
34'- lançamento de linha lateral de Pedro Duarte, Dionisío desvia de cabeça para trás onde aparece Manuel do Carmo a rematar por cima
39'- canto de Saavedra com João Comboio a cabecear ao lado
40'- remate de pé esquerdo de Miguel Pedro para defesa fácil de Pedro Cardoso
45'+2'- Golo 1-0 (Xano)
53'- remate forte de Ailton à figura de Rui Faria
59'- Marco sobe até à area do Aves pela direita e cruza para a entrada de Manuel do Carmo que chuta incrívelmente, por cima
64'- Ailton dá a Saavedra que remata por cima
65'- Saavedra cruza, Rui Faria soca para a frente, aparecendo o remate de Marco Airosa ao lado
67'- grande remate de Miguel Pedro, de muito longe, com a bola a bater nas malhas por cima da baliza de Pedro Cardoso
71'- contra-ataque do Desp.Aves com Xano a dar para o meio onde apareceu Cleberson a rematar contra a defesa barreirense
72'- cruzamento da direita, de Miguel Pedro, com Rui Figueiredo a rematar cruzado para o corte da defesa barreirense alivia
74'- Saavedra e Manuel do Carmo substituídos por Marco Bicho e Hugo Morais respectivamente
76'- remate à entrada da área, de Miguel Pedro para a defesa da tarde de Pedro Cardoso
84'- jogada individual de Marco Bicho tirando vários adversários do caminho, cruza para Marco Airosa que se atrapalha, a bola sobra para Ailton que em desiquilibrío chuta ao lado
85'- Golo 1-1 (Marco)
87'- remate de Marco à entrada da área, por cima
90'+1'- Ailton substituído por Moreira
90'+2'- canto da direita, e Mércio a chutar contra a defesa barreirense
Ficha do jogo:
Parque do Desportivo Aves - Vila das Aves
Árbitro - Paulo Batista ( Portalegre )
Assistentes - Luís Castainca e Paulo Carrilho
Assistentes 4º Árbitro - Paulo Pinheiro
Desportivo Aves
- Rui Faria; Sérgio Carvalho, Sérgio Nunes (David Aires 31'), Mércio,
Miguel, Xano (Hélder Neto 87'), Rui Figueiredo, Pedro Geraldo,
Cleberson (Octávio 86'), William e Anunciação
Não jogaram - Mota, Alfredo e Hernâni
Treinador - Prof. Neca
Marcador - Xano (46')
Disciplina - amarelos; Cleberson (44), Mércio (48') e Rui Figueiredo (68')
Barreirense
- Pedro Cardoso; Marco Airosa, Miguel Ângelo, João Comboio, Pedro
Duarte, Manuel do Carmo, (Marco Bicho 72'), Marco, Saavedra (Hugo
Morais 72'), Carioca, Ailton (Moreira 90+1') e Dionísio
Não jogaram - Paulo Silva, Baltazar, Marinho e Hugo Machado
Treinador - Ferreirinha
Marcador - Marco (86')
Disciplina - amarelos; Carioca (23'), Ailton (30') e Marco Airosa (88')
Intervalo - 1-0
Nas cabines:
Professor Neca (treinador do Desp.Aves):
"Foi um jogo menos conseguido, já que em alguns momentos perdemos o controlo da bola. Apesar disso batemo-nos bem, tivémos o passaro na mão mas deixámo-lo fugir. Penso que o nosso maior adversário foi o Pedro Cardoso."
José Miguel (treinador-adjunto do F.C.Barreirense), já que Ferreirinha estava afónico no final do jogo:
"Quero dar os parabéns aos meus jogadores pelo jogo fantástico que fizéram, com grande determinação. Penso que a nossa vitória seria o resultado mais justo."
Fotos do jogo >>>
Fotos dos Adeptos >>>
Ler mais...