Basquetebol - Liga TMN – 15ª Jornada, Barreirense 99-82 Benfica

Vitória clara do Barreirense sobre o Benfica. Exibição esplendorosa em tarde de neve

A derrota na passada semana em Angra do Heroísmo, ingrata e cruel, depois de uma superioridade pontual permanente até à entrada para o último minuto de jogo, não afectou a jovem equipa Barreirense que se apresentou para este importante “clássico” do basquetebol português, com muita concentração, determinação e confiança.

Mantendo uma boa prestação defensiva, já revelada na maior parte dos jogos até agora disputados nesta edição da Liga TMN, o Barreirense foi, finalmente, mais consequente e eficaz nas manobras atacantes, com uma prestação individual e colectiva dos seus atletas mais consentânea com a sua real qualidade.

Começando muito bem a partida, o Barreirense distanciou-se rapidamente no marcador, realizando um 1º período de grande fulgor, com boas percentagens de lançamento de campo (53%) e de lance livre (78%), eficácia plena no contra-ataque e, destaque-se pela excelência, um valor nulo de perdas de bola. O 2º período confirmou o acerto da equipa local, perante um Benfica algo atordoado, permissivo na defesa e incapaz de ultrapassar as dificuldades criadas pela boa atitude e estratégia defensiva do adversário.

Partindo para o intervalo com uma vantagem de 19 pontos, o Barreirense ganhou confiança, acreditou na vitória, revelou enorme espírito colectivo e o talento de algumas das suas individualidades, que aqui e ali abrilhantaram o espectáculo com momentos de invulgar beleza, magia e sedução. Com 24 de pontos de vantagem no final do 3º período, o Barreirense revelou até final muita tranquilidade, concentração e maturidade, apesar da manifesta e singular juventude do seu plantel, conseguindo manter sempre o Benfica a uma confortável distância pontual, traduzida no final num inesperado mas justíssimo diferencial de 17 pontos.

O Barreirense repetiu desta forma a vitória que alcançara na 1ª volta e que determinara então a substituição técnica na formação lisboeta, com a saída de Norberto Alves e a contratação de Carlos Lisboa.

Tendo finalmente um número alargado de atletas em elevado nível de rendimento, o Barreirense mostrou claramente que pode disputar a vitória em qualquer palco e perante qualquer adversário.

A transmissão televisiva (a primeira com a participação do Barreirense em 15 jornadas!) revelou ao país que o projecto do Barreirense Basket, alicerçado num trabalho de formação de boa qualidade (7 dos 11 atletas presentes são oriundos dos escalões de formação), é porventura, num contexto de crise económica como a actual, um dos mais capaz de se consolidar e afirmar em Portugal.

Ficha de Jogo: Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, 29 de Janeiro de 2006 Barreirense: Luís Machado (7), Kantrail Horton (17), Jakim Donaldson (17), Slimene Radhouene (27), João “Betinho” Gomes (15), Miguel Graça (4), António Pires (4), Ângelo Brito (0), David Gomes (3), João Santos (5), Ricardo Gomes (0) Treinador: Mário Gomes

SL Benfica: Curtis McCants (8), Ricardo Powell (19), Terrence Leather (11), Mekeli Wesley (14), Rui Mota (7), António Tavares (7), David Lucas (16), Miguel Leite (0), Tiago Freixo (nj), Nuno Sousa (nj), Bá Mustafa (nj), Marco Gonçalves (0) Treinador: Carlos Lisboa

Árbitros: Luís Lopes, Carlos Santos e Pedro Costa

1º Período: 25-13

2º Período: 24-17

1ª Parte: 49-30

3º Período: 26-21

4º Período: 24-31

2ª Parte: 50-52

Resultado Final: 99-82

MVP: Slimene Radhouene (Barreirense).

No intervalo do jogo, realizou-se uma alegre e divertida demonstração de atletas do Minibasket que emprestaram ao espectáculo toda a irrequietude e espontaneidade características deste escalão de iniciação à modalidade.

Por iniciativa da Secção de Basquetebol, o ex-atleta Barreirense e internacional Mike Plowden foi alvo de uma simples mas justíssima homenagem que mereceu o aplauso unânime, vibrante e emocionado dos cerca de 500 espectadores que se deslocaram ao Pavilhão Luís de Carvalho.

Em declarações à Comunicação Social, o técnico benfiquista destacou a justiça da vitória da equipa local que, em sua opinião, revelou mais querer e atitude ao longo de toda a partida. Carlos Lisboa lamentou a prestação defensiva da sua equipa, mas reafirmou optimismo em relação ao futuro e concluiu que “perder não é bom, mas é com as derrotas que se aprende”.

Mário Gomes, técnico vencedor, realçou que para além da qualidade defensiva da equipa, já evidenciada ao longo deste campeonato, o ataque foi finalmente mais fluido, com a contribuição de um maior número de atletas no potencial ofensivo e concretizador da sua equipa. Mário Gomes lamentou a lesão de Ângelo Brito e enalteceu a atitude do internacional tunisino Slimene Radhouene, que apesar dos graves problemas familiares que o perseguem, demonstrou mais uma vez ser um atleta de elevada craveira técnica e disponibilidade para o colectivo. O técnico Barreirense congratulou-se pela homenagem prestada a Mike Plowden, atleta que orientou vários anos no Benfica enquanto membro da equipa técnica então dirigida por Mário Palma.

A Liga TMN é interrompida no próximo fim-de-semana, para realização da XVII edição da Taça da Liga, que se disputará de 2 a 5 de Fevereiro no Complexo de Desportos Cidade de Almada. Na 16ª jornada da Liga TMN, o Barreirense desloca-se a Aveiro onde, pelas 16 horas do dia 11 de Fevereiro, defrontará o Aveiro Basket, em mais uma partida cuja vitória é o único resultado que permitirá manter a equipa alvi-rubra na luta por um lugar no play-off de atribuição do título nacional.

A Secção de Basquetebol está desde já a preparar as condições para que uma grande massa de adeptos possa acompanhar a nossa equipa à bela Cidade do Vouga.

In «http://basket.fcbarreirense.pt/»

Imagens

Último vídeo

Próximos eventos

sexta-feira, 29 março 2024 - 18:00 -19:30 : Juncalense - FCB (Sub-15)
sábado, 30 março 2024 - 09:00 -10:05 : FCB(B) - Pinhalnovense(B) (Sub-11)
sábado, 30 março 2024 - 11:00 -12:35 : FCB - Louletano (Sub-15)
sábado, 30 março 2024 - 15:00 -16:45 : FCB - Vasco Gama (Seniores)
sábado, 30 março 2024 - 16:00 -17:45 : FCB - Oriental (Sub-19)
sábado, 30 março 2024 - 16:30 -18:00 : FCB - Quinta Lombos (Sub-17)
sábado, 06 abril 2024 - 09:00 -10:15 : Amora - FCB (Sub-15 Femininos)

Últimos comentários

  • Carlos Matos
    Exibição pobre para mim que ...

    Ler mais...

     
  • Rui G
    Qual 1904... até isso roubaram....

    Ler mais...

     
  • Jose
    Apenas um relato de um roubo, muito ...

    Ler mais...

     
  • Paulo S
    Uma vez corruptos, corruptos ...

    Ler mais...

Siga-nos no...

RSS youtube facebook twitter

Contactos - www.fcbarreirense.com