A lesão inoportuna e incapacitante de Slimene Radhouene com apenas 3 minutos de jogo e a inspiração e poder concretizador do base "aveirense" José Costa (7 L3, 30 Pts, 27.5 Efc e MVP da partida), foram factores determinantes para a derrota do Barreirense, que procurava na deslocação a Aveiro uma vitória que a concretizar-se, lhe teria permitido a ascensão ao 8º lugar da Liga TMN.
O 1º período (23-15) iniciado com um parcial de 10-2 decorreu com ascendente do Aveiro Basket, sobretudo pela incapacidade demonstrada pela equipa adversária em contrariar o "poder de fogo" de José Costa, que nos 10 minutos iniciais obteve 4/7 triplos.
Conhecedora e avisada para a acção frequentemente decisiva deste internacional português, a equipa alvi-rubra não conseguiu "parar" o base adversário que voltou a mostrar eficácia no lançamento longo (2/3 L3), mas reagiu com determinação no 2º período (26-28), mercê da melhoria em ataque, com destaque para os jovens António Pires e Miguel Graça.
As alterações introduzidas no 3º período pelo técnico Mário Gomes (com uma cerrada e eficaz marcação de João "Betinho" Gomes a José Costa), a subida de produção de Kantrail Horton (doente ao longo da semana), e a garra e eficácia de David Gomes produziram evidentes resultados na manobra defensiva e ofensiva do Barreirense que concluiu com um parcial de 10-18.
No 4º período (19-14), e já na frente do marcador (59-61), o Barreirense não foi consistente, não consolidou as diferenças pontuais que foi obtendo, permitiu que o Aveiro se aproximasse do marcador e acreditasse na vitória que, num jogo muito disputado mas de qualidade sofrível, poderia ter pendido para qualquer das equipas.
A perder por 3 pontos, pertenceu ao Barreirense a última posse de bola, mas Kantrail Horton não concretizou um lançamento longo que teria levado a partida para prolongamento.
Tal como nos Açores, frente à Lusitânia, o Barreirense voltou a ter o pássaro na mão', mas não conseguiu repetir a qualidade exibicional e a vitória que tão brilhantemente alcançara há 2 semanas frente ao Benfica.
Muito apoiado pela massa de adeptos que acompanhou a equipa à bonita e pujante cidade do Vouga, o Barreirense lutou bravamente pela vitória, mas pagou caro a onda de lesões que vem infligindo a equipa, a incapacidade de se opor ao poder de lançamento exterior de José Costa e a imaturidade demonstrada nos minutos finais da partida.
17ª Jornada da liga TMN
A Liga TMN prossegue no próximo fim-de-semana, com a realização da 17ª jornada da fase regular. O FC Barreirense receberá pela 18h00 de sábado, 18 de Fevereiro, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho o CF "os Belenenses".
O desaire sofrido em Aveiro comprometeu mas não inviabilizou o apuramento do Barreirense para o play-off de atribuição do título da Liga TMN. Com efeito, a vitória do Casino Ginásio na Ilha Terceira veio de alguma forma amortecer as consequências da derrota barreirense e deixar tudo em aberto para a disputa do 8º lugar.
Naturalmente que o Barreirense, a jogar em casa, com o apoio dos seus adeptos e uma forte ambição de vitória, procurará a vitória sobre a equipa do Restelo, único resultado que sustentará as suas aspirações competitivas.
Ficha de Jogo:
Pavilhão do Beira-Mar, 11 de Fevereiro de 2006
Aveiro Basket:
Cameron Echols (11), Dwon Clifton (12), José Costa (30), Amadeu
Cordeiro (7), Reginald Grifin (4), Mário Gonçalves (9), Bruno Costa
(5), Nuno Pedroso (0), Ricardo Martins (nj), Moacir Mota (nj), Demarcus
Minor (nj)
Treinador: Jorge Henriques
FC Barreirense:
Luís Machado (6), Kantrail Horton (15), Jakim Donaldson (12), Slimene
Radhouene (0), João "Betinho" Gomes (16), David Gomes (6), Miguel Graça
(10), António Pires (10), João Santos (nj), Ricardo Gomes (nj)
Treinador: Mário Gomes
Árbitros: Fernando Rocha, Gaspar da Silva e Rui Ribeiro
1º Período: 23-15
2º Período: 26-28
1ª Parte: 49-43
3º Período: 10-18
4º Período: 19-14
2ª Parte: 29-32
Resultado Final: 78-75
MVP: José Costa (Aveiro Basket).
In "www.diariodobarreiro.pt"
Ler mais...