Entrevista com Pedro Duarte
Em vésperas de um jogo decisivo na luta pela subida, em Moscavide, o site não oficial do F.C.Barreirense, ouviu o capitão e melhor goleador da equipa Pedro Duarte, agora a recuperar de uma lesão, esperando ainda poder dar o seu contributo á equipa nesta temporada.
Site - Qual a gravidade da lesão?
P.D. - Fiz uma distensão do ligamento lateral interno. Em princípio 15 dias completamente parado e depois começar com fisioterapia, ou seja, com a recuperação muscular para começar a treinar.
Site - Qual o tempo de recuperação?
P.D. - Pelo que o médico me disse 4 semanas.
Site - Pensas que a equipa tem acusado a tua falta?
P.D. - Eu penso que não, penso que todos os jogadores são importantes e que todos os que jogam dão o seu melhor contributo, acho que não é pela minha falta que a equipa vai deixar de ganhar.
Site - Consideras que esta está a ser a tua melhor época?
P.D. - Sim, considero que está a ser a minha melhor época, acho que não é por esta lesão que vou agora perder todo o trabalho de uma época inteira.
Site - Como surgiu esta apetência para os golos?
P.D. - Eu nas camadas jovens sempre joguei nesta posição de médio-esquerdo ou extremo-esquerdo, ou mesmo numa posição sempre mais ofensiva, do meio-campo para a frente. Tive um ou dois anos, aqui no Barreirense, a jogar a lateral esquerdo com o Mister Rachão, mas agora voltei à posição que eu gosto mais de jogar. O facto de fazer muitos golos provavelmente será por
acreditar, pela força de vontade.
Site - Qual o golo que te deu mais prazer marcar?
P.D. - Todos os golos me dão sempre muito prazer, lembro-me, por exemplo este ano, com o Oriental, fiz um grande golo, com o Portosantense também fiz um excelente golo de livre, mas se calhar com o Oriental foi o melhor até agora.
Site - Qual o treinador que te marcou mais?
P.D. - Todos me marcaram mas com perspectivas diferentes, mas talvez, devido á situação que a equipa está a viver neste momento, o Mister Daúto.
Site - Podes fazer uma breve apreciação de todos os treinadores que tiveste no clube enquanto sénior (José Rachão, Rui Gorriz, Pietra, Vasques, Daúto Faquirá)?
P.D. - Acho que todos foram bons treinadores, apesar de terem métodos diferentes uns de outros, mas no geral foram sempre bons treinadores.
Site - Tens a noção de que já és um símbolo do clube, dado seres o capitão de equipa e já estares há mais tempo no plantel?
P.D. - Acho que sim, posso-me considerar um símbolo do clube.
Site - O Barreirense ainda tem aquela mística de que tanto de fala?
P.D. - Eu penso que sim, apesar dos tempos agora serem outros mas penso que os jogadores, principalmente os que já cá estão á mais tempo, tentam incutir essa mística e tentam passar aos mais novos essa vontade de vencer, essa garra para irmos um pouco mais além
Site - Como jogador, por onde passam os teus objectivos?
P.D. - Os meus objectivos é chegar ao patamar mais alto do futebol, ou seja, a SuperLiga, mas primeiro gostava de ver o Barreirense a subir, mas como objectivos pessoais claro que gostava de alcançar o patamar mais elevado.
Site - Durante estes anos, recebeste alguma proposta tentadora para saíres?
P.D. - Comigo nunca ninguém falou. Houve um ou outro ano que se ouvia falar de alguns clubes mas comigo ninguém falou concretamente de algum interesse de algum clube.
Site - Gostavas de chegar até onde com o Barreirense?
P.D. - Actualmente, gostava de levar o Barreirense à 2ªliga e depois era uma situação de vermos o melhor para mim e o melhor para o clube, e se aparecesse um projecto interessante, porque não, levar o Barreirense à SuperLiga.
Site - O que pensas do projecto do novo complexo desportivo? Achas que está em causa o futuro do clube?
P.D. - Eu acho que sim, acho que as pessoas têm que compreender que vai ser o melhor para o clube, que a situação que o clube atravessa não está fácil de superar e que o melhor é vender os terrenos do estádio e criarmos melhores condições para o futebol sénior e para as escolinhas, para termos tudo para que possamos dar o salto para um patamar superior.
Site - A lotação do futuro estádio tem causado alguma discussão no seio dos associados. Achas que 2250 lugares numa 1ªfase e cerca de 5/6 mil depois de finalizado será suficiente?
P.D. - Preferia não estar a falar muito sobre isso, mas na minha opinião eu penso que até serão o suficiente, visto que, por exemplo, este ano o maior número de pessoas que tivemos aqui foi contra o Pinhalnovense, cerca de 1.700 pessoas, no ano anterior tivemos bem mais com o Olhanense, cerca de 6.000, mas acho que era interessante chegarmos ao Domingo e vermos a bancada completamente cheia, mesmo sendo poucos lugares mas a parecer muita gente por ser a bancada mais pequena, do que termos um estádio com 9/10 mil, como o D.Manuel de Mello e termos 1.000 ou 1.500 pessoas, dá a sensação sempre de estar mais vazio. Animicamente para os jogadores é sempre mais importante parecer ter muita gente.
Site - Os adeptos que vos têm acompanhado têm sido o vosso 12ºjogador?
P.D. - Eu penso que sim, já o ano passado o foram e este ano também têm sido, talvez um pouco menos que o ano passado, mas agora nestas últimas jornadas já nos têm apoiado bastante mesmo fora de casa e isso viu-se agora no jogo com o Odivelas em que estava muita gente do Barreiro.
Site - Qual a importância que podem ter até ao final do campeonato?
P.D. - Eu acho que é muito importante, apesar de sentir que a equipa está com força e com vontade de ganhar é sempre bom para os jogadores sentir essa energia que vem do lado de fora, do público, a apoiar-nos, a dar-nos força para vencer.
Site - Que repto gostarias de deixar aos sócios e adeptos?
P.D. - Que continuassem a apoiar a equipa, que acreditassem no valor desta equipa, desta equipa técnica, na direcção, no departamento médico, porque toda a gente tem estado a fazer o seu melhor até agora. No ano passado no final da época, criticaram-nos um pouco porque disseram que não quisemos
subir por vontade própria, mas isso não faz parte da realidade porque nós queríamos subir, mas são coisas que acontecem no futebol e este ano vamos tentar dar aos sócios e a todas as pessoas que nos apoiam a subida de divisão.
Ler mais...