Site: Como nasceu a anterior claque, Brigada Relote, agora denominada Brigada Camarra?
Tété: No inicio, há cerca de 6 anos, éramos um grupo de adeptos que acompanhava o clube a vários campos e começou a ser cada vez mais frequente esse grupo encontrar-se e ir ver os jogos. Havia uma relote, que ainda existe, que vende comes e bebes e que costuma acompanhar os jogos do clube, onde nos encontrávamos para confraternizar. Num jogo na Camacha em que podíamos ser campeões em caso de vitória, mas que infelizmente acabámos por empatar, um senhor de uma rádio que estava perto de nós, perguntou-nos qual era o nome da nossa claque, porque realmente éramos muitos, e então aí houve alguém que disse: "somos da Brigada da Relote", e então caiu em graça e desde aí ficou Brigada Relote até este último ano. Actualmente, mudámos o nome para Brigada Camarra, pois é um nome mais condizente com os barreirenses e com a equipa do Barreirense, pois toda a gente do Barreiro é Camarro!
Site: Que apoios é que têm ou esperam conseguir?
Tété: Nós temos este ano uma receita que irá ser proveniente de algum material que mandámos fazer, tais como, cachecóis, t-shirts e alguns brindes publicitários, esse dinheiro que iremos encaixar irá fazer o orçamento para a nossa época, nomeadamente para as deslocações, para a reparação do material e para comprar novo material. Claro que esse apoio, a nível de aquisição de material, também tem a colaboração da direcção.
Site: A Brigada Camarra será diferente da Brigada Relote?
Tété: Completamente. Basta sermos um grupo actualmente, enquanto que a Brigada Relote tinha a fama de que éramos um bando de bêbados, malucos, embora de há 2 anos a esta parte começássemos a ganhar respeito, porque já não havia aquele grupinho dos copos, como supostamente éramos conhecidos, e viram que realmente começámos a aplicar-nos mais a nível do apoio ao clube propriamente dito. Este ano será melhor que o ano passado até porque a quantidade de adeptos que se querem filiar e aumentou consideravelmente e basicamente será gritar do 1º ao último minuto sempre a apoiar a equipa.
Site: Quais as condições necessárias para ser-se sócio da claque?
Tété: Antes de mais terá que ser sócio do F.C.Barreirense, depois terá que preencher a proposta de sócio da claque e entregar 2 fotografias, na qual uma irá ficar na proposta junto ao ficheiro da claque e a outra para o cartão que irá receber posteriormente. Depois pagará o valor de 12 por ano, ou seja, 1 mês.
Site: No estádio, a claque ficará situada no mesmo local da anterior?
Tété: Não, iremos estar situados atrás da baliza um pouco antes da curva, em vez de por cima do bar, como anteriormente.
Site: Sabemos que as claques ainda são vistas com alguma desconfiança por parte da comunicação social e pelos adeptos em geral. O que tem a dizer sobre isso?
Tété: Vocês próprios, melhor do que ninguém, são testemunhas de que por todos os campos da 2ªdivisão que passámos, que fizemos amizades com os clubes adversários e somos bem vistos por todos. Nunca fomos uma claque conflituosa, e nunca tivemos um problema com quem quer que fosse, quer com bocas, agressões físicas, com nada, somos uma claque para apoiar o clube, para conviver, para conhecer novas mentalidades, novas gentes, afinal estamos sempre a aprender.
Site: O que é necessário para mudar essa opinião da comunicação social e adeptos sobre as claques?
Tété: Talvez se as outras claques agissem como nós, mas isso também é um pouco subjectivo. Há muitas claques que podem ter a nossa mentalidade, mas também há aquelas claques que quando vão a um estádio, provocam e partem para a agressão e aí nós, logicamente, temos que nos defender a nós e aos nossos amigos e o nosso clube acima de tudo. Mas nós nunca damos chances para que tal aconteça, porque quando vamos a algum lado, normalmente confraternizamos com os outros adeptos, vamos às sedes deles, bebemos uns copos com eles, trocamos cachecóis e camisolas, posso dizer mesmo que a nível da 2ªdivisão tenho praticamente todos os contactos das direcções dessas tais claques. Aliás, tem havido várias reportagens nos jornais, tanto no record, como na bola e até no jornal daqui da cidade, que todos tem a opinião de que somos uma claque que nunca teve problemas com ninguém e melhor do que eu, vocês próprios, do site não oficial do F.C.Barreirense, podem confirmar isso mesmo.
Site: A Brigada Camarra considera-se na mesma linha das claques existentes no país ou tem alguma coisa diferente para apresentar?
Tété: Poderemo-nos definir numa linha de querermos estar ao nível das melhores claques nacionais, embora com menos adeptos, claro. Logicamente, queremos estar ao nível do que de melhor têm essas claques, não do pior ou negativo que por vezes demonstram pelo país fora.
Site: Quais as claques de referência para a Brigada Camarra, quer a nível nacional como internacional?
Tété: A nível internacional, gosto bastante da claque da Juventus, os Bianconero, que penso que actualmente são a melhor claque europeia, enquanto que a nível interno, da maneira com trabalham, e a união que têm no seio do grupo, talvez os Super Dragões, porque nunca vimos, por exemplo, os Super Dragões a andar em conflito com o Colectivo, que é outra claque do F.C.Porto, já o mesmo não se poderá dizer das claques do Sporting e do Benfica, pois toda a gente vê o que se tem passado nos últimos anos, o que é lamentável."
Site: Qual a aceitação das pessoas sobre a mudança do nome da claque?
Tété: Na última reunião que tivemos com a direcção, que não foi à muito tempo, o primeiro ponto positivo que a direcção referiu foi o facto de termos mudado o nome da claque. A nível do pessoal em geral, está a ser bastante bem recebida, toda a gente está a querer aderir á claque, adorou o logotipo e adorou este novo nome, pois Brigada Camarra tem a haver connosco, com a nossa história, com o Barreiro, e por isso mesmo está a ser muito bem aceite.
Ler mais...