Grande festa, grande enchente, foi o que se assistiu no velhinho D.Manuel de Melo recordando tantas tardes de glória e que agora se encontra nos seus dias finais.
O Barreirense apresentou oficialmente os seus atletas aos sócios e simpatizantes e como padrinho do outro lado estava o campeão nacional, que só através de um golão de Petit aos 78 minutos, num remate á entrada da área, conseguiu vencer a nossa equipa.
O jogo começou em grande ritmo com ambos os conjuntos a tentarem chegar ao golo, e após um ameaço de Beto, foi o Barreirense que teve a grande situação desta primeira parte após um grande remate de Marco Airosa que Quim defendeu com grande dificuldade para canto.
O Benfica, que viu Luisão e Manuel Fernandes actuarem os primeiros minutos da época, tentava pegar no jogo, mas a verdade é que os homens de Rui Bento, por mais duas vezes, podiam ter chegado ao golo, a primeira por Manuel do Carmo e cinco minutos depois por Jairson.
Após estes primeiros 15 minutos, ao jogo decaiu e só perto do intervalo é que voltou a animar desta vez por intermédio de Mantorras, que na cara de Paulo Silva, não conseguiu finalizar em condições e pouco depois foi a vez de Manuel Fernandes rematar do meio da rua com a bola a sair muito perto do poste.
Ao intervalo, Rui Bento manteve o onze com que iniciou o desafio e só não viu Jairson inaugurar o marcador porque Moreira (entretanto entrado nesta 2ªparte) negou o golo ao ponta-de-lança alvi-rubro.
Foi, no entanto, uma segunda parte mais pobre do que a primeira e que só teve o condão de animar mais o público quando entrou a artilharia pesada do Benfica, ou seja, Simão Sabrosa, Geovanni, Nuno Gomes e Petit que acabou por ser o herói da partida com uma verdadeira obra de arte.
Por esta altura, o cansaço já era muito, principalmente no lado dos da casa, e as substituições foram-se sucedendo, não em tão grande número como em relação aos outros dois jogos de preparação, mas permitiu a que o Benfica podesse chegar-se mais vezes perto da baliza de Paulo Silva.
Depois do golo de Petit, o Barreirense tentou chegar ainda ao empate mas nota-se que falta ainda mais um ou dois jogadores no ataque alvi-rubro para compor o sector atacante.
Bela tarde desportiva que decerto emocionou muito boa gente, principalmente aqueles que tiveram a felicidade de assistir a outros Barreirenses-Benficas neste estádio e que certamente os fez reavivar a memória de tempos passados.
Ficha do Jogo:
árbitro | João Ferreira (Setúbal)
local | Estádio D. Manuel de Mello, no Barreiro
Barreirense 0 - Paulo Silva; Marco Airosa, Rodolfo, Miguel Ângelo e Bruno Simão; Paulo Filipe, Marco e Hugo Machado; Manuel do Carmo, Jairson e Mário Pessoa.
Jogaram ainda: Marinho, Dany, Bruno Severino, Marco Bicho, Saavedra, Moreira, Marco Vestia e Pedro Duarte.
Treinador: Rui Bento
Benfica 1 - Quim; Alex, Luisão, Alcides e Dos Santos; Beto, Manuel Fernandes e Karyaka; Carlitos, Nuno Assis e Mantorras.
Jogaram ainda: Moreira, João Pereira, Petit, Anderson, Hélio Roque, Geovanni, Simão e Nuno Gomes.
Treinador: Ronald Koeman
marcadores | (0-1) Petit, 78'
Cartões | amarelos a Marco Bicho (85'), Dany (90') e Petit (90+3').
Aqui fica o filme do jogo:
3'- livre de Beto ao lado
4'- Marco Airosa antecipa-se a Nuno Assis, ganha espaço á entrada da área e remata fortíssimo para a defesa da tarde de Quim
5'- Dos Santos desmarca Carlitos, Paulo Silva saí da área mas falha a intersecção e é Marco Airosa quem acaba por tirar o pão da boca de Carlitos
6'- contra-ataque do Barreirense, Mário Pessoa serve Manuel do Carmo, no lado contrário, e este remata mas ao lado da baliza de Quim
13'- grande jogada de combinação entre Manuel do Carmo e Marco Airosa, com este último a ir á linha e cruzar para a entrada de Jairson que não consegue desviar para golo
33'- boa iniciativa de Bruno Simão na esquerda, servindo o remate, na zona da meia-lua, de Hugo Machado que no entanto não teve a melhor direcção
35'- Carlitos, de pé esquerdo, remata mas um tudo nada por cima
45'- lance de Carlitos na direita, foi á linha e cruzou, a bola vai ter com Mantorras, após ressaltos na área barreirense, mas ao rodopiar o angolano perde o equilíbrio e remata em dificuldade para a defesa apertada de Paulo Silva
45'+1'- grande remate, sem preparação, do meio da rua de Manuel Fernandes com a bola a tirar tinta ao poste direito de Paulo Silva
45'+2'- Karyaka deambula da direita para o meio e tenta o remate á entrada da área mas ao lado
ao intervalo - sairiam no Benfica: Quim, Alex e Manuel Fernandes e entraram Moreira, João Pereira e Petit
46'- trabalho de Jairson na área benfiquista libertando-se de dois defensores e descaído para a direita a rematar cruzado para defesa segura de Moreira
52'- livre para o Barreirense a meio do meio campo, com Hugo Machado a dar para o remate de Marco ao lado
53'- Bruno Simão substituído por Marinho
61'- saem no Benfica: Luisão, Karyaka, Nuno Assis, Carlitos e Mantorras e entram: Anderson, Hélio Roque, Simão Sabrosa, Geovanni e Nuno Gomes
62'- Mário Pessoa substituído por Dani
66'- saem no Barreirense: Marco Airosa, Paulo Filipe, Hugo Machado e Manuel do Carmo e entram: Marco Bicho, Bruno Severino, Saavedra e Moreira
71'- Jairson substituído por Marco Véstia
78'- Golo 0-1 (Petit)
79'- Marco substituído por Pedro Duarte
86'- bom remate de Hélio Roque mas por cima da barra
"Nas cabines" (desta vez não foi bem nas cabines pois a conferência de imprensa decorreu em pleno relvado):
Rui Bento (treinador do Barreirense):
"Fizemos um bom jogo, estamos na 3ªsemana de trabalho e estamos a construir uma equipa pois vieram muitos jogadores novos e como tal temos que formar um grupo forte.
O nosso objectivo será para já sermos consistentes defensivamente para podermos aos poucos estendermo-nos no campo o que para já conseguimos. Principalmente na 1ªparte já saímos algumas vezes para o contra-ataque.
O nosso estágio na Urgeiriça correu bem, a juventude do nosso plantel também ajuda a isso já que são atletas que tem muita vontade em chegar a um patamar mais elevado e como tal querem aprender e isso facilita muito a minha tarefa.
O Paulo Filipe saiu tocado no jogo com a Académica, onde se lesionou num olho, mas penso que já está tudo bem com ele, quanto ao Pedro Duarte ele é um bom jogador mas continua com queixas em relação ao joelho e como tal não vale a pena arriscar já uma maior utilização.
O nosso plantel nunca irá estar fechado, e por agora falta-nos uns 2 ou 3 jogadores. O Kali poderá ser um deles mas ele tem a situação do controlo anti-doping positivo, e que ainda não sabe o que se irá passar. Ele está integrado no grupo e se quiser ficará connosco."
Ronald Koeman (treinador do Benfica):
"A primeira parte teve um bom ritmo, mas ainda falta alguma rapidez de movimentos.
Este é um campo mais pequeno e para podermos surpreender o adversário teremos que ser mais rápidos e os laterais subirem mais no terreno.
O Barreirense entrou motivado por jogar contra nós e surpreendeu-nos, o que acontece muitas vezes nestes tipos de jogos, só quando fisicamente baixaram o ritmo é que conseguimos marcar, por sinal um golo fantástico do Petit.
Estamos cada vez melhores, se bem que temos que ir rodando os jogadores porque se avizinham mais dois jogos num curto espaço de tempo e como tal temos que ir dando minutos a todos.
O nosso objectivo é ter dois jogadores para cada lugar se bem que para a lateral-esquerda tenhamos 3 atletas, mas no entanto penso que é melhor para o Tiago Gomes jogar mais e como tal ir para a equipa B também.
Eu sou treinador do Benfica e não do Porto por isso não gosto de me meter no trabalho que não é meu, mas sempre posso dizer que a diferença entre mim e o treinador do Porto é que eu já ganhei títulos e ele não, apesar de ele treinar á mais tempo que eu."
Fotos do jogo >>>
Video do jogo >>>
Ler mais...