Ano Novo, Bola Nova
Chama-se "Teamgeist" a bola oficial do Mundial de Futebol da Alemanha. Da marca Adidas, vai ser a partir da 18ª jornada, a bola oficial dos campeonatos da Liga Betandwin e Liga de Honra.
A Adidas abandonou definitivamente a ligação histórica que tinha com os modelos de bola "Telstar" e "Tango" (principalmente este), como se comprovou ontem, ao ser conhecida a "Teamgeist" ("Espírito de Equipa"), o modelo que foi concebido propositadamente para o Mundial'2006. Ainda se pensava que o regresso aos pentágonos e hexágonos podia estar na calha, mas quando Michael Ballack, capitão da selecção alemã, surgiu no palco do pavilhão de congressos de Leipzig com a "Teamgeist" na mão, percebeu-se que a inovação continua.
Quando, em 1970, a marca alemã produziu a primeira bola "Telstar", deu o pontapé de saída para aquilo que viria a marcar todas as finais de Mundiais, até hoje: cada prova passaria a ter uma bola diferente e específica. No final da década de 70, o modelo "Tango" (Argentina'78) substituiu o "Telstar".
Os pentágonos e hexágonos pretos e brancos deram lugar a círculos pretos num fundo branco. A "Tango" fica para a história como aquela que mais anos durou. Apesar das várias alterações ao nível do desenho, este manteve sempre o conceito dos círculos.
A "Tango Tricolore", no França'1998 e a "Tango Terrestra", no Euro'2000 marcaram o fim do mítico esférico. Os tempos pediam uma mudança e a marca alemã não defraudou.
A bola e mais 10
Os amantes do futebol abriram a boca de espanto quando, na Coreia do Sul, foi apresentada a "Fevernova", o primeiro modelo de bola que rompia por completo com o passado. Um desenho arrojado, com cores fortes (vermelho e dourado) para cativar um mercado asiático pouco dado a "pretos e brancos".
A última aposta arrojada da marca de artigos desportivos alemã deu-se há dois anos, com a concepção da "Roteiro", a bola do Euro'2004, realizado em Portugal. Sob um fundo "cinza", surgiam as cruzes que nos remetiam para as velas das caravelas dos Descobrimentos.
Ontem foi, então, apresentado o esférico que substituirá a "nossa" Roteiro. De "design" mais simples, e de nome apelativo, transporta-nos de imediato para uma ideia: em campo, é a bola e "+ 10", como se percebe da campanha publicitária de lançamento. Ela, a bola, faz parte da equipa como 11.º elemento.
Como já se explicou, na Alemanha, a honra de apresentar a bola coube a Ballack. Em Portugal, numa cerimónia realizada em Almada, foram os benfiquistas Simão, Petit e Nuno Gomes quem nos deu a conhecer a "Teamgeist".
Ler mais...