17 ª Jornada, I Divisão AF Setúbal, Zambujalense - 2 Barreirense - 4

Foto: acrutz _ barreirenseReviravoltas, penalties, expulsões e...vitória indiscutível
 
Três jogos, três vitórias em 2010, este é o saldo, francamente positivo, que a equipa de Duka alcançou após o triunfo por 4-2 no campo do Zambujalense, o primeiro fora de portas esta época.
Rossano estreou-se ao mesmo tempo que Gonçalo Silva regressou de lesão para ocupar um lugar no centro da defesa sendo estas as duas alterações, no onze inicial, relativamente ao último jogo.


Começou bem a nossa equipa que logo aos 9 minutos de jogo colocou-se em vantagem no marcador: Amarelinho agradeceu uma fífia da defesa contrária para, sobre a esquerda do seu ataque, cruzar para o centro da área onde o defesa da casa Fernando cortou para a própria baliza fazendo o primeiro golo da partida.
Em vantagem desde muito cedo a equipa mostrou vontade em prosseguir em busca da baliza adversária, mesmo contra o vento forte que se fazia sentir, e num espaço de 3 minutos esteve muito perto de ampliar a vantagem: aos 15 minutos, um excelente passe de André Silva desmarcou Amarelinho que na cara do guarda-redes do Zambujalense "picou" por cima e quando a bola se encaminhava para o golo Francisco Mário foi a tempo de a desviar quase em cima da linha de golo. Logo de seguida, após uma óptima combinação entre David Martins e Vasco, este deu para o remate, forte, de Rossano, à entrada da área, proporcionando uma defesa difícil a Luis Zegre.
 
Finalmente uma reacção dos da casa
 
Os minutos 23 e 24 da etapa inicial foram os primeiros em que o Zambujalense pôde acercar-se da área barreirense mas só em lances de bola parada: primeiro foi Ponge que aproveitou uma lançamento de linha lateral longo para, após alguns ressaltos, rematar para defesa de Diogo. Na jogada seguinte, um canto apontado por Paixão não teve o corte necessário de Wilson e muito menos de Diogo que acabou por colocar em óptimas condições para o disparo de Luis Santos que só parou na grande defesa de Diogo para canto.
O Barreirense sentiu na pele que não podia apenas procurar segurar o golo de vantagem e num livre de Foto: acrutz - barreirenseVasco Campos, apontado desde a esquerda do ataque, o golo só não aconteceu porque um desvio de um defensor colocou a bola no poste direito de Luis Zegre tendo, na recarga, Pedro Pereira visto o guarda-redes do Zambujalense fazer nova grande defesa num remate à queima roupa.
Num lance de insistência, decorria o minuto 34, a bola foi ter à área alvi-rubra onde Wilson derrubou um avançado da casa. O árbitro do encontro não teve dúvidas e assinalou grande penalidade que foi apontada por Paixão que só à 2ªtentativa conseguiu bater o guardião Diogo.
 
Duka foi o primeiro a arriscar mas acabou penalizado
 
O regresso dos balneários trouxe duas alterações nos alvi-rubros com João Renato a substituir Wilson e Valdo no lugar de Amarelinho. A intenção era dar mais centímetros na área do Zambujal e quase que deu resultado logo no primeiro minuto desta 2ªparte num lance confuso na área onde primeiro Valdo e depois Miguel Gomes, de pé esquerdo, rematar contra o braço de um defesa do Zambujalense que acabou desviado para canto. Os muitos protestos dos adeptos e jogadores barreirenses não tiveram resultados práticos mas que foi muito duvidoso isso foi.
Insistiu o Barreirense que pouco depois quase marcava novamente num lance onde a bola não quis entrar: André Silva cruzou na direita e Henrique desviou para a sua própria baliza, de cabeça, com a bola a sair a rasar o poste esquerdo de Luis Zegre.
Quando se esperava o golo alvi-rubro surgiu o inverso. O guarda-redes pontapeou a bola, a defesa barreirense não atacou a bola deixando-a bater à sua frente e após ressaltos e mais ressaltos, o esférico acabou por fazer um chapéu a Diogo num golo dividido entre os centrais e Ponge, decorria o minuto 52.
 
Acreditámos sempre e saímos recompensados por isso
 
Ao contrário de outros jogos em que a equipa ia-se abaixo quando se encontrava a perder, a verdade é que com os novos reforços (jogaram os 4 pela primeira vez) a capacidade emocional, física e táctica subiu muitíssimo e foi possível reagir a uma adversidade que de justo não tinha nada. O desmembramento do Zambujalense começou aos 66 minutos quando Ponge viu o 2ºcartão amarelo e respectivo vermelho isto depois de por diversas vezes ter arriscado a saída de campo mais cedo. O Barreirense cercava cada vez mais a baliza contrária e foram vários os avisos até que aos 73 minutos de jogo Valdo recebeu e cruzou uma bola desde o lado direito do ataque direitinho para o desvio de David Martins para a baliza fazendo o empate. O lance acabou por ser polémico porque o árbitro teve que confirmar o golo com o árbitro auxiliar visto que a bola...furou as redes. Tendo sido bem sancionado, o lance empurrou ainda mais os nossos jogadores à procura da vitória que dominavam por completo o desafio.
Com mais uma unidade em campo, aos 77 minutos, uma mão claríssima de um defesa do Zambujal no interior da sua área só foi vislumbrado pelo árbitro auxiliar que prontamente chamou o árbitro central para o alertar da situação. Na marcação da grande penalidade, Rossano atirou a contar e deu nova cambalhota no marcador.


Foto: acrutz - barreirenseAos 79 minutos de jogo e num contra-ataque exemplar Valdo isola-se e, ao ultrapassar o guarda-redes Zambujalense, foi derrubado em falta não restando outra alternativa ao árbitro da partido que expulsar o guarda-redes mas Valdo não ficaria a rir por muito tempo já que acabaria por regressar aos balneários também mais cedo após ter entrado em campo sem autorização do árbitro recebendo o 2ºamarelo e o respectivo vermelho.
Foi já com 10 contra 9 que chegou o minuto noventa e mais um contra-ataque barreirense que apanhou completamente desposicionada a defesa da casa. David Martins desmarcou Rossano que galgou metros e metros e à saída do guarda-redes suplente, Luis Castro, foi derrubado, indiscutivelmente, em plena grande área. 3ªgrande penalidade do jogo e mais um golo de Rossano que voltou a enganar o guarda-redes.
Os 8 minutos de desconto não trouxeram nada mais a um jogo que não foi fácil de arbitrar porque culpa dos jogadores, que não ajudaram nada, mas também por culpa do árbitro Mário Quendera que apesar de acertar nos lances duvidosos que o jogo teve não seguiu o mesmo critério durante os 100 minutos (47´+53´), já que começou por não apitar a nada e acabou por amarelar tudo o que mexia em especial na última meia-hora de jogo.  
 
Ficha do jogo:
 
Campo: Parque de jogos da ACRUTZ, no Zambujal de Cima
Piso: Sintético
Árbitro: Mário Quendera
Árbitros auxiliares: André Santos e Fábio Andrade
Tempo: Sol com algumas nuvens, muito vento e muito frio

Zambujalense: Luis Zegre; Fernando, Huguinho, Ponge, Francisco Mário (c), Pila (Cadete aos 67´), Luis Vitorino (Gamito aos 78´), Henrique, Luis Santos, Paixão (Luis Castro aos 81´) e Pedrinha
 
Não jogaram: Tiago Gatinho, André Lopes, Gonçalo e Marco Duarte
 
Treinador: Luis Freixo
 
Cartões Amarelos: Ponge (47´e 66´), Pila (55´), Henrique (73´), Fernando (75´) e Luis Castro (90´)
Cartões Vermelhos: Ponge (66´) e Luis Zegre (79´ directo)
Golos: Paixão (35´g.p.) e Ponge (52´)
 
Barreirense: Diogo (c); Wilson (João Renato ao int.), Gonçalo, Rúben Marques e Miguel Gomes; Pedro Pereira (Cláudio aos 62´), David Martins e Vasco Campos; Rossano, Amarelinho (Valdo ao int.) e André Silva
 
Não jogaram: Carlos Soares, André Guerreiro, Rúben Jesus e Fábio Mira

Treinador: Duka
Treinador-Adjunto: Jorge Ferreira
 
Cartões Amarelos: Miguel Gomes (32´), André Silva (34´), Pedro Pereira (39´), Valdo (73´e 84´), Diogo (83´) e Cláudio (90´)
Cartão Vermelho: Valdo (84´)
Golos: Fernando (9´a.g.), David Martins (73´), Rossano (79´g.p. e 90´+2´g.p.)

Ao intervalo: 1-1
No final: 2-4
Marcha do marcador: 0-1; 1-1; 2-1; 2-2; 2-3; 2-4

 

Próximos eventos

sábado, 27 abril 2024 - 10:30 -11:35 : Desp.Fabril - FCB (Sub-11)
sábado, 27 abril 2024 - 11:45 -12:50 : FCB(B) - Vinhense (Sub-11)
sábado, 27 abril 2024 - 14:30 -16:00 : FCB - Marítimo (Sub-17)
sábado, 27 abril 2024 - 16:00 -17:45 : FCB - Olimp.Montijo (Seniores Femininos)
sábado, 27 abril 2024 - 16:00 -17:45 : FCB - Juv.Évora (Sub-19)
sábado, 27 abril 2024 - 16:30 -18:15 : ABA - FCB (Sub-16)
sábado, 27 abril 2024 - 17:30 -18:45 : Colégio Minerva - FCB (Infantis)

Últimos comentários

  • Carlos Matos
    Exibição pobre para mim que ...

    Ler mais...

     
  • Rui G
    Qual 1904... até isso roubaram....

    Ler mais...

     
  • Jose
    Apenas um relato de um roubo, muito ...

    Ler mais...

     
  • Paulo S
    Uma vez corruptos, corruptos ...

    Ler mais...

Siga-nos no...

RSS youtube facebook twitter

Contactos - www.fcbarreirense.com