Vasco Firmino partiu a loiça toda
O Barreirense arrancou o campeonato nacional da 3ª divisão com uma vitória por 1-3 na Amora. Para tal, muito contribuiu a inspiração de Vasco Firmino, autor de 2 fabulosos golos que ficarão na memória de todos aqueles que assistiram à partida, e que deram a volta ao jogo.
Penso que não é necessário falar (mais uma vez) nas condições em que o jogo se disputou, nomeadamente em relação ao piso do campo da Medideira, embora o mesmo fosse igual para as duas equipas, mas em relação a Maio último podemos dizer que mesmo assim melhorou ligeiramente. Felizmente para o Amora e para as restantes equipas, que irão ter outras condições no "Carla Sacramento", local onde os amorenses irão disputar o resto do campeonato.
Tal como havia acontecido na Taça, os alvi-rubros voltaram a entrar a perder, desta vez através de um livre direto de muito longe, de Rodinhas, logo aos 4 minutos de jogo, na única oportunidade de golo dos amorenses no primeiro tempo.
A equipa demorou 20 minutos a "entrar em campo" mas quando entrou no jogo, o Amora tremeu como varas verdes. Num período entre os 20 e os 30 minutos, quando a equipa conseguiu jogar mais junto ao relvado e circular a bola da forma que conhecemos, o Barreirense criou jogadas de perigo constantes para as redes do Amora. Contámos 4 oportunidades claras de golo mas mesmo assim, os alvi-rubros não conseguiram os seus intentos.
Amadeu entrou em campo logo à meia-hora, para o lugar de Lampreia, e o Barreirense colocou toda a carne disponível no assador, mas quem acabou por dar um murro na mesa foi Vasco Firmino, que aos 40 minutos, fez um golo extra-terrestre: recebeu um cruzamento, dominou a bola, tirou dois adversários do caminho e rematou em arco, só parando a bola no fundo da baliza de Ricardo. Simplesmente fantástico. Estava reposta a justiça.
Firmino à bomba e Amadeu...também
Veio o 2º período e finalmente a equipa da casa a mostrar que queria também discutir a vitória. O jogo ficou mais dividido entre os dois meios-campos e em dois ou três lances, valeu a atenção dos guarda-redes José Carlos (Barreirense) e Ricardo (Amora) para evitar males maiores para as suas equipas.
Até que chegou o minuto 73, momento em que voltou a emergir o herói da partida: Vasco Firmino. O avançado Barreirense mostrou que só não é feliz quem não arrisca e pegando na bola a meio do meio-campo do Amora, caminhou alguns metros com a bola e disse "vai já daqui" para o guarda-redes do Amora que só a viu anichar-se junto ao ângulo. Mais um momento extraordinário de Vasco Firmino. Estava dado a volta completa ao marcador mas faltava a estocada final e aí...já sabem quem vem aí, não é? Nós avisámos que o homem se estava a guardar para o campeonato e não falhámos: Amadeu, pois claro! "matou" o jogo 4 minutos depois, quando aproveitou a falha do capitão do Amora, Tó, para correr metros com a bola e fuzilar Ricardo para o 1-3 final.
O Amora reagiu nos últimos minutos mais com o coração do que com a cabeça, mas a vitória assenta bem aos comandados de Duka. E ainda ficaram de fora alguns pesos-pesados que estão lesionados...
Ficha do jogo:
Campo: Da Medideira, na Amora
Piso: "Relvado natural"
Árbitro: Miguel Jacob
Árbitros Auxiliares: Luis Ralha e Ivan Roque
Tempo: Muito Calor
Amora: Ricardo; Sampaio, Alex, Tó (c), Brites, Semedo, Bruninho, Rodinhas, Lorete, Ju e David Rodrigues
Suplentes: Maldonado; Pedro Ferreira, Joca, Amadú, Carlitos, Gonçalo e Nhaga
Cartões Amarelos: Tó (24´) e Brites (38´)
Substituições: Lorete por Amadú (ao int.), Ju por Carlitos (74´) e David Rodrigues por Joca (82´)
Golo: Rodinhas (4´)
Treinador: João Amaral
Treinador-Adjunto: Vitor Bento
Barreirense: José Carlos; Miguel Gomes, Valter, Bruno Costa, Lampreia, David Martins (c), João Nuno, David Pinto, Bailão, Dieb e Vasco Firmino
Suplentes: Carlos Soares; André Cansado, Ivan Tavares, Sérgio Canas, João Racha, Mauro Cordeiro e Amadeu
Cartão Amarelo: Miguel Gomes (87´)
Substituições: Lampreia por Amadeu (32´), David Pinto e Dieb por Sérgio Canas e Mauro Cordeiro, respectivamente (74´)
Golos: Vasco Firmino (40´e 73´) e Amadeu (77´)
Treinador: Duka
Treinador-Adjunto: João Renato
Filme do jogo:
2´- FCB - Lançamento de Linha lateral de Lampreia para Dieb, que remate de pronto, com a bola a ir às malhas laterais.
4´- AMO - Livre frontal ainda de muito longe apontado por Rodinhas, a bola sai com força e junto ao poste esquerdo de José Carlos. 1:0.
18´- AMO - Cruzamento para a área barreirense, Bruno Costa alivia para perto da área, Semedo remata para as mãos de José Carlos.
20´- FCB - O Barreirense acorda para o jogo a partir do minuto 20, altura em que David Pinto tem um passe de rotura que desmarca Dieb, o jovem extremo "pica" a bola sobre o guarda-redes que dá um ligeiro toque com a mão e nega o golo.
21´- FCB - No minuto seguinte, Lampreia cruza ao 2º poste, Vasco Firmino cabeceia para a pequena área onde Bailão não consegue desviar para o golo em cima da linha de baliza, importunado por Tó que consegue segurar.
26´- FCB - Má reposição do central Alex, David Pinto recolhe e desmarca Vasco Firmino que dispara ao lado.
27´- FCB - Como que antevendo o que se iria passar minutos mais à frente, Vasco Firmino remata, em arco, com perigo sobre a barra.
40´- FCB - Finalmente o Barreirense chega ao empate: momento de inspiração de Vasco Firmino após recepção e finta sobre dois adversários, descaído pela esquerda do seu ataque, o nº15 remata em arco sem defesa possível para Ricardo. Fantástico golo. 1:1.
50´- AMO - O Amora entra melhor na 2ª parte e através de Ju, tem um remate rasteiro para as mãos de José Carlos.
58´- AMO - Insistência de Amadú (ex-Barreirense), pela direita, a ganhar vários ressaltos e a rematar um pouco ao lado do poste direito de José Carlos.
63´- FCB - Canto de João Nuno, corte da defesa do Amora, a bola sobra para Bailão que remata para uma defesa difícil, junto ao poste direito de Ricardo. Canto.
68´- AMO - Bom remate do ponta-de-lança David Rodrigues para uma defesa para a frente de José Carlos.
70´- FCB - Estávamos numa fase de parada e resposta: lance de Vasco Firmino rematando em jeito para a defesa, para a frente de Ricardo, aparecendo João Nuno a recargar para nova defesa do guarda-redes do Amora. Muito Perigo.
71´- AMO - Amora perto do golo com Bruninho a desviar um cruzamento da esquerda e José Carlos a fazer uma grande intervenção para canto.
73´- FCB - Eis que surge mais uma obra de arte de Vasco Firmino: a meio do meio campo do Amora, Vasco Firmino tenta a sua sorte percorrendo alguns metros com a bola nos pés e depois a disparar uma "bomba" que só parou junto ao ângulo esquerdo de Ricardo. Mais um grande golo. 1:2.
77´- FCB - O Barreirense "mata" o jogo quando o capitão David Martins coloca em Amadeu, Tó não consegue a intersecção e o ponta-de-lança galga metros com a bola nos pés até à entrada da área onde remata para o 1-3 final.
90´+4´- AMO - Numa fase de desespero, o Amora procura chegar ao golo num bom trabalho de Carlitos mas o remate sai forte mas ao lado.
90´+5´- AMO - Livre na lateral direita do ataque amorense, confusão na área e Amadeu salva sobre o risco de golo.
90´+6´- AMO - Livre de Rodinhas com muita força, José Carlos soca para a frente onde aparece Joca a rematar muito por cima.
Ler mais...