Uma parte de qualidade, outra parte de atitude
O Barreirense empatou a zero em Moura, em jogo a contar para a 2ª Jornada da Fase de Manutenção/Descidas do Campeonato de Portugal, Série H.
Os alvi-rubros fizeram um bom jogo, em especial nos primeiros 45 minutos onde foram uma equipa com um bom desdobramento atacante, com boa troca de bola no meio-campo e que se refletiu no número final de remates à baliza, com 7 remates enquadrados com a baliza do Moura, contra apenas um da equipa da casa.
E começou cedo o empertigamento barreirense já que após um primeiro remate, logo no primeiro minuto de jogo por Martin para as mãos do guarda-redes, no minuto seguinte foi a vez de Lucas (excelente 1º tempo) a ter um remate que passou muito perto da barra.
Depois veio a lesão de Bruno Severino à passagem do quarto-de-hora (esperemos que não seja nada de grave) mas nem isso fez perturbar a boa dinâmica que a equipa apresentou, até porque Luis Costa (24´) e Fred (25´) podiam e deviam ter feito melhor no momento da finalização.
O Moura tentou explorar o poderio físico dos seus jogadores (6 deles com mais de 1.90m ou perto disso) e apostaram as fichas todas nos lances de bola parada. Foi dessa forma que aos 32 minutos tiveram a única finalização com perigo na 1ª parte, quando Lucas Santos cabeceou um pouco por cima da baliza de Tiago Jorge após pontapé de canto, já que até final da 1ª parte foi sempre o Barreirense a ser mais perigoso, mas não chegou para colocar a equipa em vantagem. Luis Costa foi protagonista aos 40 minutos, quando em boa posição não conseguiu acertar na bola, bola essa que sobrou para a entrada da área e para o remate de Crisanto que passou ao lado.
Três minutos depois, novamente Luis Costa, desta vez de cabeça a não dar o melhor seguimento à finalização e já nos descontos do 1º tempo, Lucas, num excelente remate, proporcionou a melhor defesa da tarde a Igor.
A 2ª parte foi diferente no sentido em que o Moura, equipa profissional e com jogadores mais fortes no contato físico, conseguiu assumir o jogo e procurou sempre esse contato físico para poder ganhar os duelos na área barreirense que diga-se acabou por fazer um 2º tempo com grande atitude e entrega.
Os alentejanos começaram finalmente a ter lances de perigo e aos 47 minutos teve mesmo uma das melhores situações, quando Manucho não conseguiu o desvio à boca da baliza. Pouco depois (51´) num livre na meia-lua, Bruno Torres acertou na barreira e a bola passou perto da barra de Tiago Jorge.
Era o momento da equipa barreirense ter que se unir ainda mais e assim o fez aos 60 minutos quando o adversário aproveita uma indefinição na defesa barreirense e tem três remates na mesma jogada sempre contra um defesa alvi-rubro.
Só aos 63 minutos, a turma da margem sul consegue responder e num livre de Crisanto, Casimiro não chega por mero acaso a tempo de desviar para o golo, mas no contra-golpe o Moura tem um ótima chance para se adiantar no marcador, quando Manucho aparece isolado e remata muito perto do poste esquerdo de Tiago Jorge.
Aos 69 minutos, foi a vez do Barreirense ter a sua grande oportunidade da 2ª parte quando Martin isolou Fred que rematou sobre a barra.
Não marcou a equipa barreirense e foi a equipa da casa que até final procurou chegar à vitória, nomeadamente em dois lances tirados a papel químico, e curiosamente com os mesmos protagonistas: cruzamentos de Antoninho e cabeçadas de Silvio ao 2º poste para as malhas laterais, aos 75 e 82 minutos. Aos 85 minutos, Martin saltou com Lucas Santos com o cotovelo a bater no alentejano e o árbitro expulsa-o com vermelho direto.
Empate justo num jogo difícil em especial na 2ª parte, pois o poder físico dos alentejanos torna-se sempre muito complicado para ser contrariado. O certo é que a equipa já viu que consegue jogar contra qualquer equipa, mesmo profissional, mas falta o próximo passo: as vitórias, que são essenciais em especial nos jogos caseiros.
Ficha do jogo:
Campo: Moura Atlético Clube, em Moura
Piso: Relvado Natural
Árbitro: Pedro Pereira (Évora)
Árbitros Auxiliares: Valter Rufo e Ricardo Ferreira
Tempo: Sol mas algum frio
Moura: Igor Landim (c); Silvio, Joel Kiwobo, Lucas Santos, Kevin Medina, Tó Miguel, Bruno Torres, Antoninho, Rafinha, Manucho e Emile N´Goy
Suplentes: Hugo Dias; Ruben, Cilmar, Rafael Santos, Neves, João Tavira e Joelson
Substituições: Manucho por Joelson (72´) e Antoninho por Cilmar (86´)
Cartão Amarelo: Joelson (90´+2´)
Treinador: Tiago Raposo
Treinador-Adjunto: David Cabral
Barreirense: Tiago Jorge; Carlos André, Alain Pilar, Casimiro e Ricardo Bulhão, Crisanto (c), Zé Maria, Lucas, Fred, Bruno Severino e Martin
Suplentes: Pardana; Luis Pedro, Janita, Alex, Altair Júnior, Rufio e Luis Costa
Substituições: Bruno Severino por Luis Costa (15´), Lucas por Altair Júnior (67´) e Carlos André por Janita (81´)
Cartões Amarelos: Carlos André (22´), Ricardo Bulhão (50´) e Luis Costa (90´+4´)
Cartão Vermelho: Martin (85´ direto)
Treinador: Pedro Amora
Treinador-Adjunto: Nino Lopes
Ler mais...