Comemorações do Cinquentenário do Ginásio-Sede (um testemunho)

“Sábado, eu vou lá estar...” 

Corria o ano de 1956… Na Europa, o XX Congresso do PCUS, assistia à corajosa denúncia dos crimes de Staline. Ventos libertadores sopravam na Polónia e na Hungria, mas foram brutalmente reprimidos por tropas do Pacto de Varsóvia. O Portugal de Craveiro Lopes e Salazar seguia triste, atrasado e inculto, ignorado e ostracizado pelas nações livres do Ocidente democrático. No Barreiro, vila operária de ricas e profundas tradições associativas e de luta pela Liberdade, o seu clube mais pujante, representativo e popular, o Futebol Clube Barreirense, inaugurou a 20 de Maio o seu mítico e grandioso Ginásio-Sede.

Quinze anos antes, em 22 de Outubro de 1941, o designado Movimento Pró-Sede procedera à aquisição (5$10/m2) de um terreno de 1512m2, colocado em hasta pública pela Câmara Municipal do Barreiro e arrematado por Albino José de Macedo em nome do Futebol Clube Barreirense, então presidido por Jacinto Nicola Covacich.
Em 8 de Maio de 1947 efectuou-se o assentamento da primeira pedra e em 27 de Agosto de 1949 começou a encher-se o primeiro cabouco.
Sob a orientação de António Balseiro Fragata (Presidente da Comissão Administrativa do Ginásio-Sede), esta obra, ímpar no panorama desportivo nacional e avaliada em 2400 contos, beneficiou da contribuição de diversos subsídios oficiais, nomeadamente do Ministério das Obras Públicas (550 contos), Ministério da Educação Nacional (80 contos), Câmara Municipal do Barreiro (30 contos) e Governo Civil de Lisboa (15 contos).

Mas a sua enorme riqueza e singularidade resultou, para além do contributo gracioso do autor do projecto (Arqº Manuel Nunes Machado) e dos técnicos responsáveis (Luís Raimundo dos Santos, João da Luz, Eng. Luís Alberto Figueiredo do Vale, Eng. Leonardo de Carvalho, Luís Carvalho da Costa e Jorge Feio), do trabalho voluntário de centenas de Barreirenses que, em horário pós-laboral e aos fins-de-semana, ergueram o edifício com um empenhamento, dedicação, zelo e competência inigualáveis.
A cedência de materiais de construção, de invulgar qualidade e bom gosto, viabilizou e deu excelência à primeira obra do género em Portugal.
A realização de espectáculos, sorteios (automóvel, vivenda,...) e concursos, o recurso a cotizações e donativos de sócios e simpatizantes, constituíram também formas criativas e generosas de um imprescindível suporte financeiro à construção do Ginásio-Sede.

A manhã de 20 de Maio de 1956 nasceu chuvosa, mas a tarde desse inesquecível domingo virou solarenga e primaveril, associando-se alegremente às distintas e nobres cerimónias de inauguração do Ginásio-Sede.
Desde Coina, um imenso cortejo percorreu o Concelho, saudou e foi emocionadamente ovacionado pela sua população.
Ilustres personalidades nacionais, com realce para o Ministro da Educação Nacional e o Director Geral dos Desportos, associaram-se a diversas entidades concelhias e distritais, nomeadamente o Governador Civil de Setúbal, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia.
António Balseiro Fragata procedeu à entrega das chaves do edifício ao Presidente do Futebol Clube Barreirense, Armando da Silva Pais, acompanhado de outros dirigentes, entre os quais Jacinto Nicola Covacich (Presidente da Assembleia Geral) e Eng. Francisco Pereira Mendes (Presidente do Conselho Consultivo e de Contas).
Sobrelotado de adeptos transbordantes de emoção e alegria, o Ginásio-Sede abriu finalmente as suas portas, ao serviço do Desporto e da Cultura Barreirense, prenúncio de uma história de constantes e inolvidáveis momentos de afirmação desportiva e cívica.

O grande e saudoso jornalista Barreirense Alfredo Zarcos, foi indiscutivelmente o mais brilhante e consequente divulgador da heróica construção do Ginásio-Sede.
Os seus relatos dos inesquecíveis Combóios da Pedra são testemunhos emocionados, arrebatadores e empolgantes da epopeia mais grandiosa da história do Futebol Clube Barreirense.
Na edição de 24 de Maio de 1956, com a sua assinatura, podia ler-se no Jornal do Barreiro:
“... Ao cabo de quase sete anos da mais canseirosa, da mais esforçada, da mais heróica cruzada, de tantas que o Barreiro é rico de exemplos, inaugurou-se o maravilhoso Ginásio-Sede do Futebol Clube Barreirense, lar imenso do popular e prestigiado clube da nossa terra.
... Agora tudo é já realidade, facto consumado. Certeza também o era há muito, desde o dia em que os primeiros esforços das gentes barreirenses abriram, largas e profundas, as fundações de onde começaram surgindo para a luz das grandes realizações, as paredes poderosas desse sonhado lar, tão fortes, tão resistentes, como a vontade rubra que dominava os seus obreiros.
... Está em festa o Barreirense! ”

No próximo sábado, no cinquentenário da sua inauguração, eu quero estar presente no Ginásio-Sede do meu querido Futebol Clube Barreirense.
Para honrar a obra e a memória de todos quantos souberam concretizar um sonho lindo, erguer uma obra que tanto orgulha o Barreiro e os Barreirenses.
Sei que a alegria e a emoção estarão presentes em todos nós, que as lágrimas escorrerão dos meus e de muitos outros olhos.
Nós, Barreirenses, somos assim: emotivos, apaixonados, vibrantes.
Assim temos feito História.
E assim queremos continuar a Ser.

Paulo Calhau
Sócio nº 315 do Futebol Clube Barreirense

Imagens

Último vídeo

Próximos eventos

sábado, 28 dezembro 2024 - 18:00 -19:45 : Portimonense - FCB (Seniores)
sábado, 04 janeiro 2025 - 10:30 -11:35 : FCB(B) - Palmelense(B) (Sub-11)
sábado, 04 janeiro 2025 - 10:30 -11:35 : FCB(B) - D.João I(B) (Sub-10)
sábado, 04 janeiro 2025 - 11:30 -13:15 : Vale Cavala - FCB (Sub-16)
sábado, 04 janeiro 2025 - 15:00 -16:30 : FCB(B) - Águias Unidas (Juniores)
sábado, 04 janeiro 2025 - 17:00 -18:30 : Piedense - FCB (Sub-17)
domingo, 05 janeiro 2025 - 10:00 -11:25 : FCB - Paio Pires (Sub-14)

Últimos comentários

  • Carlos Matos
    Exibição pobre para mim que ...

    Ler mais...

     
  • Rui G
    Qual 1904... até isso roubaram....

    Ler mais...

     
  • Jose
    Apenas um relato de um roubo, muito ...

    Ler mais...

     
  • Paulo S
    Uma vez corruptos, corruptos ...

    Ler mais...

Siga-nos no...

RSS youtube facebook twitter

Contactos - www.fcbarreirense.com